terça-feira, 25 de agosto de 2015

Diabo - Quem ele é, e/ou era?



Perguntas enviadas por Eduardo:

1. O diabo era um anjo?
A resposta: Pelo menos é o que a Bíblia revela em alguns textos:

Jó 1:6 - "Certo dia os anjos vieram apresentar-se ao Senhor, e Satanás também veio com eles".

Mt 25:41 - "Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ´Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos".

Veja que ele é sempre colocado junto com a palavra “anjos”.

Esta tem sido a opinião que vem de séculos nas três maiores religiões: Cristianismo, Judaísmo e Islamismo.
                                          
2. Ele foi um anjo que se revoltou contra Deus?
Sim, apesar da Bíblia não falar claramente a respeito disto. Fica implícito que se trate de um anjo que caiu do seu estado original:

Lc 10:18 - "Ele respondeu: "Eu vi Satanás caindo do céu como relâmpago".

Jd 6 - "E, quanto aos anjos que não conservaram suas posições de autoridade mas abandonaram sua própria morada, ele os tem guardado em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande dia".

e outros textos mais que demonstram que de fato ele caiu do seu estado original de anjo de luz.

3. Ele era o "regente da orquestra celestial"?
Bom, esta história é bem falada no meio evangélico. O texto de onde esta ideia foi extraída se trata de uma interpretação forçada deste texto:

Ez 28:13“Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados”.

Se especula que a parte que diz “em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros” logo significa que o diabo era regente da orquestra celestial.

4. "Por isso o ministério de música é o mais atacado nas igrejas"?
O ministério de música não é o mais atacado pelo Diabo. É o mais atacado pelos super-egos do músicos e não pelo diabo.

O inimigo do ministério de música é o meu próprio ego. O mais se trata apenas de questões normais em qualquer relação humana. Conviver não é fácil e nem sempre as coisas acontecem como desejamos.

Quem fala este tipo de coisa deveria ir perguntar para os evangelistas de rua, os missionários na janela 10/40 (região islâmica), etc... se eles também não são ou até, mais atacados pelas investidas do diabo.

5. O nome dele é Lúcifer?
Is 14:12 - "Como caíste do céu, ó estrela da manhã (Lúcifer), filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!"

"Lúcifer (em latim, ´portador da luz`) - Esse era o nome latino para o planeta Vênus, o objeto mais brilhante do céu, excetuando o sol e a lua, que algumas vezes aparece de noite, e outras vezes de manhã, como estrela matutina.

Em Isaías 14:12 aparece como tradução do vocábulo helel (´brilhante`: a septuaginta traduz por heosphoros, ´portador da luz`; cf. o árabe para Vênus, zuhratum, ´o brilhante resplandecente`), sendo título aplicado insultosamente ao rei da Babilônia, o qual, em sua glória e pomposidade, se considerava entre os deuses.

Esse nome é apropriado em vista do fato que a civilização da babilônia teve início na madrugada cinzenta da história, e tinha fortes ligações astrológicas. Os babilônicos e assírios costumavam personificar a estrela matutina como Belite e Istar.

A similaridade da descrição dessa passagem bíblica com outros trechos como Lc 10:18 e Ap 9:1 (cf.12:9) tem levado à aplicação desse título a Satanás.

Lc 10:18 - "E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.

Ap 1:9 - "E o quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo".

Mas o verdadeiro candidato a esse título, conforme é demonstrado em Ap 22:16, é o Senhor Jesus Cristo em sua glória que agora tem, depois da sua ascensão.

Ap 22:16 - "Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a resplandecente Estrela da manhã (Lúcifer)".


Fonte: "O Novo Dicionário da Bíblia"; organizado por J. D. Douglas; ed. Vida Nova; pg.967.

Nenhum comentário:

Postar um comentário