sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Quando Nabucodonosor veio a Jerusalém?


No terceiro ano do reinado de Jeoaquim.
Dn 1:1 - No ano terceiro do reinado de Jeoaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei da Babilônia, a Jerusalém e a sitiou.

Somente depois do quarto ano.
Jr 25:1 - Palavra que veio a Jeremias acerca de todo o povo de Judá, no ano quarto de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá (que é o primeiro ano de Nabucodonosor, rei da Babilônia),
-------------------------------------------------------------------------------

Descontradizendo:
Gleason Archer responde esta:
"Ambos os versículos estão corretos. Nabucodonosor foi coroado em 605 a.C.; esse, segundo o sistema babilônico teria sido o "ano de acesso" dele.

Seu primeiro ano de reinado, portanto, não começou antes do dia de Ano Novo, em 604.
Mas, de acordo com o sistema judaico, o ano de acesso era contado como o primeiro ano do reinado.

Visto que Jeoaquim subiu ao trono de Judá em 608, pelo faraó Neco, 605 seria o seu quarto ano de reinado (Jeremias teria contado assim, como residente em Jerusalém).

Mas, segundo o cálculo babilônico (que Daniel, como residente na Babilônia, haveria naturalmente de seguir), 605 seria o "terceiro" ano de Jeoaquim (contando seu primeiro ano de reinado a partir do dia de Ano Novo de 607).

É por isso que ambos os registros estão certos; o fato mencionado ocorreu em 605 - o ano da grande vitória de Nabucodonosor na batalha de Carquemis".

Fonte: Gleason Archer; "Enciclopédia de Temas Bíblicos"; pg.243.

A Bíblia de Estudo NVI também concorda com Gleason Archer:
"De acordo com o sistema babilônico de computar os anos do rei, o terceiro ano de Jeoaquim teria sido 605 a.C.,visto que seu primeiro ano completo no trono começou no dia do Ano Novo, depois da sua ascensão em 608 a.C.. Mas, segundo o sistema judaico, que contava o ano da ascensão como o primeiro ano do reinado, esse era o quarto ano de Jeoaquim".


Portanto, não há nenhuma contradição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário