sexta-feira, 9 de outubro de 2015

O galo cantou antes ou depois da negação de Pedro?


Pedro negou Jesus três vezes antes de o galo cantar:
Mt 26:70, 72 e 74 - Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes... E ele negou outra vez, com juramento: Não conheço tal homem... Então, começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou.

Lc 22:57-60 - Porém ele negou-o, dizendo: Mulher, não o conheço. E, um pouco depois, vendo-o outro, disse: Tu és também deles. Mas Pedro disse: Homem, não sou. E, passada quase uma hora, um outro afirmava, dizendo: Também este verdadeiramente estava com ele, pois também é galileu. E Pedro disse: Homem, não sei o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo.

Jo 18:17 e 25-27 - Então, a porteira disse a Pedro: Não és tu também dos discípulos deste homem? Disse ele: Não sou. E Simão Pedro estava ali e aquentava-se. Disseram-lhe, pois: Não és também tu um dos seus discípulos? Ele negou e disse: Não sou. E um dos servos do sumo sacerdote, parente daquele a quem Pedro cortara a orelha, disse: Não te vi eu no horto com ele? E Pedro negou outra vez, e logo o galo cantou.

O galo cantou depois da primeira negação de Pedro:
Mc 14:67-72 - e, vendo a Pedro, que estava se aquentando, olhou para ele e disse: Tu também estavas com Jesus, o Nazareno. Mas ele negou-o, dizendo: Não o conheço, nem sei o que dizes. E saiu fora ao alpendre, e o galo cantou. E a criada, vendo-o outra vez, começou a dizer aos que ali estavam: Este é um dos tais. Mas ele o negou outra vez. E, pouco depois, os que ali estavam disseram outra vez a Pedro: Verdadeiramente, tu és um deles, porque és também galileu. E ele começou a imprecar e a jurar: Não conheço esse homem de quem falais. E o galo cantou segunda vez. E Pedro lembrou-se da palavra que Jesus lhe tinha dito: Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás tu. E, retirando-se dali, chorou.

--------------------------------------------------------------------------

Descontradizendo:
A questão é simples, Mateus , Lucas e João não relataram que o galo cantaria duas vezes. Apenas Marcos disse que o galo cantaria duas vezes. Observem diante disto o texto:

67 - "e, vendo a Pedro, que estava se aquentando, olhou para ele e disse: Tu também estavas com Jesus, o Nazareno".
68 - "Mas ele negou-o, dizendo: Não o conheço, nem sei o que dizes. E saiu fora ao alpendre, e o galo cantou".

Obs: O galo canta a primeira vez.

69 - "E a criada, vendo-o outra vez, começou a dizer aos que ali estavam: Este é um dos tais".
70 - "Mas ele o negou outra vez. E, pouco depois, os que ali estavam disseram outra vez a Pedro: Verdadeiramente, tu és um deles, porque és também galileu".
71 - "E ele começou a imprecar e a jurar: Não conheço esse homem de quem falais".
72 - "E o galo cantou segunda vez. E Pedro lembrou-se da palavra que Jesus lhe tinha dito: Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás tu. E, retirando-se dali, chorou".

Conclusão:
Não há nenhuma contradição a luz dos dois tópicos. Pois, uma vez que Mateus, Lucas e João não disseram que o galo cantaria duas vezes, é fato que o galo cantou pela segunda vez depois que Pedro negou Cristo três vezes.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário