quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Apócrifos 5: Excertos do Ev. Armênio da Infância

* Fala dos magos que foram visitar Jesus quando nasceu;

* Tem uma história interessante onde diz que a maneira como eles souberam do nascimento, foi devido a uma antiga profecia que Adão entregou aos seus descendentes. Diz que a profecia vinha desde Adão, passando por Sete, Noé, Sem, Abraão, Melquisedeque, até um Rei chamado Melkon que adotou a profecia para o seu povo do qual descende os magos.

A Profecia entregue a Adão dizia o seguinte: "... No ano 6.000, no sexto dia da semana, no mesmo dia em que te criei, e à hora sexta, enviarei meu Filho Unigênito, o Verbo divino, que se revestirá da carne da tua descendência e virá a ser o Filho do Homem. Ele te devolverá a dignidade original através dos terríveis tormentos de sua paixão na cruz...".

* Um capítulo estranho é o 23 onde diz que Jesus sacaneava seus amigos quebrando os cântaros deles e jogando num poço. Porém, depois de ver a cara de desespero deles, devolvia-os restaurados.

Nos vs.3 deste capítulo Jesus faz uma árvore se reclinar para ele subir nela com seus amigos.

* No cap.28 Jesus conta a respeito de sua ascendência divina e temporal.

Apesar das duas passagens estranhas onde Jesus aparece sacaneando seus amigos (rsrsrs) e fazendo árvore se inclinar pra brincar. É interessante de se pensar que mais uma vez, um apócrifo vem fortalecer a questão da Divindade de Jesus e principalmente, trazer uma "profecia" explícita de sua encarnação e morte numa cruz. O AT não tem algo tão claro assim. Então, não é de se pensar mais uma vez, que se a Igreja Católica queria criar uma mentira religiosa, como os céticos propõem, principalmente sobre a questão da doutrina da Trindade, ela deveria ter mantido este documento ao invés de destruí-lo? Bom, esta é mais uma pergunta que os céticos tem que responder.

Este livro portanto, tem muito mais contribuição ortodoxa do que os céticos gostariam que tivesse. Infelizmente pro governo deles, se trata de mais um documento que vem fortalecer a ortodoxia cristã que afirma que Jesus é Deus!


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário