sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Apócrifos 6: Ev. Pseudo-Mateus da Infância

"O Livro sobre a origem da abençoada Maria e a Infância do Salvador"

O livro fala de dois tempos:
1. A história da gravidez de Maria;
2. O nascimento de Jesus e sua ida ao Egito.

Com relação a primeira parte:
* Fala da descoberta de José com relação a gravidez de Maria e o que isto gerou nele. A princípio concorda com os relatos de Mt.
* Uma curiosidade é que o livro diz que Maria era alimentada por um anjo quando ía no templo.
* Devido a descoberta da gravidez de Maria, José e Maria são levados a presença do Sumo sacerdote Abiathar, onde teriam que explicar a situação e fazer um teste da verdade que implicava no seguinte:

"Se um homem faltoso beber e der sete voltas ao redor do altar, Deus fará seu pecado aparecer no rosto do homem".

Tanto José quanto Maria tiveram de fazer este teste e foram absolvidos por inocência. José havia sido acusado de ter engravidado Maria, e foi absolvido primeiro pelo teste. Maria foi acusada de adultério. Porém, também foi liberada por meio do teste.

Com relação a segunda parte:
* Este apócrifo trará uma característica muito semelhante ao Evangelho de Mateus, que é o fato de Mateus citar profecias do AT cumpridas em Cristo. Vamos a elas:

Is 1:3 "O boi reconhece o seu dono, e o jumento conhece a manjedoura do seu proprietário, mas Israel nada sabe, o meu povo nada compreende”.

Cita um boi e um jumento adorando a Jesus como cumprimento desta profecia.

Cita uma profecia de Habacuque que eu não encontrei: "Tu serás conhecido entre os dois animais".

* Diz também que Jesus nasceu numa caverna.

É interessante isto, porque dá uma outra visão daquilo que estamos acostumados a ver nos filmes com relação ao nascimento de Jesus.

Nesta caverna, porém tinha dragões. Eis a história:
"... E eis que, de repente, ,muitos dragões saíram da caverna... Então Jesus desceu do colo de sua mãe, e ficou de pé diante do dragões. Eles, porém, o adoraram, e, enquanto adoravam recuaram".

A existência de dragões no mundo antigo era freqüentemente citada nos livros. Mas, também devemos considerar o fato de não sabermos o que o autor quis dizer com "dragões". Sabe-se lá que tipo de animal era isto. Não estou duvidando disto, pois é algo de se pensar, o porquê alguém cairia no ridículo de citar um animal "fictício" buscando ser levado a sério. Esta é uma área que ficaremos especulando.
O autor diz então que este ocorrido foi um cumprimento de uma profecia de Davi: "Vós dragões da terra, louvai o Senhor, vós dragões da terra e todas as criaturas do abismo".

Bom, eu não encontrei esta profecia em lugar nenhum. Se alguém achar me comunique.

* Diz também que leões, leopardos e lobos o adoravam e faziam uma espécie de escolta pelo deserto. Diz que isto foi o cumprimento de Is 11:6 "O lobo viverá com o cordeiro, o leopardo se deitará com o bode, o bezerro, o leão e o novilho gordo pastarão juntos;a e uma criança os guiará".
* Diz que Jesus faz uma palmeira se dobrar para colherem os frutos para Maria. E desta mesma palmeira, Jesus ordena que saia água de suas raízes. Um anjo aparece e leva um ramo desta palmeira para o paraíso.
* Como eles iriam demorar uns 30 dias caminhando ainda pelo deserto, Jesus os transporta de modo sobrenatural até o Egito em um dia.
* Lá no Egito, foram até um templo que continha 365 ídolos egípcios: "E aconteceu que quando a abeçoadíssima Maria, com seu filho, entraram no templo, todos os ídolos foram jogados ao chão, ficando todos esmagados,...".

Diante disso, muitos o adoraram como Deus. E segundo o autor se cumpriu então a profecia de Is 19:1 "Advertência contra o Egito: Vejam! O Senhor cavalga numa nuvem veloz que vai para o Egito. Os ídolos do Egito tremem diante dele, e os corações dos egípcios se derretem no íntimo".

* E pra finalizar, o texto confirma o que Mt 2:19-20 diz: "Depois que Herodes morreu, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e disse: “Levante-se, tome o menino e sua mãe, e vá para a terra de Israel, pois estão mortos os que procuravam tirar a vida do menino”.

Bom, apesar de o livro conter algumas questões que eu não descartaria de primeira mão, se trata de um texto que nos traz sérias dúvidas quanto os seus relatos de gênero “fictício”. Não estou dizendo que seja fictício, mas, nos traz certo desconforto afirmar que se trate de uma realidade aceitável.

O que encontrei de interessante é o relato de Jesus ter nascido numa caverna; o ”cumprimento” de novas profecias antes não exploradas pelos Evangelhos canônicos (apesar de que duas destas profecias citadas pelo autor não as encontrei no AT); a confirmação canônica de que Jesus e seus pais foram ao Egito e permaneceram lá até a morte de seus inimigos; e o principal, demonstra de forma explícita que Jesus era Deus.


Diante disto, mesmo se tratando de um texto recheado de "ficção" em algumas partes. Ele é mais um documento que apóia a ortodoxia afirmando mais uma vez que Jesus é o cumprimento das profecias messiânicas e é acima de tudo: DEUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário