sexta-feira, 10 de julho de 2015

Paulo viu Jesus no caminho para Damasco?


Sim.
I Co 9:1 - Não sou eu apóstolo? Não sou livre? Não vi eu a Jesus Cristo, Senhor nosso? Não sois vós a minha obra no Senhor?

Não.
At 9:8 - E Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.

----------------------------------------------------------------------- 
Descontradizendo:
Por Guilherme Born:
8 - "E Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco".

O texto diz que Paulo não via a ninguém porque estava cego. Ele ficou assim por três dias.

O texto de Atos que se refere a Saulo não ver Jesus está explícito em relação a cegueira que Saulo adquiriu após ver Jesus e conversar com Ele. Vejam que o texto é bem claro e explícito:

8 - "E Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco".

Quem o conduziu? Os homens que estavam com Saulo. Porque ele precisaria se guiado pela mão? Porque estava cego.

Agora, porém, o texto de I Co não está se referindo literalmente a Saulo ter visto (enxergado) Jesus.

Porém é especulação dizermos que ele não viu Jesus antes de ficar cego. Pois o texto em Atos diz que apenas os homens que estavam com ele não enxergavam, mas não diz que Paulo não enxergou. Só diz que tinham que conduzi-lo pela mão, ou seja, ele ficou cego após o encontro.

Agora alegar contradição é burrice porque, logo em seguida a cegueira de Saulo, Ananias foi ao encontro de Saulo e disse que o mesmo havia "visto" Jesus. Ou seja, em I Co, Paulo diz que viu Jesus e em Atos, Ananias também afirma que Saulo (Paulo) havia visto Jesus. Onde temos então uma contradição? Em lugar algum!

Ananias e Paulo, ao relatarem o encontro de Paulo e Jesus, quando dizem que ele viu a Jesus, utilizam o verbo "ver" no lugar de "encontrar".

Mas é especulação afirmarmos que isso o "ver" não é literal, pois o texto não nos dá informações sólidas acerca de informação de que ele viu (enxergou) ou não a Jesus.

Conclusão:

Não há contradição

4 comentários:

  1. Não sabe nem interpretar o significado do primeiro versículo de 1 corintios e quer ler o resto. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Amigos paulo que era saulo só cegou justamente por conta dele ter visto a jesus que estava na Glória do pai
    Então quando ele viu chegou por causa justamente do poder de Deus" Não é que ele viu face a face ele escultou a voz de jesus. E quando olhou. Ele não aguentou o poder de jesus

    ResponderExcluir
  3. É simples. Estêvão viu Jesus à direita de Deus (Atos 7:56). Saulo não resistiu a Sua glória e ficou cego (Atos 9:3-8) Então apenas os justos podem ver a Jesus ressuscitado (1 Tessalonicenses 4:15-17). Já os impios serão fulminados (2 Tessalonicenses 2:8).

    ResponderExcluir