quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Se Jesus testifica a ele próprio, o testemunho dele é verdadeiro?

Não.
Jo 5:31 - Se eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro.

Sim.
Jo 8:14 - Respondeu Jesus e disse-lhes: Ainda que eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro, porque sei de onde vim e para onde vou; mas vós não sabeis de onde vim, nem para onde vou.

----------------------------------------------------------------------- 
Descontradizendo:
Segundo a Bíblia de Estudo NVI, "os judeus exigiam mais de um testemunho para condenar ou justificar uma declaração". Por isso Jesus diz:

Jo 5:31 - "Se eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro".

e continua...:
32 - "Há outro que testifica de mim, e sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro".
34 - "Eu, porém, não recebo testemunho de homem, mas digo isso, para que vos salveis".
36 - "Mas eu tenho maior testemunho do que o de João, porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que eu faço testificam de mim, de que o Pai me enviou".
37 - "E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer;"

Ou seja, havia a necessidade de mais de um testemunho para que fosse validado suas palavras.
Voltando um versículo também temos Jo 8:13 - "Disseram-lhe, pois, os fariseus: Tu testificas de ti mesmo; o teu testemunho não é verdadeiro".

Jesus então responde:
Jo 8:14 - "Respondeu Jesus e disse-lhes: Ainda que eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro, porque sei de onde vim e para onde vou; mas vós não sabeis de onde vim, nem para onde vou".

Continuando o contexto:
16 - "E, se, na verdade, julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou eu só, mas eu e o Pai, que me enviou".
17 - "E na vossa lei está também escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro".
18 - "Eu sou o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica também o Pai, que me enviou".

Concluindo:
Observe as palavras de Jesus no todo:
"Ainda que eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro,"

Por quê?
"... porque sei de onde vim e para onde vou;"

Ou seja, Jesus sabia que o Pai testificava dEle. Os judeus não aceitavam isto porque não conheciam o Pai.

Continuando o contexto:
"E, se, na verdade, julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou eu só, mas eu e o Pai, que me enviou".
Ou seja, ele aqui confirma que o testemunho dEle não é apenas dEle. O seu testemunho conta com o testemunho do Pai, ou seja, duas pessoas.

"Eu sou o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica também o Pai, que me enviou".

Ou seja, haviam dois testemunhando. Portanto, seu testemunho é verdadeiro!

Conclusão:
O testemunho de Jesus só seria válido se houvesse o testemunho de uma segunda pessoa. É isso que Ele quer dizer em Jo 5:31. Por isso Ele reivindica o testemunho do Pai.

No contexto de Jo 8:14, Ele novamente usa o testemunho do Pai como suporte para validar o seu testemunho.


Portanto, não há nenhuma contradição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário