sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Carne e sangue herdam o reino?

Pergunta: 
Em 1 Coríntios 15.50, Paulo diz que "carne e sangue" não podem herdar o reino dos céus. Mas então como Jesus herdou o reino dos céus se ele ressuscitou em carne?
---------------------------------------------------------

Resposta:
É só você dar uma lidinha no contexto e verá que não é isto que você entende ao ler o versículo de modo isolado. Para entender o que Paulo disse, é necessário ler o contexto quando ele disse o que disse. Vamos a ele:

I Co 15:
47 O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu.
48 Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais.
49 E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.
50 E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
51 Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;
52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
54 E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.

Quando Paulo está falando de carne e sangue não herdar o reino, está tratando do corruptível, daquilo que é mortal, daquilo que é pecaminoso. Ninguém adentra na eternidade sem que seja primeiramente revestido de imortalidade, de impecabilidade e de perfeição.

Paulo está falando que este corpo e sangue não pode herdar o reino antes de ser revestido de imortalidade. Pois, se Paulo estivesse dizendo que o corpo e o sangue não entrarão na eternidade, por que ele falaria de ressurreição no mesmo contexto? Ressurreição do quê? Da alma? do espírito? É óbvio que não!

Jesus era mortal enquanto homem não ressurreto. Depois que ressuscitou não estava mais sujeito à aquilo o qual ainda estamos.

Por tanto, o que não herda o reino é a carne e o sangue não revestido de imortalidade, e que por tanto, ainda na condição de corruptível. Jesus quando ascendeu aos céus, estava revestido de imortalidade. E, portanto, possuía um corpo glorificado!


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário