sexta-feira, 12 de setembro de 2014

De Betsaida para Betsaida ou Cafarnaum?

Lucas 9:10 diz:
"E, regressando os apóstolos, contaram-lhe tudo o que tinham feito. E, tomando-os consigo, retirou-se para um lugar deserto de uma cidade chamada BETSAIDA."

Ocorre então em Betsaida a multiplicação dos pães. Até aqui nenhum problema.

Logo após esse episódio, Jesus anda sobre o mar segundo conta Mateus, Marcos e João. Agora vamos ver esse episódio segundo Marcos:

Marcos 6:45 diz:
"E logo obrigou os seus discípulos a subir para o barco, e passar adiante, para o outro lado, A BETSAIDA, enquanto ele despedia a multidão."

Porém surge um problema: Se eles já estavam em Betsaida como pode Jesus obrigá-los a irem em um lugar que eles já estão? Isso só seria possível se existissem 2 cidades com o mesmo nome (Betsaida), o que é muito difícil!

2º problema:
Marcos 6:45 diz:
"E logo obrigou os seus discípulos a subir para o barco, e passar adiante, para o outro lado, A BETSAIDA, enquanto ele despedia a multidão."

João 6:17 diz:
"E, entrando no barco, atravessaram o mar em direção A CAFARNAUM; e era já escuro, e ainda Jesus não tinha chegado ao pé deles."

E o interessante é que as duas cidades são opostas entre si, com direções diferentes!

Como se pode ver há uma problemática em Marcos 6:45, já que não se harmoniza nem com o relato de Lucas e nem de João!

Seria um erro de copistas, ou 2 cidades diferentes?
---------------------------------------------------------------

Respondendo:
Vamos ler os contextos e alguns detalhes dos textos:

Lc 9:
01. O envio dos 12 (vs.1-9)
02. O regresso dos 12 (vs.10)
03. Vão para um lugar deserto em Betsaida (vs.10)

Obs1: Lc não menciona a ordenança de Jesus, e diz somente:
"E, regressando os apóstolos, contaram-lhe tudo o que tinham feito. E, tomando-os consigo, retirou-se para um lugar deserto de uma cidade chamada BETSAIDA." (Lucas 9:10)

O texto diz que era um lugar deserto da cidade. O que implica que não era literalmente na cidade. Conforme Mc irá relatar o lugar tinha aldeias ao derredor, mas não ficava na cidade.

Obs2: Lc não menciona que a ida havia sido de barco. Já Mc irá especificar este detalhe omitido por Lc.

Obs3: Cafarnaum e Betsaida ficavam muito próximas.

Portanto, este lugar deserto também ficava próximo a Betsaida.

O que podemos concluir até aqui é que este lugar deserto era próximo a Betsaida e não literalmente na cidade de Betsaida. Um lugar deserto não pode significar literalmente uma cidade. A cidade foi usada apenas como referência.

Mc 6:
01. O envio dos 12 (vs.7-29)
02. O regresso dos 12 (vs.30)
03. Vão para um lugar deserto de barco sem comida. Haviam aldeias ao derredor. E a ida deles para este lugar deserto havia sido de barco conforme o vs.32. (vs.31-36) Ou seja, Mc especifica que o lugar deserto não ficava na cidade, mas na região.
04. Jesus lhes ordena subirem no barco e irem para Betsaida (Vs.45). Porém, eles atracam não na cidade de Betsaida e sim em Genesaré (vs.53 e Mt 14:34). Isto reforça ainda mais a ideia de que Betsaida estava sendo citada como proximidade e não exatidão.

Jo 6:
01. Já o relato de João usa Cafarnaum como referência e não Betsaida. Uma vez que as duas cidades eram próximas, cada um fazia uso de uma das duas cidades como referência. Jesus disse Betsaida, João usa Cafarnaum como referência, mas eles aportaram em Genesaré. João diz em direção a Cafarnaum, e Mc e Mt especifica que aportaram em Genesaré, portando nem em Betânia e nem em Cafarnaum.


Pipe Desertor

8 comentários:

  1. Por que motivo jesus quis ir para genesaré?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se observar Marcos 6, Jesus realizava milagres entre aqueles que abraçavam a sua mensagem. Como houve muitos milagres em Genesaré, Jesus sentia que sua mensagem seria recebida ali.

      Excluir
  2. mas João 6:23 diz que a multiplicação dos pães foi em um lugar perto de Tiberíades,bem longe de Betsaida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade ele diz que é as margens do Mar de Tiberíades (um lago na verdade). Este era o nome oficial, segundo o Império Romano, do Mar da Galileia.

      Betsaida, Cafarnaum, Genesaré e outras cidades ficavam as margens deste lago.

      Excluir
  3. Ao meu ver, Jesus multiplicou os pães em uma região próxima a Betsaida (João 6:5 - Felipe era de Betsaida). Em Marcos 6:45, Jesus manda eles para Betsaida enquanto vai orar. Como Jesus demorou de Betsaida eles embarcaram novamente rumo a Cafarnaum (João 6:17). A minha dúvida é, se foram para Cafarnaum, porque desembarcaram em Genesaré (Marcos 6:53).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque desobedeceram a ordenança de Jesus por isso Jesus permitiu o vento contrário para trazer os discípulos para a direção de Genezare

      Excluir