domingo, 2 de agosto de 2015

Quantos crentes haviam na hora da ascensão?



Haviam quase 120 crentes depois da ascensão. 
At 1:15 - E, naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas), disse:

Haviam mais de 500 crentes antes da ascensão. 
I Co 15:6 - Depois, foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também.

-------------------------------------------------------------------------
Por Guilherme Born

Descontradizendo:
Em primeiro lugar, qual é a pergunta?
Quantas pessoas tinham NA HORA da Ascenção?

Agora porque as alternativas são:
120 DEPOIS da ascenção e 500 ANTES da Ascenção?

Parece que temos algo errado com esta questão aqui! A BDC quer saber quantas tinham na hora, antes ou depois? Vamos ao contexto nosso de cada dia.

Não vou citar os versículos na integra, mas vou explicar mais ou menos o que rola em Atos 1.
Atos 1 é um breve relato das diversas aparições que Jesus fez após a ressurreição. Após a Ascenção, no versículo 10, os discípulos voltam e vão para a casa dos apóstolos e se reúnem com alguns outros discípulos que ali estavam. Ou seja, nem todos os discípulos estavam no momento da Ascenção no monte das oliveiras. A partir do versículo 15, Pedro começa a pregar aos discípulos, que no total, dentro da casa, eram em torno de 120 pessoas. Porém isso não ocorreu no dia da Ascenção, pois o versículo nos mostra isso. Vejamos:

12 - Então, voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado.
13 - E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago.
14 - Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos.
15 - E, naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas), disse: (...)

"Naqueles dias" é a evidência de que o que ocorreu no versículo 15 não tem relação com o dia da Ascenção, que poderia ter sido vários dias antes da primeira pregação de Pedro.

Ou seja, no dia da primeira pregação de Pedro, o total de ouvintes era de 120 pessoas. Sendo assim, o dia relatado no versículo 15 não é o mesmo dia em que ocorreu a Ascenção.

Agora vamos ver se o texto de I Co contradiz de fato este. Para responder I Co 15, vamos ao contexto nosso de cada dia:

1 - Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado, o qual também recebestes e no qual também permaneceis;
2 - pelo qual também sois salvos, se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado, se não é que crestes em vão.
3 - Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,
4 - e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras,
5 - e que foi visto por Cefas e depois pelos doze.
6 - Depois, foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também.
7 - Depois, foi visto por Tiago, depois, por todos os apóstolos
8 - e, por derradeiro de todos, me apareceu também a mim, como a um abortivo.

O que temos no contexto acima? Paulo está relatando algumas das aparições que ocorreram antes da Ascenção de Jesus. Sabemos que estas aparições ocorreram antes porque os outros evangelistas nos mostram as mesmas aparições em seus livros, que se deram antes da Ascenção. Se existisse apenas o livro de I Co, jamais saberíamos que Jesus havia ascendido, pois ele nem menciona a Ascenção.

A única aparição de Jesus que aconteceu depois da Ascenção, foi a que envolveu Saulo, ou seja, Paulo, relatada no versículo 8.

Todo o contexto nos mostra apenas uma sequência de aparições, finalizando na aparição a Paulo. Vejam que ele não menciona Ascenção. Se pensarmos como a BDC pensa, podemos dizer que Jesus apareceu a Paulo antes da Ascenção, pois o texto não é dividido por ela.

Sendo assim, o aparecimento para 500 pessoas é apenas um registro de Paulo acerca das aparições de Jesus. A BDC está querendo dizer que Jesus tinha 500 crentes antes da Ascenção e depois dela 120. Porém eles erram feio, pois esqueceram que, quando vivo, Jesus tinha pelo menos 15.000 discípulos, contando com mulheres e crianças.

Agora alegar que na hora da Ascenção tinha 500 pessoas ou 120, é forçar descaradamente o texto, fazendo-o dizer o que ele não diz.

Conclusão:
Quando o texto bíblico usado pela BDC se referiu à 120 pessoas, ele se referia ao dia em que Pedro fez sua primeira pregação e, no local, haviam cerca de 120 pessoas.

Quando o texto bíblico se refere aos 500 crentes, é apenas um relato de Paulo em seu livro mostrando que, antes da Ascenção, Jesus apareceu a 500 pessoas, porém ele relata também outras aparições, evidenciando que Jesus não ascendeu no dia que apareceu aos 500.


Sob estas informações, não há contradição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário