terça-feira, 21 de julho de 2015

É correto amaldiçoar alguém?

Não amaldiçoe ninguém.
Rm 12:14 - abençoai aos que vos perseguem; abençoai e não amaldiçoeis.

É correto amaldiçoar algumas pessoas.
I Co 16:22 - Se alguém não ama o Senhor Jesus Cristo, seja anátema; maranata!

------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
A BDC tem o péssimo costume como sempre de tirar o texto do seu contexto e aplicá-lo em qualquer situação. Então diante da pergunta: "É correto amaldiçoar alguém?", vamos aos contextos:

O texto de Rm 12:14 está dizendo: Não amaldiçoe ninguém"?

Rm 12:14 - "abençoai aos que vos perseguem; abençoai e não amaldiçoeis".

O texto está dizendo que em caso de perseguição de alguém a sua pessoa, não amaldiçoe esta pessoa e ponto final.

Qualquer acréscimo a isso é mera especulação!

Agora no caso de I Co 16:22, se trata de ser "correto amaldiçoar algumas pessoas"? Paulo está amaldiçoando quem não ama à Deus. Ou está dizendo que quem não ama à Deus está debaixo de maldição?

I Co 16:22 - "Se alguém não ama o Senhor Jesus Cristo, seja anátema; maranata!"

No grego a palavra "anathema" significa amaldiçoado.

Porém, o sentido que Paulo está dizendo não é que a pessoa só se torna anathema depois que ele ou qualquer outro cristão lança tal maldição sobre aquele que não ama à Deus. O sentido é que todo aquele que não ama à Deus é maldito. Não por meio de minhas palavras, mas porque não ama à Deus. Esta é uma condição de escolha do indivíduo. É o indivíduo que se coloca debaixo desta condição e não nós cristãos que o colocamos.

Ex. Digamos que sou um professor, e que eu chego para os meus alunos e digo: "Quem não estuda que seja um ignorante (sem conhecimento)!". Os meus alunos que não estudam, serão ignorantes porque não estudam, ou, serão ignorantes porque eu disse que serão? É óbvio que serão ignorantes por não estudarem. O mesmo se diz do texto de I Co 16:22: Ser amaldiçoado é uma condição de toda aquele que não ama à Deus, e não porque Paulo ou qualquer outro cristão assim determina para alguém. Não somos nós que determinamos isto, e sim a escolha própria do indivíduo!

Conclusão:
O Texto de Romanos está dizendo exclusivamente de em caso de perseguição não amaldiçoe ninguém. Já o texto de I Coríntios está falando da condição em que o indivíduo mesmo se coloca debaixo de maldição quando escolhe não amar à Deus.

Portanto, não há nenhuma contradição!


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário