quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Quando as mulheres (ou mulher) chegaram ao sepulcro?


Enquanto ainda era escuro.
Jo 20:1 - E, no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro.

Ao amanhecer.
Mt 28:1 - E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.

Mc 16:1-2 - E, passado o sábado, Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago, compraram aromas para irem ungi-lo. E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol...
-----------------------------------------------------------------------------
Por Guilherme Born

Descontradizendo

Vamos enumerar:
João - De madrugada, ainda escuro.
Mateus - Quando já despontava o primeiro dia da semana.
Marcos - De manhã cedo, ao nascer do Sol.

A "contradição" aparece apenas em João, pois descreve como ainda escuro. Porém a BDC, além de falar as besteiras que fala, não sabe distinguir quando alguém diz AINDA. No caso, João escreveu ainda escuro porque sabia que o dia estava prestas a raiar. Se elas tivessem ido a noite de fato, ele teria escrito a noite e não ainda escuro.

Porém vamos ver o texto na NVI:
João 20:1 - No primeiro dia da semana, bem cedo, estando ainda escuro, Maria Madalena chegou ao sepulcro e viu que a pedra da entrada tinha sido removida.

Preciso dizer mais alguma coisa?

Vamos dar um exemplo:
Se eu marquei uma viagem e meu ônibus sai bem cedo, terei que sair muito mais cedo pra pegar esse ônibus. Então, alguém liga pra mim e pergunta que horas eu saí. Eu digo: Cara, tive que sair de madrugada pra pegar este ônibus. Porém ligam pra minha mulher e perguntam a que horas eu saí. Ela responde: Ele saiu cedo, ainda estava escuro, quase nascendo o sol. Eu e minha mulher estamos nos contradizendo? Obvio que não. É o mesmo caso nos textos bíblicos.

Em Lucas também encontramos a mesma situação:
Lucas 24:1 - E, no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado.

Muito de Madrugada sugere que a madrugada era bem avançada, ou seja, quase amanhecendo. Sendo assim, em conformidade com todos os outros 3 evangelistas.

Conclusão:

Com base nestas informações, não há contradição, pois os autores utilizaram adjetivos diferentes para dizer a mesma coisa, porém que tem o mesmo significado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário