quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Pedro perguntou a Jesus onde ele ia?

Sim.
Jo 13:36 - Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Jesus lhe respondeu: Para onde eu vou não podes, agora, seguir-me, mas, depois, me seguirás.

Não.
Jo 16:5 - E, agora, vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais?

----------------------------------------------------------------- 
Descontradizendo:
Não é interessante ver que a aparente "contradição" se encontra dentro do mesmo contexto? Ou seja, Jesus ainda estava falando do mesmo assunto quando disse: "nenhum de vocês me pergunta: ´Para onde vais?`".

Vamos ao contexto:
A primeira vez que a pergunta foi sugerida, Pedro a fez diante do que Jesus estava iniciando a propor. Ou seja, foi logo no início que predizia a sua morte que Pedro confuso lhe pergunta: "Senhor, para onde vais?". Jesus o responde que ”para onde eu vou, vocês não podem seguir-me agora, mas me seguirão mais tarde”. Pedro sem saber para onde Jesus estava indo, diz que “daria a vida dele por Jesus”. É então que Jesus lhe diz que ele o negará três vezes. É então em Jo 14 que ele começa a dizer para onde estava indo:

2 – Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar”.
3 – ”E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também”.
28 – ”Ouvistes o que eu vos disse: vou e venho para vós. Se me amásseis, certamente, exultaríeis por ter dito: vou para o Pai, porque o Pai é maior do que eu”.

Jesus diz a eles que estava indo para a casa de seu Pai. E depois no cap.16 diz:
5 – ”E, agora, vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais?”

Conclusão:
É como se Jesus dissesse:
“Bom, agora que vocês sabem para onde eu vou e não precisam mais me perguntar: “Para onde vais?”.

Pois leia o texto:
Jo 16:5 - E, agora, vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais?"

Ele não está dizendo: "e nenhum de vós me perguntou: Para onde vais?" Ele não está colocando a questão no passado.

Ele está colocando no presente: "e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais?". Ou seja, naquele momento, ninguém mais voltou a perguntar.

Portanto, não há nenhuma contradição!


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário