segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Coisas ruins acontecem à pessoas boas?


Coisas ruins acontecem à pessoas boas.
Hc 1:4 - Por esta causa, a lei se afrouxa, e a sentença nunca sai; porque o ímpio cerca o justo, e sai o juízo pervertido.

Hc 1:13 - Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a vexação não podes contemplar; por que, pois, olhas para os que procedem aleivosamente e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?

Hb 12:6 - porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho.

Coisas ruins não acontecem à pessoas boas.
Pv 12:21 - Nenhum agravo sobrevirá ao justo, mas os ímpios ficam cheios de mal.

Pv 19:23 - O temor do SENHOR encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum.

I Pe 3:13 - E qual é aquele que vos fará mal, se fordes zelosos do bem?
----------------------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo vs. por vs.:

Hb 12:6 - porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho.

Obs: A NVI não faz uso da palavra "açoite" e sim da palavra "castigo".

Quando um pai corrige o seu filho, ele está fazendo um mau ao filho?

A resposta é: É claro que não! Pelo contrário. Corrigir ao filho é o maior ato de amor que um pai pode fazer ao seu filho.

A BDC está querendo insinuar que toda vez que um pai corrige e castiga seu filho ele está lhe fazendo um grande mau. Porém isto vai a desencontro a qualquer princípio conhecido pelo homem a respeito de educação de filhos. É óbvio que não estamos falando de violência familiar. Porém, corrigir é um ato de amor.

--------------------------------------------------------------
Hc 1:13:
O livro de Habacuque é um diálogo entre Habacuque e Deus. Vamos ler o diálogo e destacar algumas questões:

Capítulo 1 -
A Primeira queixa de Habacuque
1 - O peso que viu o profeta Habacuque.
2 - Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritarei: Violência! E não salvarás?
3 - Por que razão me fazes ver a iniqüidade e ver a vexação? Porque a destruição e a violência estão diante de mim; há também quem suscite a contenda e o litígio.
4 - Por esta causa, a lei se afrouxa, e a sentença nunca sai; porque o ímpio cerca o justo, e sai o juízo pervertido.

A Resposta de Deus:
5 - Vede entre as nações, e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizo, em vossos dias, uma obra, que vós não crereis, quando vos for contada.
6 - Porque eis que suscito os caldeus, nação amarga e apressada, que marcha sobre a largura da terra, para possuir moradas não suas.
7 - Horrível e terrível é; dela mesma sairá o seu juízo e a sua grandeza.
8 - Os seus cavalos são mais ligeiros do que os leopardos e mais perspicazes do que os lobos à tarde; os seus cavaleiros espalham-se por toda parte; sim, os seus cavaleiros virão de longe, voarão como águias que se apressam à comida.
9 - Eles todos virão com violência; o seu rosto buscará o oriente, e eles congregarão os cativos como areia.
10 - E escarnecerão dos reis e dos príncipes farão zombarias; eles se rirão de todas as fortalezas, porque, amontoando terra, as tomarão.
11 - Então, passarão como um vento, e pisarão, e se farão culpados, atribuindo este poder ao seu deus.

A Segunda queixa de habacuque:
12 - Não és tu desde sempre, ó SENHOR, meu Deus, meu Santo? Nós não morreremos. Ó SENHOR, para juízo o puseste, e tu, ó Rocha, o fundaste para castigar.
13 - Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a vexação não podes contemplar; por que, pois, olhas para os que procedem aleivosamente e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?
14 - E farias os homens como os peixes do mar, como os répteis, que não têm quem os governe?
15 - Ele a todos levanta com o anzol, e apanha-os com a sua rede, e os ajunta na sua rede varredoura; por isso, ele se alegra e se regozija.
16 - Por isso, sacrifica à sua rede e queima incenso à sua draga; porque, com elas, se engordou a sua porção, e se engrossou a sua comida.
17 - Porventura, por isso, esvaziará a sua rede e não deixaria de matar os povos continuamente?

Capítulo 2:
1 - Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei, e vigiarei, para ver o que fala comigo e o que eu responderei, quando eu for argüido.

A Segunda Resposta de Deus:
2 - Então, o SENHOR me respondeu e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler o que correndo passa.
3 - Porque a visão é ainda para o tempo determinado, e até ao fim falará, e não mentirá; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará.
4 - Eis que a sua alma se incha, não é reta nele; mas o justo, pela sua fé, viverá.
5 - Tanto mais que, por ser dado ao vinho, é desleal; um homem soberbo, que não se contém, que alarga como o sepulcro o seu desejo e, como a morte, que não se farta, ajunta a si todas as nações e congrega a si todos os povos.
6 - Não levantarão, pois, todos estes contra ele uma parábola e um dito agudo contra ele, dizendo: Ai daquele que multiplica o que não é seu (até quando!) e daquele que se carrega a si mesmo de dívidas!
7 - Não se levantarão de repente os que te hão de morder? E não despertarão os que te hão de abalar? E não lhes servirás tu de despojo?
8 - Visto como despojaste muitas nações, todos os mais povos te despojarão a ti, por causa do sangue dos homens e da violência para com a terra, a cidade e todos os que habitam nela.
9 - Ai daquele que ajunta em sua casa bens mal adquiridos, para pôr o seu ninho no alto, a fim de se livrar da mão do mal!
10 - Vergonha maquinaste para a tua casa; destruindo tu a muitos povos, pecaste contra a tua alma.
11 - Porque a pedra clamará da parede, e a trave lhe responderá do madeiramento.
12 - Ai daquele que edifica a cidade com sangue e que funda a cidade com iniqüidade!
13 - Eis que não vem do SENHOR dos Exércitos que os povos trabalhem para o fogo e os homens se cansem pela vaidade.
14 - Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar.
15 - Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro! Tu, que lhe chegas o teu odre e o embebedas, para ver a sua nudez,
16 - serás farto de ignomínia em lugar de honra; bebe tu também e sê como um incircunciso; o cálice da mão direita do SENHOR se voltará sobre ti, e vômito ignominioso cairá sobre a tua glória.
17 - Porque a violência cometida contra o Líbano te cobrirá, e a destruição dos animais ferozes os assombrará, por causa do sangue dos homens, e da violência para com a terra, a cidade e todos os seus moradores.
18 - Que aproveitará a imagem de escultura, que esculpiu o seu artífice? E a imagem de fundição, que ensina a mentira, para que o artífice confie na obra, fazendo ídolos mudos?
19 - Ai daquele que diz ao pau: Acorda! E à pedra muda: Desperta! Pode isso ensinar? Eis que está coberto de ouro e de prata, mas no meio dele não há espírito algum.
20 - Mas o SENHOR está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra.

Habacuque está indignado que nações gentias estão vindo para destruir o povo "justo" de Israel. E Deus lhe dá uma resposta clara: "- Justo?. Você acha que este povo é justo? Este povo que construiu cidades em cima do sangue de outros? Este povo idólatra? Este povo que se prostituíu?". Habacuque chama Israel de justo, e Deus lhe responde que de justo não tem nada. Que justo é aquele que vive pela fé . Uma fé que é demonstrada em atos de justiça. E não isto que este povo está fazendo. Israel foi chamado por Deus para ser um povo separado e para ser benção para os povos. E ele não estava fazendo o que Deus lhe incumbiu de fazer. E ainda tem gente que tem a cara de pau de dizer que se Israel não tivesse rejeitado a Cristo, nós não seríamos salvos. Daí eu pergunto: "- A é? E onde fica o chamado de Deus a Abraão de que nEle Deus abençoaria todas as nações?".

Continuando o contexto...

A Oração de habacuque:
Capítulo 3:
1 - Oração do profeta Habacuque sob a forma de canto.
2 - Ouvi, SENHOR, a tua palavra e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia.

Obs: Opa! Parece que a postura de Habacuque mudou. Não vejo mais revolta nas palavras dele. Parece que agora ele começa até a concordar com Deus e a clamar por misericórdia e não por justiça.

3 - Deus veio de Temã, e o Santo, do monte de Parã. (Selá) A sua glória cobriu os céus, e a terra encheu-se do seu louvor.
4 - E o seu resplendor era como a luz, raios brilhantes saíam da sua mão, e ali estava o esconderijo da sua força.
5 - Adiante dele ia a peste, e raios de fogo, sob os seus pés.
6 - Parou e mediu a terra; olhou e separou as nações; e os montes perpétuos foram esmiuçados, os outeiros eternos se encurvaram; o andar eterno é seu.
7 - Vi as tendas de Cusã em aflição; as cortinas da terra de Midiã tremiam.
8 - Acaso é contra os rios, SENHOR, que estás irado? Contra os ribeiros foi a tua ira ou contra o mar foi o teu furor, para que andasses montado sobre os teus cavalos, sobre os teus carros de salvação?
9 - Descoberto se fez o teu arco; os juramentos feitos às tribos foram uma palavra segura. (Selá) Tu fendeste a terra com rios.
10 - Os montes te viram e tremeram; a inundação das águas passou; deu o abismo a sua voz, levantou as suas mãos ao alto.
11 - O sol e a lua pararam nas suas moradas; andaram à luz das tuas flechas, ao resplendor do relâmpago da tua lança.
12 - Com indignação marchaste pela terra, com ira trilhaste as nações.
13 - Tu saíste para salvamento do teu povo, para salvamento do teu ungido; tu feriste a cabeça da casa do ímpio, descobrindo os fundamentos até ao pescoço. (Selá)
Eis aí o Deus da misericórdia vindo em socorro do seu povo!
14 - Tu abriste com os seus próprios cajados a cabeça dos seus guerreiros; eles me acometeram tempestuosos para me espalharem; alegravam-se, como se estivessem para devorar o pobre em segredo.
15 - Tu, com os teus cavalos, marchaste pelo mar, pela massa de grandes águas.
16 - Ouvindo-o eu, o meu ventre se comoveu, à sua voz tremeram os meus lábios; entrou a podridão nos meus ossos, e estremeci dentro de mim; descanse eu no dia da angústia, quando ele vier contra o povo que nos destruirá.
17 - Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas,
18 - todavia, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação.

Ué? Cadê o Habacuque murmurão, reclamão, que estava peitando Deus? Agora ele diz que, mesmo que falte tudo, ele exultará no Deus da Salvação.
Deus do quê?
Deus da SALVAÇÃO!

19 - JEOVÁ, o Senhor, é minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de música.)

Não há nenhuma contradição. Pois Habacuque estava apenas fazendo uma oração sincera à Deus do seu ponto de vista do que estava presenciando com respeito ao juízo de Deus. Porém, quando Deus lhe responde a razão do que estava acontecendo, ele muda o seu discurso e concorda com Deus.
_____________________________________________
Conclusão Geral:
Este conceito reducionista que a BDC faz de tudo aquilo que a Bíblia diz é ridículo. Pois toda a promessa de Deus e a experiência no AT obedece o aspecto de que o homem deve fazer a parte que lhe compete. Pois, quando o homem quebra a parte que lhe compete na aliança, Deus não tem obrigação nenhuma de cumprir a sua parte também. Pois todo o contrato tem a cláusula de que se um não cumprir o trato, a aliança e as promessas do acordo se desfazem.
Diante disto, Deus agirá apenas de acordo com a sua misericórdia e não porque é obrigado a fazê-lo ou baseado em alguma promessa.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário