domingo, 1 de janeiro de 2012

Apócrifos 1: Livro da Infância do Salvador

Resumo de alguns capítulos:
SENTADO NUM RAIO DE SOL
"Um dia de inverno fazia um sol esplêndido, e um raio de sol incidiu na parede da casa de José. E por ali estavam os jovens da vizinhança correndo pela casa. Jesus montou o raio de sol e, colocando suas vestes em cima dele, sentou-se como se estivesse acomodado sobre uma firmíssima viga. Seus companheiros tentaram imitá-lo. Mas despencaram gritando: "Estamos nos fazendo em pedaços". E Jesus pôs-se a curar as lesões de todos os feridos soprando levemente nos lugares machucados".

RECOMPONDO VASOS QUEBRADOS
"Numa outra ocasião Maria disse ao se filho: "Olha, filho,vai à fonte de Gabriel, tira água e traga-a neste cântaro." E submisso às ordens da mãe, foi. E os meninos da sua idade seguiam-no para vê-lo, levando cada um o seu cântaro. Jesus jogou o seu cântaro contra uma rocha. Ao ver isso todos os demais fizeram a mesma coisa. Então sobreveio um tumulto e levantaram-se queixas, mas Jesus recolheu os fragmentos, recompôs os vasilhames e devolveu-os a cada um cheios de água."

Enfim, o livro é composto de 7 histórias relacionadas a infância de Jesus. Todos porém, parecem denotar um certo exagero fictício.

Além das duas histórias acima, há também as histórias de um menino preso numa torre e liberto por Jesus através de uma janelinha estreita; nesta mesma história quando o pai do menino decide surrar Jesus, Ele salta do cume do monte até um ponto distante (rsrsrs... essa parte é engraçada e mostra Jesus usando seus poderes para fugir de uma sova). Também fala de uma colheita milagrosa que aconteceu com as sementes que Jesus plantou. Fala de certa vez quando Maria desejou sombra, Jesus transformou um pedaço de pau em uma árvore. O livro tem alguns momentos em que Jesus opera curas milagrosas. Porém nenhuma delas obedece a mesma forma que os quatro Evangelhos do NT descreve.

É um livro estranho de uma linguagem bem estranha.

O livro é do II Século.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário