domingo, 30 de agosto de 2015

Jesus apareceu para dez, onze ou os doze?

Dez.
Jo 20:19-24

Onze. Mt 28:16, Mc 16:14, Lc 24:33, 24:36

Doze. I Co 15:5

Descontradizendo I Co 15:5:
”e que foi visto por Cefas e depois pelos doze”.

Bom, parece ser meio óbvio que os doze aqui não incluía Judas, pois este já havia morrido. O décimo segundo apóstolo aqui descrito era Matias (At 1:26).
Leiam o contexto:
5 – ”e que foi visto por Cefas e depois pelos doze”.
6 – ”Depois, foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também”.
7 – ”Depois, foi visto por Tiago, depois, por todos os apóstolos”
8 – ”e, por derradeiro de todos, me apareceu também a mim, como a um abortivo”.

Quando Paulo escreveu sua carta aos Coríntos, Matias já havia substituído Judas. E, Matias era uma testemunha ocular da ressurreição de Jesus conforme At 1:21-23:
21 – ”É necessário, pois, que, dos varões que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós,”
22 – ”começando desde o batismo de João até ao dia em que dentre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição”.
23 – ”E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias”.

Portanto, Nos Evangelhos, quando se referem aos onze, Matias não está incluído. Foi após a ascensão que Matias foi incluído entre os onze e chamado o décimo segundo apóstolo, entrando no lugar de Judas.

Por isso, Paulo diz que Jesus apareceu aos doze, pois Matias era uma testemunha ocular de que Jesus havia ressuscitado.

Descontradizendo os Evangelhos:
João deixa claro que houveram três encontros de Jesus com seus discípulos:
Jo 21:14 – ”E já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos depois de ter ressuscitado dos mortos”.

Partindo disso, ele descreve que houve um primeiro encontro em que Tomé não estava presente (Jo 20:19-23). João também diz no vs.18: ”Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor e que ele lhe dissera isso”. Se o texto diz que elas haviam dito tudo o que Jesus lhes dissera, isto significa que eles já sabiam que era para se encontrarem com Jesus na Galiléia. Portanto, este primeiro encontro foi em Jerusalém. Ao ouvirem o que as mulheres tinham dito, obedeceram e foram se encontrar com Ele na Galiléia. Não há razão nenhuma para acreditarmos que eles tenham ficado mais uma semana em Jerusalém, para que, somente depois de Jesus aparecer a Tomé é que foram se encontrar com Jesus na Galileía.

Fala também de um segundo encontro em que Tomé estava presente. Este possivelmente foi na Galiléia. Pois, Mateus relata um segundo encontro quando os onze estavam presentes:
Mt 28:16-17 – ”E os onze discípulos partiram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes tinha designado. E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram”.

Mateus diz que os onze estavam presentes neste encontro. E mesmo Jesus aparecendo a Eles, Mateus diz que alguns ainda duvidavam. Isto é confirmado por João no capítulo 20:27 – ”Depois, disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; chega a tua mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente”.

A NVI traduz de uma forma mais clara o mesmo texto:
”E Jesus disse a Tomé: “Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia”.

Ou seja, parece que mesmo diante de Jesus ressurreto, Tomé ainda não acreditava plenamente no que estava diante dos seus olhos. E só depois de tocar nas feridas de Jesus é que ele se convence em definitivo.

Portanto, o relato de Mateus está correto ao afirmar que alguns ainda duvidavam mesmo diante de Jesus ressurreto.

O mesmo podemos dizer de Marcos:
Mc 16:14 – ”Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado”.

Ou seja, primeiro de tudo, o texto diz que os onze estavam presentes. E segundo, o texto diz que Jesus repreende a incredulidade, pois alguns já eram testemunhas dele ressurreto. E quem era o único que não tinha testemunhado ainda a sua ressurreição? Tomé! Então, Marcos também está descrevendo o segundo encontro na Galiléia.

Lucas diz que o primeiro encontro ocorreu em Jerusalém:
Lc 24:33 – ”E, na mesma hora, levantando-se, voltaram para Jerusalém e acharam congregados os onze e os que estavam com eles,”

Quando os dois discípulos chegaram e contaram aos onze, Tomé certamente estava presente. Porém, João descreve que quando Jesus se apresenta entre eles, Tomé não estava presente no momento:

Jo 20:24 – ”Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus”.
Comparem também:

Lc 24:36-40 – ”E, falando ele dessas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles e disse-lhes: Paz seja convosco. E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos ao vosso coração? Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; tocai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés”.

Jo 20:19-20 – ”Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco! E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor”.

Isto significa, que Lucas confirma que, quando Tomé estava ausente, ele também mostrou aos discípulos suas feridas. E depois mais, tarde (uma semana depois), mostrou-as novamente a Tomé na Galiléia (conforme o relato de João).

João relata então um terceiro encontro no capítulo 21 à margem do mar de Tiberíades.

Obs1: João não relata a ascensão de Cristo.

Obs2: Lucas diz que a ascensão ocorreu nas proximidades de Betânia (24:50-52). Porém, isto só ocorreu depois do terceiro encontro descrito por João.

Obs3: Marcos nos traz o seu relato final de uma forma bem reducionista: Mc 16:19-20 – ”Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém!”.

• Note que ele não menciona que a ascensão ocorreu em Betânia. A impressão lendo o texto, é de que isto teria ocorrido na Galiléia, durante o segundo encontro. Porém, a luz de Lucas 24, a ascensão ocorreu nas proximidades de Betânia.

Obs4: Mateus não menciona a ascensão.

Conclusão:
1. No primeiro encontro, Jesus encontrou apenas dez dos discípulos. Tomé não estava. Portanto João está correto em seu relato.
2. No segundo e no terceiro encontro, os onze discípulos estavam presentes. Portanto, Mateus, Marcos e Lucas estão corretos. Pois não estão falando do mesmo primeiro encontro que João relata.
3. E Paulo também está correto em seu relato pois acrescentou Matias aos onze conforme At 1.
Portanto, não há nenhuma contradição!


Pipe

2 comentários:

  1. NÃO ERA MATIAS,PELO FATO DE QUE ELE AINDA NÃO TERIA SIDO ESCOLHIDO,PAULO DIZ QUE JESUS APARECEU AOS DOZE ANTES DE MATIAS SER ESCOLHIDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo ecrescreu muito tempo depois da eleição de de Matias que foi um testemunho ocular de acordo com atos 1.21 a 23, é normal então Paulo ter incluido ele entre os 12.

      Excluir