sábado, 10 de outubro de 2015

Jesus disse: antes que o galo cante ou antes que o galo cante duas vezes?


Antes que o galo cante:
Mt 26:34 - Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás.

Lc 22:34 - Mas ele disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces.

Jo 13:38 - Respondeu-lhe Jesus: Tu darás a tua vida por mim? Na verdade, na verdade te digo que não cantará o galo, enquanto me não tiveres negado três vezes.

Antes que o galo cante duas vezes:
Mc 14:30 - E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás.

------------------------------------------------------------------------------

Descontradizendo:
Observe que os quatro textos estão dizendo a mesma coisa com relação ao número de vezes que Pedro negaria Jesus:

Mt 26:34 - "Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás".

Lc 22:34 - "Mas ele disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces".

Jo 13:38 - "Respondeu-lhe Jesus: Tu darás a tua vida por mim? Na verdade, na verdade te digo que não cantará o galo, enquanto me não tiveres negado três vezes".

Mc 14:30 - "E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás".

A ênfase dos quatro evangelistas não está na quantidade de vezes que o galo cantaria, e sim, na quantidade de vezes que Pedro negaria Jesus. O que Marcos fez foi apenas acrescentar ao seu escrito o número de vezes que o galo cantou.

Gleason Archer comenta: "Acrescentar informações não é a mesma coisa que contradizer; um testemunho mais informativo não desfaz necessariamente um outro, mais breve". ("Enciclopédia de Temas Bíblicos"; ed. Vida; pg.287)

E é exatamente isto que diz respeito a estes textos. Os três primeiros evangelistas, disseram apenas que Pedro negaria Jesus antes que o galo cantasse, sem se preocupar com o número de vezes que ele cantaria. Isto não contraria Marcos. Se trata apenas de um reducionismo. E, no caso de Marcos ele apenas acrescenta que o galo cantaria duas vezes depois que Pedro negasse Cristo três vezes.

O fato dos três evangelistas disserem: "antes que o galo cante", não anula a quantidade de vezes que o galo tenha cantado. Pois afinal, Pedro negou Jesus apenas depois que o galo cantou.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário