quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Quando Pilatos entregou Jesus para ser crucificado?

Questão enviada por Fernanda:
Quando Pilatos entregou Jesus para ser crucificado, antes dos soldados escarnecerem a Jesus ou depois? Segundo Mateus e Marcos, Jesus foi escarnecido após Pilatos o ter entregado para ser crucificado, porém segundo João, Jesus foi escarnecido ANTES de Pilatos o entregar. E ai, como fica essa situação?

Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.
E LOGO A SEGUIR os soldados do presidente, conduzindo Jesus à audiência, reuniram junto dele toda a coorte.
E, despindo-o, o cobriram com uma capa de escarlate;
Mateus 27:26-28

Pilatos, pois, tomou então a Jesus, e o açoitou. E os soldados, tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram sobre a cabeça, e lhe vestiram roupa de púrpura. E diziam: Salve, Rei dos Judeus. E davam-lhe bofetadas. Então Pilatos saiu outra vez fora, e disse-lhes: Eis aqui vo-lo trago fora, para que saibais que não acho nele crime algum. Saiu, pois, Jesus fora, levando a coroa de espinhos e roupa de púrpura. E disse-lhes Pilatos: Eis aqui o homem. Vendo-o, pois, os principais dos sacerdotes e os servos, clamaram, dizendo: Crucifica-o, crucifica-o. Disse-lhes Pilatos: Tomai-o vós, e crucificai-o; porque eu nenhum crime acho nele.
João 19:1-6

As palavras de Mateus, são muito claras..."logo a seguir"
----------------------------------------------------------

Respondendo:

Primeira cessão do Julgamento:
Eles tornaram a clamar: Não a este, mas a Barrabás. Ora Barrabás era salteador.
João 18:40

Então Pilatos tomou a Jesus e o mandou açoitar.
João 19:1

Segunda cessão do Julgamento:
Outra vez saiu Pilatos e disse-lhes: Eis que vo-lo trago fora, para que saibais que não acho nele crime algum.
João 19:4

Pilatos entra novamente do Pretório:
e, tornando a entrar no Pretório
João 19:9

Desde então Pilatos procurava soltá-lo,
João 19:12

Terceira cessão do Julgamento:
Pilatos, ouvindo estas palavras, trouxe a Jesus para fora e sentou-se no tribunal, no lugar chamado Pavimento, e em hebraico Gábata.
João 19:13

Nem Mateus, nem Marcos descrevem as três cessões. Ou seja, mais um exemplo de reducionismo descritivo.

Leia só o que Marcos diz:
Pilatos, querendo contentar a multidão, soltou-lhe a Barrabás e, depois de mandar açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado. Os soldados levaram-no ao pátio, que é o Pretório, e reuniram toda a corte. Vestiram-no de púrpura, e puseram-lhe na cabeça uma coroa de espinhos, que haviam tecido; e começaram a saudá-lo: Salve, Rei dos Judeus! Davam-lhe com uma cana na cabeça, cuspiam nele e, ajoelhando-se, prestaram-lhe homenagem. Depois de o terem escarnecido, despiram-lhe a púrpura e puseram-lhe as vestes. Então o levaram para fora, a fim de o crucificar.
Marcos 15:15-20

O que Marcos faz é resumir a primeira cessão do julgamento (descrito por João) com o julgamento final em que Jesus é levado para ser crucificado.

O mesmo ocorre com Mateus:
e mandando açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.
Mateus 27:26

No grego “τοτε” pode ser traduzido como “Então” conforme a NVI faz. Nessa linguagem Mateus não está buscando ser detalhista e cronológico. Como nem Marcos e nem Mateus descrevem meticulosamente as 3 cessões conforme João o faz, fica evidente que se trata de um reducionismo descritivo.

Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário