quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Apócrifos 25: Agrapha Extra-Evangelho

"Estando com eles à mesa, recomendou-lhes que não saíssem de Jerusalém, mas que aguardassem a promessa do Pai, "que de mim ouvistes, porque João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui a alguns poucos dias".
Disse-lhes: — Não vos cabe conhecer os tempos ou as possibilidades que o Pai determinou com sua própria autoridade; mas recebereis a força do Espírito Santo que virá a vós, e dareis testemunho de mim tanto em Jerusalém quanto em toda a Judéia e Samaria, até os confins da terra.
É preciso recordar as palavras do Senhor Jesus, pois ele disse: — Maior ventura é dar que receber. Fazei isto em minha memória. Fazei isto, tantas quantas vezes bebeis, em minha memória.
Porque isto vos confirmamos de acordo com a palavra do Senhor: que nós, os vivos, os que sobreviveram até a Vinda do Senhor, estaremos na dianteira dos que dormiram.
Disse o Messias: — Eis que aqui venho como ladrão. Venturoso é aquele que vigia e conserva suas vestes de forma que não ande desnudo e deixe à vista suas vergonhas.
Assim pregou Jesus: —Vós haveis de crescer partindo do pequeno, e não procurando diminuir o grande. Assim, quando vos acercardes, convidados a um banquete, não vos julgueis dignos de ocupar os assentos de honra à mesa, nem vos acerqueis sequer deles, para que não venha alguém mais digno que vós e, chegando o anfitrião, vos diga: sentai-vos um pouco mais para baixo, deixando-vos embaraçados. Mas se vos aproximais dos lugares mais humildes, onde estejam os que são menos que vós, vos dirá o anfitrião: chegai-vos mais para cima, isto vos será útil.
Os apóstolos se desculpavam dizendo: — Este mundo infiel e iníquo está sob o poder de Satã, que não permite aos impuros de espírito perceber a verdadeira força de Deus. Manifesta, pois, vossa justiça, — diziam os apóstolos a Cristo. Mas Ele lhes dizia: — Foram cumpridos os anos de duração do poder satânico, mas se aproximam outras coisas terríveis.
Eu me entreguei à morte por aqueles que pecaram, para que voltem à verdade e não tornem a pecar, e para que sejam herdeiros da glória espiritual e incorruptível que está no céu.
Um dia, tendo visto alguém que trabalhava no Sabat, lhe disse: — Homem, se te dás conta do que fazes, feliz de ti; mas, se não, és um execrável transgressor das leis.
Disse Ele certa vez: — Vim a vós com aquele que serve, não como aquele que está sentado à mesa; mas vós vos haveis engrandecido em meu serviço como aquele que serve.
Ao ser batizado, saiu da água uma grande luz que o rodeou, de forma que se encheram de temor todos aqueles que ali estavam.
De repente, na hora terça, as trevas se estenderam por toda a fase da terra e anjos desceram dos céus. E ao ressuscitar Jesus com o esplendor de Deus vivo, eles se elevaram juntamente com ele, e nesse instante sobreveio a Luz. Então, as mulheres se acercaram do sepulcro e viram removida a pedra.
Os assassinos de Cristo bateram no peito, dizendo: — Ai de nós! Este era o Filho de Deus. Eis que é chegada a ruína de Jerusalém.
— Assim, — disse — aqueles que pretendem ver-me a mim e conseguir meu reino, hão de alcançar-me à custa de atribulações e sofrimentos."
Disse também Nosso Senhor Jesus Cristo: — No estado em que vos surpreenda, nesse estado vos julgarei.
Nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, disse: — É necessário que venham os justos, e afortunado aquele por quem eles vêm. Meu segredo, para mim e para os filhos de minha casa. Pedi as grandes coisas e vos serão dadas por acréscimo as pequenas.
Justamente, pois, as Escrituras, em seu desejo de que sejamos dialéticos dessa categoria, nos exorta: — Sede banqueiros experimentados, recusando o mal e guardando o bem.
O Senhor disse: — Saí livres, vós que o quereis, de vossas ligaduras.
Disse Jesus: — Fiz-me fraco pelos fracos e passei fome pelos famintos e sede pelos sedentos.
Disse o Salvador: — Salvai-te a ti e à tua alma.
Disse o Senhor: — Aquele que está casado não seja repudiado e o celibatário não se case. Aquele que está determinado a viver no celibato, segundo seu propósito, que permaneça celibatário.
No Evangelho está escrito: — A Sabedoria envia seus filhos.
Disse o Senhor: — Aquele que anda perto de mim anda perto do fogo; mas aquele que está longe de mim, longe está do meu reino.
Disse: — Eis aqui, diante de mim, aquele que fala por intermédio dos profetas.
Disse: — Viste a teu irmão? Dás-te conta de que viste a Deus?
Falando de Maria, disse Marta que a tinha visto sorrir. Maria retrucou: — Não ri, pois Jesus anunciou em sua pregação que o fraco seria salvo pelo forte.
Dizia-lhes o Senhor: — Por que vos admirais os prodígios? Uma herança vos darei que não possui o mundo inteiro.
Também disse, acerca da caridade: — O amor cobre grande número de pecados.
Disse ainda: — Se alguém comunga do corpo do Senhor e faz uso de purificações será amaldiçoado.
Porque dizem as Escrituras: — O homem que não foi tentado não foi provado.
Pois disse: — Muitos virão em meu nome, vestidos por fora com pele de ovelha, mas por dentro são lobos vorazes e haverás cismas e heresias.
Assim disse: — Compadecei-vos para que tenham compaixão de vós; perdoai para que vos perdoem; conforme vosso comportamento em relação aos demais, assim será o deles com relação a vós; do mesmo modo que dais, se vos dará; como julgais, assim sereis julgados; na medida em que sejais bons, usarão de benevolência para convosco; a vara com que medis, servirá de medida para vós mesmos.
Disse-se também: Que sue a esmola em tuas mãos até que saibas a quem vai dá-la.
Diz o Senhor: — Quando o lenho se inclinar e voltar a subir e quando dele destilar sangue...
Estando o Senhor a falar a seus discípulos acerca do futuro reino dos santos, e ponderando sobre quão glorioso e admirável ele será, Judas, maravilhado ante a descrição, disse: — Quem, pois, poderá ver estas coisas?
— E o Senhor replicou: — Será dado ver tais coisas àqueles que se fizerem dignos delas. Assim mesmo, os anciãos que conheceram a João, o discípulo do Senhor, recordaram-se de tê-lo ouvido referir-se aos ensinamentos e ditos de Jesus acerca daqueles tempos: — Dias virão em que brotarão as vides, tendo cada cepa dez mil sarmentos; e em cada sarmento haverá dez mil ramos, e em cada ramo haverá dez mil rebentos novos; e em cada rebento novo, dez mil cachos de uva, que ao serem espremidos, darão vinte e cinco mil metretas (100 litros) de vinho. E quando algum dos santos for tomar um cacho de uva, lhe dirá um outro: — Eu sou melhor; toma-me a mim e por meu intermédio bendiz ao Senhor. — Da mesma forma, cada grão de trigo haverá de produzir dez mil espigas, e cada espiga haverá de dar dez mil grãos, e cada grão haverá de dar cinco libras dobradas de pura flor de farinha. E todos os demais frutos, ervas e sementes proliferarão segundo esta proporção. Todos os animais que se nutrirem destes alimentos provenientes da terra serão pacíficos entre si, viverão amigavelmente e estarão submetidos ao homem com toda a sujeição. Destas coisas dá também testemunho, por escrito, Papias, homem antigo, discípulo de João e companheiro de Policarpo, no quarto de seus livros, pois são cinco os que escreveu.
E acrescentou estas palavras: —Mas isto é digno de crédito unicamente para os que crêem.
— E Judas, o traidor, ao não crer e perguntar de que maneira realizaria o Senhor tais multiplicações, refere-se ao que disse o Senhor: — Vê-las-á aqueles que forem capazes de chegar até ali.
Diz o Senhor: — Sede fortes na batalha e lutai com a serpente antiga e alcançareis o reino eterno.
Disse Jesus: — Quantas são as árvores! Mas nem todas dão frutos. Quantos são os frutos! Mas nem todos são bons. Quantas são as ciências! Mas nem todas são úteis.
Disse Jesus: — Não se atiram pérolas aos porcos, pois a sabedoria vale mais que as pérolas, e quem a deprecia, é pior que os porcos.
Disse Jesus: — Como vai ser contado entre os sábios aquele que, depois de estar trilhando a senda que conduz à vida futura, dirige seus passos na direção deste mundo? E como vai ser contado entre os sábios aquele que busca a palavra de Deus para anunciá-la aos demais e não para colocá-la em prática?
Disse Jesus: — Feliz daquele que abandona a paixão do momento por uma promessa que ainda não viu.
Disse Jesus: — Acautelai-vos ao olhar para as mulheres, pois evidentemente isto gera a concupiscência no coração, e é suficiente para excitar a tentação.
Disse Jesus: — Não podem estar juntos, ao mesmo tempo, no coração do crente, o amor a este mundo e o amor à vida futura. Da mesma maneira que a água e o fogo não podem tampouco permanecer juntos em um mesmo continente.
Disse Jesus: — Quem busca ao mundo se parece com o homem que bebe água do mar. Quanto mais bebe, tanto mais aumenta sua sede, até que a água acabe por matá-lo.
Disse o Messias: — Feliz daquele a quem Deus ensina seu livro porque não morre soberbo depois disso.
Dizia Jesus aos filhos de Israel: — Recomendo-vos a água pura, as ervas silvestres e o pão de cevada. E tendes cuidado com o pão de trigo, pois nunca podereis dar a Deus abundantes graças por ele.
Conta-se que Jesus, filho de Maria, disse à assembléia de sábios: — Haveis abandonado a senda da verdade e haveis amado o mundo. Não obstante, deixais aos vossos reis o domínio deste, assim como eles hão deixado a vós, o da sabedoria.
Conta-se que Jesus disse a seus apóstolos: — Não vos ensinei a glorificar-vos, mas a trabalhar. A sabedoria não consiste certamente em palavras de sabedoria, mas em sabedoria aplicada.
Disse o Messias à assembléia de apóstolos: — Quantas são as lâmpadas que o vento apaga! A quantos servos de Deus a vaidade corrompe!
Disse Jesus: — Dois são meus amigos. Quem os ama, a mim ama; quem entretanto, os odeia, a mim odeia; são, a saber, a pobreza e a mortificação da cobiça.
Disse Ele: — Coisa mais gloriosa, feliz e perfeita é dar e não receber.
Disse o Messias: — Se fordes fiéis no que é pequeno, que se vos dará no grande? Pedi o grande e se vos dará o pequeno. Pedi o celestial e se vos dará o terreno.
Disse Jesus: — Poucas coisas do mundo servem para a única coisa necessária. Resistamos a toda a iniqüidade, tenhamos-lhe ódio.
Assim falou Jesus: — Se vos congregais em meu nome e não cumprirdes meus mandamentos, vos abominarei e vos direi: afastai-vos de mim, não vos conheço, obreiros da iniqüidade.
Disse Jesus, o filho de Maria: — Sois como cordeiros em meio aos lobos. Mas depois de sua morte, os cordeiros não temem os lobos. Assim, não temais que vos matem, pois que depois de haverdes morrido, nada poderão fazer-vos de mal. Mas temei aqueles que, depois de mortos, têm poder para atirar vosso corpo e vossa alma à Geena do fogo.
Disse o Cordeiro: — Conservai casta vossa carne e sede imaculados em vosso mais secreto interior, para que possais ser dignos da vida eterna.
Assim pregou Ele: — Eu sou a porta que conduz ao Pai. Minha carne é o pão da vida celeste e meu sangue uma bebida divina. O Espírito Santo sabe de onde vem e para onde vai, e castiga o que está oculto. Ninguém conheceu o Pai, a não ser o Filho, e aquele a quem o Filho o quis desvelar; nem ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai.
Lamentou Jesus: — Sempre desejo ouvir sermões inspirados pelo Espírito Divino, e não tenho quem mos pronuncie.
Falou Jesus: — Se não fizerdes o destro como o sinistro, o que está acima como se estivesse abaixo e o que está à frente como se estivesse atrás, não conheceis o Reino de Deus.
Ele disse: — Mais vale morrer em Deus que reinar sobre a terra toda, de um extremo ao outro, pois de que serve ao homem possuir o mundo inteiro se é escravo em sua alma?
Ordenou Ele: — A qualquer um que te peça, dá-lhe.

Informações Gerais:
O Agrapha de Jesus é um termo cunhado por 18o século alemão estudioso JG Körner para dizeres atribuída a Jesus Cristo que não estão contidos no Evangelho. Em 1897 e 1903 valioso papyri contenham tais ditos foram descobertos em Oxyrhyncus, no que é agora o Egipto. Um livro de tais ditos de Jesus foi, no início tradições, atribuída a São Mateus, um dos 12 apóstolos. A designação agrapha (grego, "as coisas não escritas") reflecte a opinião de que esses ditos representam a sobrevivência de uma tradição oral que desenvolveram independentemente da tradição consubstanciado na escrita Evangelhos. A maioria dos provérbios são preservadas no Talmud, no Evangelho de Thomas apócrifos, nos escritos dos Padres da Igreja, e em diversas fontes muçulmanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário