quinta-feira, 9 de julho de 2015

Paulo foi malicioso?

Sim, ele foi malicioso.
II Co 12:16 - Mas seja assim, eu não vos fui pesado; mas, sendo astuto, vos tomei com dolo.

Não, ele não tinha malícia.
I Te 2:3 - Porque a nossa exortação não foi com engano, nem com imundícia, nem com fraudulência;

------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
Por Pipe

Seria uma contradição, se a BDC estivesse usando dois textos pertencentes a mesma carta. Porém, a BDC usa um texto de Paulo aos Corintos, dizendo palavras referentes a sua estratégia para com os corintos, e o aplica na carta aos tessalonicenses.

Isto é o mesmo que eu escrever para um amigo nos EUA dizendo que eu nunca agi com astúcia para com ele; e ao mesmo tempo escrever a um amigo na Inglaterra, dizendo que fui astuto na minha relação com ele. Daí alguém pega as duas cartas e diz que eu estou me contradizendo. Isto tem sentido? É lógico que não. Eu não fui astuto para o meu amigo dos EUA e não para com o da Inglaterra.

Conclusão:
Paulo foi astuto para com os Corintos. Porém, não o foi para com os tessalonicenses. Seria uma contradição, se Paulo tivesse dito que não fora astuto para com os coríntios.

Portanto, não há nenhuma contradição!


Por Guilherme Born:
Com o texto pela NVI a contradição some:
II Co 12:16 - Seja como for, não lhes tenho sido um peso. No entanto, como sou astuto, eu os prendi com astúcia.

I Ts 2:3 - Pois nossa exortação não tem origem no erro nem em motivos impuros, nem temos intenção de enganá-los;

A palavra astúcia tem vários significados e três deles são "esperteza", "agilidade" e "má-índole."
Em II Co, Paulo, de acordo com o contexto do versículo, diz que utilizou de esperteza, ou agilidade. Pois ele não necessitava do dinheiro do povo, pois sua agilidade para com as coisas era o suficiente.

Já em I Ts, ele diz que não usa de má-índole para com os tessalônicos. Ou seja, os assuntos são totalmente diferentes. Dizem respeito a coisas totalmente diferentes, ou seja, é totalmente errada a colocação da BDC ao afirmar que estes dois versículos se contradizem. Isso só poderia ocorrer se o assunto fosse o mesmo e com as mesmas pessoas.


Portanto não há contradição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário