sábado, 7 de janeiro de 2012

Apócrifos 7: Evangelho Pseudo-Tomé

Narrações sobre a Infância do Senhor, por Tomé, Filósofo Israelita

Bom, é um livro que fala unicamente da infância de Jesus até sua adolescência aos 12 anos.
O livro contém diversas pequenas histórias sobre a infância de Jesus. Vamos a elas:

Primeira História: Cap.2-3
* Jesus cria passarinhos do barro e os faz viver;
* Um menino destrói a barragem de barro que Jesus havia feito, e Jesus o amaldiçoa e o menino fica com uma espécie de raquitismo;

Segunda História: Cap.4-5
* Certa vez Jesus andava no meio do povo e um rapaz esbarrou nele sem querer e Jesus o amaldiçoou e o rapaz caiu morto;
* Quando algumas pessoas vêm reclamar de Jesus para seu pai José, Jesus amaldiçoa todos eles e todos ficam cegos;
* Neste capítulo tem uma frase herética que Jesus disse: "... fui criado antes de ti".

Terceira História: Cap.6-8
* Fala a história de um mestre chamado Zaqueu que quis ensinar Jesus, mas Jesus o envergonhou e expôs seu conhecimento superior ao mestre, envergonhando o mestre diante de todo o povo.
* Neste capítulo, Zaqueu diz de Jesus: "... ou um Deus ou um anjo,...".
* Quando o povo tenta consolar Zaqueu, Jesus diz o seguinte: "... Vim de cima para amaldiçoar-vos e depois chamar-vos para o alto, pois está é a ordem daquele que me enviou por vossa causa" (8:1). E logo que termina de falar, todos os que ele havia amaldiçoado são libertos da maldição e voltam a enxergar.

Quarta História: Cap.9
* Certa vez Jesus estava brincando num terraço e um dos meninos caiu e morreu. Como os outros amigos saíram fugidos com medo, Jesus foi acusado de ter empurrado o menino. Jesus então ressuscitou o menino que contou a todos o que ocorreu de fato.

Quinta História: Cap.10
* Jesus cura um rapaz que estava com hemorragia no pé ao ter se cortado com um machado.
* Uma parte do texto, diz que a multidão disse o seguinte depois que viu o que Jesus fez: "Verdadeiramente o Espírito de Deus habita esse rapaz". E diz que isto foi acompanhado do povo adorando a Jesus. (vs.2)

Sexta Parte: Cap.11
* Jesus ao buscar água para sua mãe quebra o cântaro e de forma milagrosa traz água no seu manto.

Sétima História: Cap.12
* Conta de um milagre que Jesus fez ao ajudar seu pai a plantar trigo. A colheita foi tão grande que eles puderam repartir com os pobres e ainda sobrou bastante trigo para a família.

Oitava História: Cap.13
* Jesus faz uma tábua crescer até o tamanho de outra para ajudar seu pai na carpintaria.

Nona História: Cap.14-15
* José envia Jesus a outro mestre para ensiná-lo. Ao testar o mestre, este se irrita e bate na cabeça de Jesus e adivinha o que acontece? rsrsrs... Jesus o amaldiçoa e este desmaia.
* Outro professor então encara a tarefa de ensiná-lo, este porém consegue êxito e admiração de Jesus. Jesus então tira a maldição do outro professor e este é curado.

Décima História: Cap.16
* Conta a história de Jesus curando seu irmão Tiago que havia sido picado por uma cobra.
Obs: É interessante estas particularidades dos livros apócrifos. Em muitos deles citam os nomes dos irmãos de Jesus, inclusive o de Tiago.

Décima-Primeira História: Cap.17
* Jesus ressuscita um menino que havia morrido. Novamente a multidão diz de Jesus: "Na verdade este menino ou é um Deus ou um anjo de Deus,...".

Décima-Segunda História: Cap.18
* Jesus ressuscita um trabalhador.

Décima-Terceira História: Cap.19
* O último capítulo deste livro conta a história de quando Jesus e seus pais vão a Jerusalém e Jesus desaparece e é encontrado com os mestres. O texto é muito semelhante a Lc 2:41-52.

Apesar de este livro trazer um lado de Jesus totalmente intolerante, devemos tomar alguns cuidados pra não nos precipitarmos nas interpretações.

Primeiro porque se trata de uma criança e não de um adulto com 30 anos. Jesus foi 100% criança. Por isso, é mais do que natural que tivesse impulsões e questões típicas de uma criança. Se bem que, em Elias, mesmo adulto, a mesma intolerância é típica nos exemplos para com os profetas de Baal; para com os meninos que ao tirarem sarro dele são mortos por uma ursa; e para com os soldados enviados pelo rei para chamá-lo. Então, necessariamente, a santidade de Deus se manifesta em alguns momentos de maneira intolerante.

Porém, mesmo diante das corriqueiras maldições lançadas por Ele, não nos esqueçamos que Ele desfez todas elas.

Até mesmo quando o texto diz que Jesus foi “criado”, deve-se ter em conta que o texto também diz que se referiam a Ele como um Deus e o adoraram por isto. Portanto, o texto estaria se contradizendo.

O texto também está recheado de histórias que demonstram o poder de Jesus, mesmo quando menino, sobre a morte e o milagre. Por isso, é um texto que demonstra de maneira clara (mesmo que estranha e talvez até fictícia) que Jesus já criança se diferenciava de tudo aquilo que historicamente já se falou a respeito de um ser humano. Ele era muito mais do que isto.
O texto também evidencia que de fato a profissão de José era carpinteiro e que em uma determinada ocasião Jesus se perdeu em Jerusalém e foi encontrado conversando com os rabinos.

No mais, se trata de mais um documento que evidencia Jesus como Único, Senhor (No cap.1 Jesus é chamado de Senhor) e Deus. Evidencia que a ortodoxia cristã não se apóia unicamente em textos exclusos de uma "verdade" oculta em textos apócrifos que tiveram de ser destruídos porque eram em si uma ameaça a fé ortodoxa.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário