terça-feira, 13 de outubro de 2015

Jesus disse que ele sempre estaria com os seus discípulos?

Sim.
Mt 28:20 - ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

Não.
Mt 26:11 - Porquanto sempre tendes convosco os pobres, mas a mim não me haveis de ter sempre.

Mc 14:7 - Porque sempre tendes os pobres convosco e podeis fazer-lhes bem, quando quiserdes; mas a mim nem sempre me tendes.

Jo 12:8 - Porque os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes.

------------------------------------------------------------

Descontradizendo:
Mt 26:11 – ”Porquanto sempre tendes convosco os pobres, mas a mim não me haveis de ter sempre”.

Mc 14:7 – ”Porque sempre tendes os pobres convosco e podeis fazer-lhes bem, quando quiserdes; mas a mim nem sempre me tendes”.

Jo 12:8 – ”Porque os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes”.

Estas palavras de Jesus foram ditas antes ou depois de sua morte na cruz e da ressurreição?
R: Foram ditas antes da cruz e da ressurreição.

Portanto, ela tem duas implicações:
1. Jesus estava se aproximando de sua morte. Diante disto, ele seria tirado dos seus discípulos. Ou seja, eles não o teriam mais.
2. Depois que Jesus subisse ao céu, eles raramente o veriam fisicamente. Sua presença neles seria de maneira espiritual.

Agora vamos ao texto de Mt 28:20 – ”ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!”

Quando foram ditas estas palavras? Estas palavras foram ditas antes ou depois da cruz e da ressurreição?
R: Elas foram ditas depois da ressurreição.

Portanto, a promessa de que estaria sempre com eles foi dada depois dos textos que dizem que nem sempre o teriam. Talvez se tratasse de uma contradição se Jesus tivesse dito isto antes da cruz. Porém, ele as pronunciou depois da ressurreição. E de fato, depois que estas palavras foram ditas, é fato que Jesus permanece na vida de seus discípulos para toda a eternidade. Não de forma física, e sim de maneira espiritual.

Conclusão:
O texto que afirma que estaria sempre com eles foi pronunciado depois da ressurreição. O texto que diz que nem sempre o teriam, foi dito antes de sua morte na cruz quando ele foi tirado de seus discípulos. Com isto em mente, é fato de que Jesus não se contradisse, pois ele foi tirado deles e restituído novamente para sempre. E quando foi restituído a eles, o foi para toda a eternidade. Por isso, Ele pôde dizer: ”e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!”

Portanto, não há nenhuma contradição!


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário