sábado, 28 de dezembro de 2013

Coelhos ruminantes



Por Sky Kunde:

Os Incríveis Coelhos Ruminantes

O sábio e bom deus bíblico, resolve dar uma de nutricionista e faz algumas recomendações aos hebreus:

4 Estes são os animais que comereis: o boi, a ovelha, e a cabra.
5 O veado e a corça, e o búfalo, e a cabra montês, e o texugo, e a camurça, e o gamo.
6 Todo o animal que tem unhas fendidas, divididas em duas, que rumina, entre os animais, aquilo comereis.
7 Porém estes não comereis, dos que somente ruminam, ou que têm a unha fendida: o camelo, e a lebre, e o coelho, porque ruminam mas não têm a unha fendida; imundos vos serão.
8 Nem o porco, porque tem unha fendida, mas não rumina; imundo vos será; não comereis da carne destes, e não tocareis nos seus cadáveres - Deuteronômio 14 (ver também Levítico 11)

Seriam espécies extintas de coelhos e lebres?

Há quem tente defender esse erro apelando para traduções (sempre tem uma versão salvadora, rsrs!) que usam a palavra "remoem" em vez de "ruminam" e que então não se estava falando necessariamente de verdadeiros ruminantes. Mas, como podemos ver pelo contexto, a maioria dos animais listados como "remoedores" são de fato ruminantes (o texugo também não rumina). Também argumentam que lebres e coelhos (e texugos?) de fato parecem ruminar quando comem, e esse seria o motivo deles estarem na lista de alimentos proibidos. Mas isso só vem a lançar ainda mais dúvidas quanto à divina inspiração dessas restrições alimentícias (e da bíblia), afinal o poderoso Iavé não poderia esclarecer esse engano tão simples?
-----------------------------------------------------------

Resposta de Rogério:
De acordo com a definição moderna de ruminante, os críticos dizem que os coelhos e hyraxes não ruminam, ou seja, não fazem exatamente a mesma coisa que a vaca faz, pois não possuem um estômago constituído de várias câmaras. Todavia, visto que eles se comportam (movimentos da boca) como se estivessem ruminando, poderiam ser classificados como impuros pelo critério da observação. Devido a isso, até mesmo Lineu inicialmente os classificou como ruminantes (apesar de eles não terem um estômago com várias câmaras).

Como se pode utilizar o termo fermentadores para se referir a estes animais, e os fermentadores cecais também podem ser chamados pseudo-ruminantes, isto nos indica que possivelmente, o termo Bíblico não se refere aos ruminantes especificamente da forma como eles são definidos atualmente, com estômagos de quatro câmaras. Em hebraico, o que está escrito nos trechos em questão, é Ma’aleh gerah¸ que significa algo como “elevar [ou levantar] aquilo que foi engolido”. Todavia, apesar de parecer que a tradução dá a entender que o autor estava falando sobre o processo de regurgitar a comida, o termo ‘alah, refere-se à “movimento de um lugar para o outro” veja este sentido em outros locais onde a mesma palavra aparece (NTLH, OBS: existem outras passagens relevantes!):

http://crentinho.wordpress.com/…/coelhos-e-lebres-ruminant…/

Estruturação da argumentação dos ateus:
I Coelhos[C] sao Ruminantes[R]
II isso seria uma contradição pois ruminar é ter estomago complexo[EC]
III coelhos não tem estômago complexo
IV portanto, coelhos não ruminam

I C > R
R > EC [premissa implícita (escondida) não provada pelos ateus, hereges etc]
III C ~ EC
---------
IV C ~R

A sequência que sustenta o tópico dos ateus conclui que coelhos não são ruminantes [IV] está logicamente estruturada acima.
para a conclusão [IV] ser verdadeira depende de ser verdadeira as premissas, inclusive a premissa oculta R>EC

A FALACIA: eles se basearam numa premissa implícita, a saber, de que ruminar no pentateuco tem o mesmo sentido usado modernamente que é ter estomago poligastrico.
contudo, o conceito anatômico "estomago poligastrico" é recente, o que tornou a premissa oculta falsa. premissas falsas não podem ter conclusões verdadeiras.
portanto, como eles não provaram a veracidade da premissa oculta, o argumento deles é inválido.

Prosseguindo na insanidade:
Um ateu analfa definiu premissa falsa = acidente.
Uma definição inadequada. ele não cita fontes. bibliografia. nada.
quando se replica ele pede fonte e bibliografia. comportamento infantil de quem não fornece dados complementares. usa de achologia.
continuamos com um pouco de Lógica:

2 tipos de Lógica [resumidas. fonte: Wikipedia]
* Lógica modal: agrega à lógica clássica o princípio das possibilidades. Enquanto na lógica clássica existem sentenças como: "se amanhã chover, vou viajar", "minha avó é idosa e meu pai é jovem", na lógica modal as sentenças são formuladas como "é possível que eu viaje se não chover", "minha avó necessariamente é idosa e meu pai não pode ser jovem", etc.
* Lógica epistêmica: também chamada "lógica do conhecimento", agrega o princípio da certeza, ou da incerteza. Alguns exemplos de sentença: "pode ser que haja vida em outros planetas, mas não se pode provar", "é impossível a existência de gelo a 100°C", "não se pode saber se duendes existem ou não", etc.

não se pode saber se existem coelhos ruminantes ou nao: tu analisaste TODOS OS COELHOS VIVENTES EM TODAS OS TEMPOS ?????

NÃO SE PODE SABER COM PRECISÃO A DEFINIÇÃO EM VOGA PELO AUTOR PENTATEUCO.
considerando a Verdade como um sistema de coerência em que as premissas são coerentes entre si e considerando também que a Bíblia está expressando a Verdade, deve formular hipótese que torne o sistema de premissas coerente.

outro exemplo: Boson de Higgs. a existência dessa partícula subatômica é coerente com as premissas da física, ou seja, a premissa que defende a existência do Boson concorda com as demais premissas da Física Quântica. Mas não há certeza de que ele exista. para isso se investiu Bilhões na construção do LHC.
esse principio de comprovabilidade popperiano deriva do Grupo de Viena que defende a necessaria observação dos fenomenos para que sejam Verdadeiros.
por outro lado, essa postura é questionada, pelos frankfurtianos Adorno e Wittgensteisn [nao tenho certeza se a escrita é essa mesmo] pois certas Leis Naturaiss nao sao passiveis de teste. Portanto, no ambito da Episteme pode-se construir Conhecimento sem a necessidade estrita de Verificabilidade Empírica.
por isso, mantendo a coerencia interna das premissas, propus a hipotese. Nunca se conidera ser uma hipotese verdade absoluta, o que foi a patética acusação dos ateus
respostas dos ateus: evasivas. ofenss pessoais. idiotices.

Incertezas:
razões pelas quais nao se pode afirmar com certeza: nunca existiram coelhos ruminantes
a Lógica Epistêmica agregou o princípio da incerteza na ciência. As definições
sao mais aceitas pelo que nao sao do que pelo que são. isso é exemplificado
pelo modus tollens de4 argumentação que é associado ao Princípio da Falseabilidade Poperiano
Modus tollens (Latim: modo que nega) é o nome formal para a prova indireta.
Se P, então Q premissa hipotética.
Q é falso prova negativa.
Então, P é falso CONCLUSAO.
esse principio da inceteza afirma que nao se pode saber com certeza se existiram coelhos ruminantes.
Tu conheces alguem que tenha estudado TODOS os coelhos DE TODAS as esras ?
se adicionar a variável fossilização, o prbm se torna mais complexo.
esse fenomeno é raro e de dificil ocorrencia. pode-se supor que muitas especieis
extintas nao fossilizaram. Assim, muitas especies de coelhos extintas JAMAIS
poderão ser sequer estudadas.
Assim, nenhum epistemologo sério afirmaria: COM CERTEZA, nunca existiram
coelhos ruminantes.
portanto, evidencia-se a incerteza de se afirmar que nunca existiram coelhos ruminantes,
pois ninguem estudou todos os coelhos de todos os tempos e isso é impossivel pois
muitas especies sequer fossilizaram.
------------------------------------------------------------

Por Marcos B.:
Quero lembrar que Moisés viveu cerca de 1300 anos AC, e que toda a sua vida passou no deserto, e mesmo tendo sido ensinado na cultura da potência da época, o conhecimento ciêntífico de então estava nos primórdios.

Também Moisés foi um Homem religioso, que passou parte de sua vida cuidando da família e sua parte final cuidadando do povo de Israel no deserto, ou seja fica muito claro que Moisés não era um homem de ciências mas no Fim de sua vida um Estadista, e legislador, um Homem de Deus.
Nisto se revela que no deserto a Lei foi Escrita,
A pergunta que nos fica é de como Moisés acertou tanto?
Não dava para ter adivinhado ele sabia ou ALGUEM contou para ele ... a Torah é realmente dada por Deus...

Ruminar:
http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx

do Lat. ruminare
v. tr. e int., tornar a mastigar;
remoer (os alimentos que tornam a subir do estômago à boca);
fig., pensar profundamente;
reflectir.

Cecotrofagia
Durante a noite os coelhos têm o hábito de ingerir cecotrofos diretamente do ânus. A prática permite que aproveitem nutrientes que não foram digeridos no estômago, provenientes da fermentação do alimento no ceco.
Como os coelhos, as lebres comem as suas próprias fezes após a 1ª defecação para aproveitar as proteínas e as bactérias geradas pela 1ª digestão recuperando a vitamina B, elaborada pelas bactérias de colon, fenômeno a que se dá o nome de Cecotrofagia.
http://www.brasil-treff.com/ho…/brasilien/Tiere/feldhase.php

Devo resaltar que Hj não chamamos coelhos de ruminantes, mas a palavra ruminar, significa trazer de novo a boca

Nenhum comentário:

Postar um comentário