segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Apócrifos 2: A História de José, o carpinteiro

O livro relata Jesus contando a história de seu pai terreno, José. Ele contém algumas características. Este é o meu resumo dele:

1. Ele relata que José era casado antes de se casar com Maria. Porém veio a ficar viúvo.

2. Relata que José ficou viúvo com 6 filhos: Judas (o provável autor da epístola de Judas), Josetos, Tiago (O autor da epístola de Tiago), Simão, Lísia e Lídia.

É uma fonte apócrifa que traz um pouco de luz acerca de passagens com Mt 13:55-56:
"Não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? Não estão conosco todas as suas irmãs? De onde, pois, ele obteve todas essas coisas?”.

Isto "derruba" a afirmação de que Maria tenha tido outros filhos. Os outros irmãos de Jesus eram apenas filhos de José (segundo este documento).

Obs: Isto não significa que Maria permaneceu virgem até sua morte. O NT diz que José não deveria ter relações com ela até o nascimento de Jesus. Pois é fato que segundo o NT José viveu pelo menos até os doze anos de idade de Jesus (conforme Lc 2:41-42 "Todos os anos seus pais iam a Jerusalém para a festa da Páscoa. Quando ele completou doze anos de idade, eles subiram à festa, conforme o costume". Portanto é pouco provável que José e Maria não tenham tido relações sexuais depois do nascimento de Jesus.

3. Fala também que Maria tinha apenas 14 anos de idade quando ficou grávida. Por tanto, José era bem mais velho que ela.

4. O livro de modo geral aborda os momentos finais da vida de José e sua morte agonizante.

5. Fala também acerca das duas testemunhas que o livro do Apocalipse relata que se levantarão nos últimos dias:

Ap 11:3
"Darei poder às minhas duas testemunhas, e elas profetizarão durante mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco”.

O livro diz que estas duas testemunhas serão Elias e Enoque.

O Livro de "José, o carpinteiro" não traz nenhum tipo de ensino que contradiga a ortodoxia em si. Não podemos afirmar que sua informação é canonicamente verdadeira. Porém, caso se trate de um relato verídico, ele em nada ameaça a fé cristã.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário