sábado, 29 de janeiro de 2011

Quanto poder Jesus teve?



Algumas coisas Jesus não tinha poder para fazer.
Mt 20:23 - E diz-lhes ele: Na verdade bebereis o meu cálice, mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence dá-lo, mas é para aqueles para quem meu Pai o tem preparado.

Mc 6:5 - E não podia fazer ali obras maravilhosas; somente curou alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos.


Jesus é todo-poderoso.
Mt 28:18 - E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.

----------------------------------------------------------
Por Pipe

Descontradizendo:
Mt 20:23 - "E diz-lhes ele: Na verdade bebereis o meu cálice, mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence dá-lo, mas é para aqueles para quem meu Pai o tem preparado".

A questão aqui não era se Jesus poderia ou não. O texto não diz que ele não poderia tê-lo feito. O texto diz que não 
pertencia a ele este papel e sim ao Pai.

Isto implica no que ele fez na cruz. Pois afinal, foi Cristo quem morreu na Cruz. Se fosse perguntado ao Pai: "Por que você não morreu na cruz?". Ele responderia: "Não pertence a mim morrer e sim ao Filho".

Isto não significa que o Pai não poderia tê-lo feito, e sim que no plano Divino implicava no Filho fazê-lo.

Portanto, o termo "não me pertence", nada tem a ver com "não poder fazê-lo".


Mc 6:5 - "E não podia fazer ali obras maravilhosas; somente curou alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos".

Vamos ao contexto:
1 - "E, partindo dali, chegou à sua terra, e os seus discípulos o seguiram".
2 - "E, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se admiravam, dizendo: De onde lhe vêm essas coisas? E que sabedoria é esta que lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por suas mãos?"
3 - "Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, e de José, e de Judas, e de Simão? E não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele".
4 - "E Jesus lhes dizia: Não há profeta sem honra, senão na sua terra, entre os seus parentes e na sua casa".
5 - "E não podia fazer ali obras maravilhosas; somente curou alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos".
6 - E estava admirado da incredulidade deles. E percorreu as aldeias vizinhas, ensinando".

Por que Jesus não pode fazer ali muitos milagres? Vamos ao que o texto diz:

1. Primeiro eles menosprezaram as maravilhas que Jesus estava fazendo quando ligavam isto ao fato de o terem conhecido em sua infância até a fase adulta. Eles não acreditavam que aquele menino, que depois se transformou em homem pudesse estar fazendo aqueles milagres. Por isso Jesus diz que um profeta não tem honra na própria terra (vs.3-4).

2. É que Ele não pode realizar muitos milagres porque de fato eles não acreditavam que pudesse realizá-los (vs.6).

O texto está apenas ensinando uma verdade a respeito da fé. Uma verdade que o autor de Hebreus nos traz:

Hb 11:6 - "Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam".

Portanto, Jesus não tinha a obrigação nenhuma de fazer milagres diante de pessoas que não acreditavam que poderia.

É neste sentido que o texto está dizendo que não pode fazê-lo.

Ex: Se eu me disponho a ir na casa de alguém concertar o chuveiro estragado, e o dono da casa simplesmente não aceita o meu favor por não acreditar que eu possa fazê-lo, isto implica que eu não podia fazê-lo? É lógico que não é isto! O que implica é que o fato dele não acreditar que eu pudesse fazê-lo, me impediu de fazê-lo, e não que eu não pudesse fazê-lo de fato.

É neste sentido que o texto está dizendo que Jesus não pode fazê-lo. Ele não pode fazê-lo não porque não pudesse fazê-lo, mas, porque eles não acreditavam que ele (alguém que eles "conheciam muito bem") pudesse fazê-lo.

Conclusão:

A Bíblia nos ensina que Deus não tem obrigação nenhuma de fazer milagres a quem não crê em milagres. A fé é o requisito para que o milagre então se torne realidade na vida dos que creem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário