sexta-feira, 31 de julho de 2015

Devemos obedecer as leis dos homens ou a lei divina?

Devemos obedecer a lei de Deus em lugar das dos homens.
At 5:29 - Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.

Devemos obedecer as leis dos homens.
Rm 13:1-2 - Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus. Por isso, quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.

I Pe 2:13 - Sujeitai-vos, pois, a toda ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior;

----------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:

A pergunta é: Devemos obedecer as leis dos homens ou a lei divina?

A resposta é: Ambas!

Observe o que a BDC sugere:

“Devemos obedecer a lei de Deus em lugar das dos homens”.

Eles dizem que o versículo abaixo está afirmando o título acima, será? Vamos ao texto:

At 5:
29 - "Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens".

Por que Pedro disse isso? Vamos ao contexto:
28 - "Não vos admoestamos nós expressamente que não ensinásseis nesse nome? E eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem".

Primeiramente, que havia sido o Sumo Sacerdote que intentou proibi-los de pregar o Evangelho. O que acontece é que isso não está se tratando de uma Lei. Não há uma lei levítica nesse caso que diga: “É proibido anunciar o Evangelho”. Por isso não se trata de uma Lei. Se trata do interesse pessoal do Sumo Sacerdote de querer proibir os apóstolos de pregar o Evangelho.

Em segundo lugar, há o conflito de duas autoridades nesse caso, a ordenança de Deus de que se pregue o Evangelho, e a proibição do Sumo sacerdote para que não se pregue o Evangelho. A autoridade superior nesse caso é Deus. A ordenança de uma autoridade superior sempre está acima da autoridade daquele que está abaixo dela. Como não há nenhuma Lei escrita no caso, o que vale é a posição de autoridade daquele que deu a ordem: Deus x Sumo Sacerdote. Deus é a autoridade superior sobre a o Sumo Sacerdote. Logo, Pedro tem o dever de obedecer a autoridade superior nesse caso.

Por isso, é diante da proibição (Ordem do Sumo Sacerdote) de que se pregue o Evangelho e o nome de Jesus (Ordem de Deus) que Pedro responde ao sacerdote:
29 - "Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens".

Ou seja, diante da alternativa, ou obedecer a Deus ou obedecer aos homens, a Bíblia dirá "obedeça a Deus!". Obedecer à Deus não implica em desobedecer a lei dos homens. Porém, se houver uma situação em que devemos escolher entre obedecer a Deus ou aos homens, devemos obedecer a Deus, Pois Deus é a autoridade superior.

Portanto, não há nenhuma contradição!


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário