sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Jesus julgará as pessoas?


Jesus julgará todos.
Jo 5:22 - E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo,

Jo 5:27 - E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do Homem.

II Co 5:10 - Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal.

Jesus não julgará ninguém.
Jo 8:15 - Vós julgais segundo a carne, eu a ninguém julgo.

Jo 12:47 - E, se alguém ouvir as minhas palavras e não crer, eu não o julgo, porque eu vim não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.
--------------------------------------------------------------------------

Descontradizendo:
Os textos tem duas implicações: Presente e futuro.

Os primeiros textos usados pela BDC estão corretos no que diz respeito ao tempo usado (futuro). Eles realmente estão dizendo que Jesus julgará na Parousia toda a humanidade:

Jo 5:22 - "E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo,"

Jo 5:27 - "E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do Homem".

Sabe por que eu afirmo que isto está no futuro e não no presente do escrito? Leiam o restante do contexto:
28 - "Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz".
29 - "E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação".
30 - "Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo, e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai, que me enviou".

Jesus está literalmente falando que o juízo que lhe foi confiado somente será manifesto na sua plenitude na Parousia. Ele está dizendo que enquanto este dia não chegar, ele ainda não estava exercendo este juízo e sim disposto a perdoar os nossos pecados. Porém, quando a ressurreição dos mortos chegar, aí sim, Ele julgará todos os mortos.

É com isto em mente que Paulo afirma:
II Co 5:10 - "Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal".
Maranata!

Agora vamos ao tempo dos versículos que a BDC usa para dizer que: Jesus não julgará ninguém.

Jo 8:15-16 - "Vós julgais segundo a carne, eu a ninguém julgo. E, se, na verdade, julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou eu só, mas eu e o Pai, que me enviou".
A palavra “julgo” está no tempo presente e não no futuro. Jesus não disse que não julgará ninguém. Ele disse não julgo, ou seja, no presente não julga, mas o próprio autor (João) é quem relata que Ele afirma que no dia do juízo, Ele exercerá o juízo que lhe foi delegado pelo Pai.

Jo 12:47 - "E, se alguém ouvir as minhas palavras e não crer, eu não o julgo, porque eu vim não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo".
Outra vez o texto está se referindo ao presente. A primeira vez que Jesus veio a este mundo, Ele não veio para julgar. Porém, na segunda vez que vier a este mundo, virá para julgar.

Observe o que diz o próximo versículo de Jo 12:
48 - "Quem me rejeitar a mim e não receber as minhas palavras já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último Dia".
Quando será o juízo? No último dia!

Conclusão:

Não há nenhuma contradição!

2 comentários:

  1. E aí Pipe, como vais desde o fim do saudoso Orkut?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos ai meu querido. Quanto tempo Saga.Um abração em Cristo.

      Excluir