sábado, 14 de dezembro de 2013

A Bíblia ensina que o mundo é quadrado?




APOCALIPSE 7:1 - A Bíblia ensina que o mundo é quadrado?

PROBLEMA: João fala nessa passagem dos "quatro cantos da terra", o que implica que a terra seja um quadrado. Mas a ciência moderna ensina ser ela redonda. Não se trata então de um erro na Bíblia?

SOLUÇÃO: A Bíblia não ensina que o mundo seja quadrado. Antes de tudo, essa é uma figura de linguagem que significa "de toda parte do globo terrestre", ou, como Jeremias se expressou, "dos quatro ângulos do céu" (Jr 49:36). É um modo sucinto de se referir às quatro direções, "norte, sul, leste, oeste". Nesse sentido, a expressão é análoga à frase: "os quatro ventos... do céu" (Jr 49:36).

As únicas referências à forma da terra na Bíblia falam dela como sendo redonda. Isaías falou de Deus, "que está assentado sobre a redondeza da terra..." (Is 40:22). E Jó refere-se ao mundo como que suspenso no espaço, dizendo que Deus “estende o norte sobre o vazio e faz pairar a terra sobre o nada (Jó 26:7)”. Certamente nada há de não-científico nessas afirmações.

Fonte:

Norman Geisler & Thomas Howe; "Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia"; Ed. Mundo Cristão; pg.559.

Nenhum comentário:

Postar um comentário