domingo, 8 de dezembro de 2013

Os pastores roubam o dízimo?

 Questão trazida por um anônimo:

Vejamos:
DEUTER. 14 - QUE na 1ª parte trata de comer animais e na segunda do dízimo....

1- O que era o dízimo?
verso 22 Certamente darás os dízimos de todo o produto da tua semente que cada ano se recolher do campo.

R=Dízimo era a décima parte da produção rural.

2- Quem COMIA o DÍZIMO?
23 E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus por todos os dias.

R=O dizimista comia seu dízimo

3- Em que situação o dízimo podia ser convertido em dinheiro?
24 Mas se o caminho te for tão comprido que não possas levar os dízimos, por estar longe de ti o lugar que Senhor teu Deus escolher para ali por o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado;
25 então vende-os, ata o dinheiro na tua mão e vai ao lugar que o Senhor teu Deus escolher.

R=Quando a fazenda era longe do local do dizimista comer seu dízimo.

4- E o dinheiro do dízimo era usado para comprar o que?
26 E aquele dinheiro darás por tudo o que desejares, por bois, por ovelhas, por vinho, por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; comerás ali perante o Senhor teu Deus, e te regozijarás, tu e a tua casa.

R=O Dizimista comprava comida para festejar.

5- Com quem o dizimista devia repartir os alimentos?
27 Mas não desampararás o levita que está dentro das tuas portas, pois não tem parte nem herança contigo....29 Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), o peregrino, o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda obra que as tuas mãos fizerem.

R=O dízimo era comido pelo dizimista e pelos pobres e os levitas que não tinham direito a ter coisas e terras.

Vejamos:
Os sacerdotes desprezavam a Deus
Malaquias 1:6- O filho honra o pai, e o servo ao seu amo; se eu, pois, sou pai, onde está a minha honra? e se eu sou amo, onde está o temor de mim? diz o Senhor dos exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que temos nós desprezado o teu nome?
Os sacerdotes quebraram o pacto feito com Levi
Malaquias2:4 Então sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que o meu pacto fosse com Levi, diz o Senhor dos exércitos. 5 Meu pacto com ele foi de vida e de paz; e eu lhas dei para que me temesse; e ele me temeu, e assombrou-se por causa do meu nome.6 A lei da verdade esteve na sua boca, e a impiedade não se achou nos seus lábios; ele andou comigo em paz e em retidão, e da iniqüidade apartou a muitos.

Os sacerdotes estavam roubando a Deus quando tiravam os alimentos (da casa do tesouro-templo) e deixavam os pobres passar fome.
Malaquias 3:8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.

Os sacerdotes trouxeram a maldição para a nação todo, que já não alçava mais dízimo e ofertas, pois eles roubavam tudo.
9 Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda.10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa...

Quem afinal PODE ROUBAR DIZIMOS, O POVO QUE NÃO PAGAR OU OS PASTORES QUE INSISTEM EM GUARDAR A LEI E SE APROPRIAR DO DINHEIRO DO POVÃO.?????
--------------------------------------------------

Por Pipe:

Refutando:
O texto está falando da festa das colheitas, ou, festa das semanas, ou ainda mais propriamente, festa de pentecostes.

Era um tempo quando eram apresentadas oferendas no santuário central de Jerusalém

Dt 16:9-12
9 Sete semanas contarás; desde que a foice começar na seara iniciarás a contar as sete semanas.
10 Depois celebrarás a festa das semanas ao SENHOR teu Deus; o que deres será oferta voluntária da tua mão, segundo o SENHOR teu Deus te houver abençoado.
11 E te alegrarás perante o SENHOR teu Deus, tu, e teu filho, e tua filha, e o teu servo, e a tua serva, e o levita que está dentro das tuas portas, e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão no meio de ti, no lugar que o SENHOR teu Deus escolher para ali fazer habitar o seu nome.
12 E lembrar-te-ás de que foste servo no Egito; e guardarás estes estatutos, e os cumprirás.
Era a ocasião da segunda das três peregrinações anuais que todo israelita precisava fazer ao lugar central de adoração, em Jerusalém.

Dt 16:16 Três vezes no ano todo o homem entre ti aparecerá perante o SENHOR teu Deus, no lugar que escolher, na festa dos pães ázimos, e na festa das semanas, e na festa dos tabernáculos; porém não aparecerá vazio perante o SENHOR;

Ex23:17 Três vezes no ano todos os teus homens aparecerão diante do Senhor DEUS.

Ex 34:22-23 Também guardarás a festa das semanas, que é a festa das primícias da sega do trigo, e a festa da colheita no fim do ano. Três vezes ao ano todos os homens aparecerão perante o Senhor DEUS, o Deus de Israel;

As oferendas eram feitas das primícias da produção agrícola e dos primogênitos dos animais:

Dt 15:19-20 Todo o primogênito que nascer das tuas vacas e das tuas ovelhas, o macho santificarás ao SENHOR teu Deus; com o primogênito do teu boi não trabalharás, nem tosquiarás o primogênito das tuas ovelhas. Perante o SENHOR teu Deus os comerás de ano em ano, no lugar que o SENHOR escolher, tu e a tua casa.

Este dízimo que se refere o texto trazido por vc é chamado de segundo dízimo, algo inteiramente distinto dos dízimos ordinários atribuídos aos levitas para seu sustento, em
Nm 18:21 E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam, o ministério da tenda da congregação.

E que era novamente entregue para benefício dos sacerdotes Nm 18:26-28 Também falarás aos levitas, e dir-lhes-ás: Quando receberdes os dízimos dos filhos de Israel, que eu deles vos tenho dado por vossa herança, deles oferecereis uma oferta alçada ao SENHOR, os dízimos dos dízimos. E contar-se-vos-á a vossa oferta alçada, como grão da eira, e como plenitude do lagar. Assim também oferecereis ao SENHOR uma oferta alçada de todos os vossos dízimos, que receberdes dos filhos de Israel, e deles dareis a oferta alçada do SENHOR a Arão, o sacerdote.

O dízimo referido em Nm é chamado de primeiro dizimo. Este dízimo era dirigido aos levitas de modo geral.

Depois que este dízimo era recolhido, havia o segundo dizimo, ou seja, o redízimo, que era tirado do dizimo dos levitas e dado a casa do sumo-sacerdote, chamado o segundo dizimo e chamado de “coisa santa”, por ser dedicado aos sacerdotes ministrantes.

Por tanto, o dízimo que se refere a festa de pentecostes implicava que os israelitas deveriam tomar parte dos dízimos levados ao santuário central, e comê-lo ali, `diante do Senhor`. Este dízimo não tem nada a ver com o primeiro dízimo voltado exclusivamente aos levitas e aos sacerdotes.

Era uma décima parte dos 90% restantes, parte que era para ser comido no santuário, enquanto também se deveria incluir na festa para participar os levitas que ali serviam, Dt 14:27 Porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo.

Era uma festa onde todo o povo participava inclusive os levitas. E toda a comida era tirada deste dízimo das colheitas em culto a Deus pela provisão e bênçãos.

Havia portanto três dízimos:
1. O dos levitas;
2. O dos sacerdotes. Que neste caso era na verdade o re-dízimo do primeiro;
3. O dízimo das colheitas na festa do pentecostes, que era comido por aqueles que dessem o dízimo em uma refeição comunitária.

A cerimônia reconhecia Yahweh como a fonte de todas as coisas boas, e o povo agradecido era um povo separado para Yahweh.

Caso o dizimista morasse longe do Templo. Repetindo "Templo", então deveria vender a comida e deveria levar o dinheiro para o "Templo" ao invés da comida. Pois como morava longe, não teria como levar a comida. O mais viável seria levar o dinheiro e chegando lá em Jerusalém, no templo, aquele dinheiro seria usado para comprar bois, ovelhas, vinho, bebida forte, e por tudo o que te pedir a alma do indivíduo; e este deveria comer ali perante o Senhor no "Templo", e se regozijar, ele e a sua casa.

Este dízimo na festa do pentecostes deveria ser dividido com o levita, o peregrino, o órfão, e a viúva. Ao fazer essa inclusão, o Senhor os abençoava em toda obra deles.

Então vc surge com a seguinte aplicação em tudo isso:

SURGEM OS LADRÕES (?)

Vejamos:
“Os sacerdotes desprezavam a Deus” (?)

Vamos ler o texto:
1 Peso da palavra do SENHOR contra Israel, por intermédio de Malaquias.
2 Eu vos tenho amado, diz o SENHOR. Mas vós dizeis: Em que nos tem amado? Não era Esaú irmão de Jacó? disse o SENHOR; todavia amei a Jacó,
3 E odiei a Esaú; e fiz dos seus montes uma desolação, e dei a sua herança aos chacais do deserto.
4 Ainda que Edom diga: Empobrecidos estamos, porém tornaremos a edificar os lugares desolados; assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eles edificarão, e eu destruirei; e lhes chamarão: Termo de impiedade, e povo contra quem o SENHOR está irado para sempre.
5 E os vossos olhos o verão, e direis: O SENHOR seja engrandecido além dos termos de Israel.
6 O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? diz o SENHOR dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que nós temos desprezado o teu nome?
7 Ofereceis sobre o meu altar pão imundo, e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto que dizeis: A mesa do SENHOR é desprezível.
8 Porque, quando ofereceis animal cego para o sacrifício, isso não é mau? E quando ofereceis o coxo ou enfermo, isso não é mau? Ora apresenta-o ao teu governador; porventura terá ele agrado em ti? ou aceitará ele a tua pessoa? diz o SENHOR dos Exércitos.
9 Agora, pois, eu suplico, peça a Deus, que ele seja misericordioso conosco; isto veio das vossas mãos; aceitará ele a vossa pessoa? diz o SENHOR dos Exércitos.
10 Quem há também entre vós que feche as portas por nada, e não acenda debalde o fogo do meu altar? Eu não tenho prazer em vós, diz o SENHOR dos Exércitos, nem aceitarei oferta da vossa mão.
11 Mas desde o nascente do sol até ao poente é grande entre os gentios o meu nome; e em todo o lugar se oferecerá ao meu nome incenso, e uma oferta pura; porque o meu nome é grande entre os gentios, diz o SENHOR dos Exércitos.
12 Mas vós o profanais, quando dizeis: A mesa do Senhor é impura, e o seu produto, isto é, a sua comida é desprezível.
13 E dizeis ainda: Eis aqui, que canseira! E o lançastes ao desprezo, diz o SENHOR dos Exércitos; vós ofereceis o que foi roubado, e o coxo e o enfermo; assim trazeis a oferta. Aceitaria eu isso de vossa mão? diz o SENHOR.
14 Pois seja maldito o enganador que, tendo macho no seu rebanho, promete e oferece ao Senhor o que tem mácula; porque eu sou grande Rei, diz o SENHOR dos Exércitos, o meu nome é temível entre os gentios.

Cap.II
1 Agora, ó sacerdotes, este mandamento é para vós.
2 Se não ouvirdes e se não propuserdes, no vosso coração, dar honra ao meu nome, diz o SENHOR dos Exércitos, enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e também já as tenho amaldiçoado, porque não aplicais a isso o coração.
3 Eis que reprovarei a vossa semente, e espalharei esterco sobre os vossos rostos, o esterco das vossas festas solenes; e para junto deste sereis levados.
4 Então sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que a minha aliança fosse com Levi, diz o SENHOR dos Exércitos.
5 Minha aliança com ele foi de vida e de paz, e eu lhas dei para que temesse; então temeu-me, e assombrou-se por causa do meu nome.
6 A lei da verdade esteve na sua boca, e a iniqüidade não se achou nos seus lábios; andou comigo em paz e em retidão, e da iniqüidade converteu a muitos.
7 Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens buscar a lei porque ele é o mensageiro do SENHOR dos Exércitos.
8 Mas vós vos desviastes do caminho; a muitos fizestes tropeçar na lei; corrompestes a aliança de Levi, diz o SENHOR dos Exércitos.
9 Por isso também eu vos fiz desprezíveis, e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos, mas fizestes acepção de pessoas na lei.
10 Não temos nós todos um mesmo Pai? Não nos criou um mesmo Deus? Por que agimos aleivosamente cada um contra seu irmão, profanando a aliança de nossos pais?
11 Judá tem sido desleal, e abominação se cometeu em Israel e em Jerusalém; porque Judá profanou o santuário do SENHOR, o qual ele ama, e se casou com a filha de deus estranho.
12 O SENHOR destruirá das tendas de Jacó o homem que fizer isto, o que vela, e o que responde, e o que apresenta uma oferta ao SENHOR dos Exércitos.
13 Ainda fazeis isto outra vez, cobrindo o altar do SENHOR de lágrimas, com choro e com gemidos; de sorte que ele não olha mais para a oferta, nem a aceitará com prazer da vossa mão.
14 E dizeis: Por quê? Porque o SENHOR foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança.
15 E não fez ele somente um, ainda que lhe sobrava o espírito? E por que somente um? Ele buscava uma descendência para Deus. Portanto guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade.
16 Porque o SENHOR, o Deus de Israel diz que odeia o repúdio, e aquele que encobre a violência com a sua roupa, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito, e não sejais desleais.
17 Enfadais ao SENHOR com vossas palavras; e ainda dizeis: Em que o enfadamos? Nisto que dizeis: Qualquer que faz o mal passa por bom aos olhos do SENHOR, e desses é que ele se agrada, ou, onde está o Deus do juízo?

Cap.III
1 Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o mensageiro da aliança, a quem vós desejais, eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos.
2 Mas quem suportará o dia da sua vinda? E quem subsistirá, quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros.
3 E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata; então ao SENHOR trarão oferta em justiça.
4 E a oferta de Judá e de Jerusalém será agradável ao SENHOR, como nos dias antigos, e como nos primeiros anos.
5 E chegar-me-ei a vós para juízo; e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente, contra os que defraudam o diarista em seu salário, e a viúva, e o órfão, e que pervertem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o SENHOR dos Exércitos.
6 Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.
7 Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?
8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.
10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.

Vc disse isto quanto ao texto de Ml 3:
Os sacerdotes estavam roubando a Deus quando tiravam os alimentos (da casa do tesouro-templo) e deixavam os pobres passar fome. (?)

Onde diz isto no texto? Os sacerdotes estavam roubando a Deus nisso:
1. Não havia mais temor à Deus. A corrupção havia se instalado. Estavam oferecendo pão imundo. 1:7
2. Ofereciam animal cego , coxo ou doente no sacrifício. 1:8

Era nisso que Deus estava sendo roubado. Estavam oferecendo a Deus não suas primícias (dízimo) e sim o que estava cego, coxo, doente. Não tem nada no texto que denote essa sua conclusão acima.

Não se esqueça amigo, que pastores trabalham em tempo integral servindo a igreja. E estes são dignos de seu salário.


Estes textos poderiam ser aplicados na realidade pastoral, caso os pastores estivessem oferecendo a Deus sacrifícios doentios, cegos e coxos. Caso contrário, sua argumentação está totalmente fora de contexto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário