sábado, 1 de janeiro de 2011

Livro: "Darwinian Evolution" de Antony Flew


Em pouco mais de cem anos, a teoria evolutiva de Charles Darwin conquistou o mundo do pensamento. Nenhum outro corpo de idéias desfrutou de um sucesso tão inigualável. Mas precisamente por causa de seu status científico, o darwinismo tem sido por vezes invocado para sustentar outras idéias e crenças com uma base muito menos sólida. A evolução darwiniana é um estudo do contexto histórico das idéias de Darwin, de sua estrutura lógica e de suas implicações alegadas e reais.

Flew explora o Iluminismo escocês, um aspecto importante e muitas vezes negligenciado da formação intelectual de Darwin. Ele compara Darwin com figuras como Adam Smith, Thomas Malthus e Karl Marx, enfatizando não as semelhanças, mas as diferenças entre as ciências naturais e sociais. Flew argumenta que a ciência social deve fazer o que a ciência natural não faz: levar em conta a escolha individual. Ele examina a controvérsia criacionista na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos e discute a possibilidade de uma sociobiologia humana.

Em sua nova introdução, Flew atualiza seu livro discutindo trabalhos relevantes que surgiram desde que foi publicado treze anos atrás. Ele discute duas tendências diferentes entre os cientistas sociais e aqueles que desenvolvem ou promovem políticas sociais de acordo com várias descobertas nas ciências sociais: (1) assumir que não existe tal coisa como a natureza humana; e (2) não levar em conta a possibilidade de que diferenças entre conjuntos de indivíduos possam ser geneticamente determinadas. Flew afirma que essas duas tendências violam a teoria de Darwin. Evolução Darwiniana é um estudo intrigante que deve ser lido por sociólogos, biólogos, filósofos e todos os interessados ​​no impacto de Darwin e seu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário