quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Jesus sabe de tudo?

Sim, ele sabe
Jo 16:30 - Agora, conhecemos que sabes tudo e não precisas de que alguém te interrogue. Por isso, cremos que saíste de Deus.

Jo 21:17 - Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

Cl 2:2-3 - para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em caridade e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus -- Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.

Não, ele não sabe
Mt 24:36 - Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai.

Mc 13:32 - Mas, daquele Dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.

------------------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
Mt 24:36 - "Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai".

Mc 13:32 - "Mas, daquele Dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai".

Zacarias de Aguiar Severa no seu "Manual de teologia sistemática" pela A. D. Santos Editora, comenta a respeito da natureza humana de Jesus:
"Ele esteve sujeito às limitações físicas, como cansaço (Jo 4:6), fome (Mt 21:18), sede (Mt 11:19). Sofreu intensa agonia de alma e corpo antes da morte física (Mc 14:33-36; Lc 22:63; 23:33). Experimentou todas as categorias de emoções humanas: alegria (Lc 10:21), tristeza (Mt 26:37), amor (Jo 11:5), compaixão (Mt 9:36), surpresa (Lc 7:9), ira (Mc 3:5). Padeceu e morreu nas mãos dos homens (Lc 22:44; Jo 19:33). Todos estes fatores indicam que Cristo era humano". (pg.228)

Continua a respeito do seu conhecimento limitado:
"Embora Cristo fosse incomparavelmente superior aos homens no seu conhecimento (Jo 1:47; 4:29; Lc 6:8; 9:47) e compreendesse a Escritura do AT de maneira singular (Mt 22:29; 26:54-56; Lc 4:21ss; 24:27 e 44ss), contudo, o conhecimento de Cristo mostrava-se de alguma forma limitado (Mc 5:30ss; 6:38; 9:21; Lc 2:46; Mc 13:32). Esta circunstância de ter seu conhecimento limitado evidencia sua natureza humana". (pg.229)

Comenta ainda sobre o estado de humilhação de Cristo:
"Como ser humano, ele, que é a segunda Pessoa da Santíssima Trindade, passou a ser, em tudo, dependente da Terceira Pessoa, o Espírito Santo. Ele foi gerado pelo Espirito Santo (Lc 1:34-35), ungido pelo Espírito (Mt 3:16), conduzido à tentação pelo Espírito (Mt 4:1), levado à cruz pelo Espirito (Hb 9:4), ressuscitado pelo Espírito (Rm 8:11), fortalecido pelo Espírito para realizar as obras (Mt 12:28; At 1:2; 10:38)". (pg.237)

Jesus se esvaziou:
Filipenses 2:
6 - "que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus".
7 - "Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;"
8 - "e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz".

As suas limitações estavam perfeitamente ligadas a sua condição como humano. Foi um ato de escolha própria que o colocou nesta condição.

É diante desta condição que Ele diz que não sabia o dia a não ser o Pai.

Porém, esta era uma condição que estava limitada enquanto homem e não após a ressurreição:
Cl 2:2-3 - "para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em caridade e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus -- Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência".

Paulo está falando do Cristo glorificado e não da encarnação.

Vamos ver o contexto dos outros textos para ver do que estão falando quando dizem que Jesus sabia tudo.
________________________________________________
Descontradizendo Jo 16:30:
Jo 16:30 - "Agora, conhecemos que sabes tudo e não precisas de que alguém te interrogue. Por isso, cremos que saíste de Deus".

Vamos ao contexto:
19 - "Jesus percebeu que queriam interrogá-lo, e lhes perguntou:..."

O que havia acontecido?
Os discípulos estavam querendo interrogar Jesus acerca do que ele havia dito. Porém, antes mesmo de perguntarem, Jesus percebe neles que ficaram sem entender o que havia dito. Jesus lhes responde de maneira mais clara. É então diante disto, que eles falam:

29-30 - "Disseram os seus discípulos: Agora falas abertamente, e não usas nenhuma figura. Agora percebemos nque sabes tudo, e não é preciso que alguém te interrogue. Por isso cremos que vieste de Deus".

Eles ficaram admirados que Jesus respondeu a eles sem que houvessem feito a pergunta que fizeram uns aos outros. É diante disto, que falam: "Sabes tudo, e não é preciso que alguém te interrogue".

O termo "sabes tudo" está ligado ao que se passa pela cabeça das pessoas. Jesus sabia tudo o que eles pensavam. É disto que o texto está falando. Daí a BDC ligar isto ao que Jesus disse a respeito de não saber o dia, tirar totalmente do contexto o que os discípulos disseram e aplicá-lo em qualquer situação se trata de uma distorção daquilo que o texto está verdadeiramente falando.

Está afirmação não anula o que Jesus disse por não saber o dia e nem a hora em que aquelas coisas aconteceriam.

Ele sabia de tudo o que se passava na mente de seus discípulos. Porém, não sabia a respeito do dia do juízo enquanto humano. Como já Zacarias disse antes, esta era uma das limitações humanas que estavam sobre ele.

Portanto, a palavra "tudo" ali, diz respeito ao que se passava na mente deles, e não a respeito de tudo no sentido onisciente.
_________________________________________________
Descontradizendo Jo 21:17:
Jo 21:17 - "Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas".


Opa! Aqui Jesus havia ressuscitado e já habitava um corpo glorificado que não estava mais limitado a condição em que Jesus estava antes da cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário