terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Contradição do silêncio de Jesus

Proposta de Fabiano:

A pergunta é: Jesus ficou praticamente calado perante Pilatos?

Segundo Mateus (e também Marcos e Lucas) Jesus deu apenas uma curta resposta e depois calou-se:

E foi Jesus apresentado ao presidente, e o presidente o interrogou, dizendo: És tu o Rei dos Judeus? E disse-lhe Jesus: Tu o dizes.
(...)
Disse-lhe então Pilatos: Não ouves quanto testificam contra ti?
E nem uma palavra lhe respondeu, de sorte que o presidente estava muito maravilhado
Mateus 27:11-14

E em Marcos 15:05, após a Pilatos ter feito a primeira pergunta e Jesus ter dado a sua rápida resposta, é dito:

Mas Jesus nada mais respondeu...

Porém João, ao contrário dos três evangelhos anteriores, mostra Jesus dialogando com Pilatos:

Tornou, pois, a entrar Pilatos na audiência, e chamou a Jesus, e disse-lhe: Tu és o Rei dos Judeus?
Respondeu-lhe Jesus: Tu dizes isso de ti mesmo, ou disseram-to outros de mim?
Pilatos respondeu: Porventura sou eu judeu? A tua nação e os principais dos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste?
Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.
Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz
João 18:37

E ainda no capítulo seguinte:

Disse-lhe, pois, Pilatos: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar?
Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem
João 19:10,11
-----------------------------------------------------------

Por Pipe

Vamos aos textos então:

Mc 15:
1 E, logo ao amanhecer, os principais dos sacerdotes, com os anciãos, e os escribas, e todo o Sinédrio, tiveram conselho; e, ligando Jesus, o levaram e entregaram a Pilatos.
2 E Pilatos lhe perguntou: Tu és o Rei dos Judeus? E ele, respondendo, disse-lhe: Tu o dizes.
3 E os principais dos sacerdotes o acusavam de muitas coisas; porém ele nada respondia.
4 E Pilatos o interrogou outra vez, dizendo: Nada respondes? Vê quantas coisas testificam contra ti.
5 Mas Jesus nada mais respondeu, de maneira que Pilatos se maravilhava.

Note que Marcos descreve duas perguntas:
1. Tu és o Rei do Judeus?
2. Nada respondes?

Mt 27:
11 E foi Jesus apresentado ao presidente, e o presidente o interrogou, dizendo: És tu o Rei dos Judeus? E disse-lhe Jesus: Tu o dizes.
12 E, sendo acusado pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu.
13 Disse-lhe então Pilatos: Não ouves quanto testificam contra ti?
14 E nem uma palavra lhe respondeu, de sorte que o presidente estava muito maravilhado.

Mateus:
1. És tu o Rei dos Judeus?
2. Não ouves quanto testificam contra ti?

Jo 18:
33 Tornou, pois, a entrar Pilatos na audiência, e chamou a Jesus, e disse-lhe: Tu és o Rei dos Judeus?
34 Respondeu-lhe Jesus: Tu dizes isso de ti mesmo, ou disseram-to outros de mim?
35 Pilatos respondeu: Porventura sou eu judeu? A tua nação e os principais dos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste?
36 Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.
37 Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei.

João:
1. Tu é o Rei dos judeus?
2. Logo tu és rei?

Ou seja, João não trata da segunda pergunta feita por Pilatos.

Jesus nada mais respondeu diante das acusações do sacerdotes.

O dialogo que João descreve diz respeito as perguntas que o texto aborda e que Mc e Mt também aborda. Tanto Mt quanto Mc testificam que Jesus respondeu a pergunta: "Tu é o Rei dos judeus?". João descreve um dialogo entre Pilatos e Jesus relacionado a esta pergunta. Mc e Mt descrevem apenas uma vez a pergunta (que em João é feita duas vezes). Porém, João não descreve a pergunta que Pilatos faz a Jesus diante das acusações dos sacerdotes.

É interessante notar também que em João no cap.19 Jesus também não responde uma outra pergunta que Mc e Mt nem mencionam:

9 E entrou outra vez na audiência, e disse a Jesus: De onde és tu? Mas Jesus não lhe deu resposta.

Portanto, João foi mais detalhista no que diz respeito a primeira pergunta de Pilatos. João não menciona nem a pergunta e nem o silêncio de Jesus diante da pergunta de Pilatos frente as acusações dos sacerdotes. Porém, menciona o silêncio de Jesus diante de outra pergunta: “De onde és tu?"

Mt e Mc são reducionistas quanto ao diálogo entre Jesus e Pilatos na primeira pergunta.


Agora isso não se trata de uma contradição. Se trata de três narrativas onde somadas temos uma melhor visão da cena do julgamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário