sexta-feira, 17 de julho de 2015

Devemos ajudar os outros?

Sim.
Rm 15:12 - Portanto, cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação.

I Co 10:33 - Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar.

Não.
Gl 1:10 - Porque persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.

------------------------------------------------------------------- 
Descontradizendo:
Por Guilherme Born:

Vamos aos textos na NVI
Romanos 15:2 - Cada um de nós deve agradar ao seu próximo para o bem dele, a fim de edificá-lo.

I Co 10:33 - Também eu procuro agradar a todos, de todas as formas. Porque não estou procurando o meu próprio bem, mas o bem de muitos, para que sejam salvos.

Gálatas 1:10 - Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo.

O problema se encontra na palavra “agradar”. Vamos ver seu significado:
de agrado
v. int.,
ser agradável;
fazer-se querer, causar satisfação a;

Ser agradável, ou seja, ser uma pessoa agradável, a qual todos gostam de estar junto;
Causar satisfação aos outros, ou seja, agradar aos outros (podemos considerar fazer a vontade do outro, agradando-o).

Primeiramente, agradar nada tem a ver com ajudar. Ajudar é uma coisa e agradar é outra totalmente diferente. Creio que não preciso explicar o significado de cada uma.

Agora vamos aos contextos:
Romanos 15
1 Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.
2 Cada um de nós deve agradar ao seu próximo para o bem dele, a fim de edificá-lo.
3 Pois também Cristo não agradou a si próprio, mas, como está escrito: “Os insultos daqueles que te insultam caíram sobre mim”.

O que Paulo quis dizer nesses versículos? Que deixemos a nossa própria satisfação, a nossa vontade, o agrado a nós mesmos, para satisfazer nosso próximo em coisas boas para a edificação dele, ou seja, para que cooperem com o crescimento espiritual do nosso próximo, assim, conseqüentemente, fazendo ou satisfazendo a vontade de Deus.

I Coríntios 10:
31 Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.
32 Não se tornem motivo de tropeço, nem para judeus, nem para gregos, nem para a igreja de Deus.
33 Também eu procuro agradar a todos, de todas as formas. Porque não estou procurando o meu próprio bem, mas o bem de muitos, para que sejam salvos.

O que Paulo quis dizer nesse contexto?

A mesma coisa que disse em Romanos. Deixe de satisfazer a si próprio para satisfazer ao seu próximo, cooperando com seu crescimento e sua salvação, conseqüentemente, fazendo a vontade de Deus (façam tudo para a Glória de Deus)

Agora vamos ver o que está em Gálatas:
Gálatas 1
10 Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo.

O que o texto está nos mostrando? Que Paulo não está interessado em satisfazer AS VONTADES dos homens e sim a de Deus. Ele não se preocupava em obter a aprovação dos homens e de Deus, pois ele já fazia a vontade dEle, isso era o que lhe bastava. Se ele quisesse agradar (satisfazer a vontade) dos homens, ele não serviria a Cristo. Continuaria servindo Roma na perseguição aos cristãos.

Ou seja, é a mesma coisa que acontece nos versículos de Romanos e I Co. Porém o ponto de vista da narrativa é diferente. Em Romanos e I Co Paulo nos diz para satisfazermos o nosso próximo com coisas que cooperem com a Edificação e salvação do mesmo, e conseqüentemente, a vontade de Deus. Já em Gálatas, Paulo nos mostra que ele não faz as coisas para satisfazer a vontade dos homens, e sim a de Deus. Vontades estas que não cooperavam com nada (dos homens), de acordo com todo o contexto.

Conclusão:
Não há nenhuma contradição, pois os textos, falam das mesmas coisas, porém com pontos de vista diferentes, enfatizando assuntos diferentes (vontade de Deus X vontade dos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário