quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Isaías 19:23-25 já se cumpriu ou ainda se cumprirá?


Foto: Estrada que conduz Cairo até o Monte Sinai

Gostaria que os irmãos aqui comentassem essa passagem de Isaias 19:23-25 (e o contexto):

“Naquele dia haverá estrada do Egito até à Assíria, e os assírios virão ao Egito, e os egípcios irão à Assíria; e os egípcios adorarão com os assírios ao Senhor. Naquele dia, Israel será o terceiro com os egípcios e os assírios uma bênção no meio da terra. Porque o SENHOR dos Exércitos os abençoará, dizendo: Bendito seja o Egito, meu povo, e a Assíria, obra de minhas mãos, e Israel, minha herança"

Historicamente, me parece que isso nunca ocorreu literalmente. Mas então quais são as interpretações possíveis?
-----------------------------------------------

Respondendo:
Isaías 19:23-25:
"Naquele dia haverá estrada do Egito até à Assíria, e os assírios virão ao Egito, e os egípcios irão à Assíria; e os egípcios adorarão com os assírios ao Senhor. Naquele dia, Israel será o terceiro com os egípcios e os assírios uma bênção no meio da terra. Porque o SENHOR dos Exércitos os abençoará, dizendo: Bendito seja o Egito, meu povo, e a Assíria, obra de minhas mãos, e Israel, minha herança".

J. Ridderbos faz o seguinte comentário desta passagem:
"Quanto ao cumprimento desta profecia, precisa-se indicar em primeiro lugar o importante papel atribuído ao Egito na história do reino de Deus. A colonização judaica no Egito, iniciada em tempos antigos, mais tarde assumiu grandes proporções; e através disso, muito antes da vinda de Cristo, o conhecimento do verdadeiro Deus se disseminou no Egito; é necessário pensar apenas na Septuaginta, a tradução grega do Antigo Testamento, que se originou no Egito e tanto contribuiu para a disseminação da religião em Israel entre os gentios. De especial importância, todavia, é o fato de que o Egito desempenhou um papel muito significativo na igreja primitiva.

Em sentido mais geral, esta profecia foi e está sendo cumprida com a reunião ou ajuntamento do mundo gentílico a Ele, que faz com que os muros divisores de hostilidade caiam, e a paz seja pregada aos que estavam distantes e aos que estavam perto".

Fonte: "Isaías - introdução e comentário"; ed.Mundo Cristão; pg.174-175.


Sobre a estrada, o comentarista também afirma ter havido uma estrada de interligação entre o Egito e a Assíria passando por Canaã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário