quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Daniel 9:1 é um erro histórico?

"Xerxes - ou Assuero, se preferir - (486-464 a.C.), nome helenizado de Khchayachan era filho de Dario.

Portanto, Daniel 9:1 diz que Dario, o medo, era filho de Xerxes está historicamente ERRADO.

Xerxes foi pai de Artaxerxes, não de Dario, como pretende o Livro de Daniel.

Fontes: Heródoto e Beroso (historiador babilônico), os mais respeitados historiadores da época."
----------------------------------------------------------

Refutando:

Vamos a algumas questões:

1. Daniel do capítulo 1 à 4 está inserido no reinado de Nabucodonossor (605-562 a.C.);

2. Daniel 5 trata do reinado de Belsazar (555-539 a.C.);

3. Daniel 5:31 em diante fala do reinado de Dario, o medo (Dn 5:31) (539 a.C.);

Obs: Dario e Ciro (Ciro II) reinaram juntos (Dn 6:28). Dario ficou reinando sobre o império babilônico conquistado enquanto Ciro continuava suas conquistas.

Obs2: Ciro II reinou na Persa de 559 à 529 a.C.

4. Daniel 7 e 8 volta a falar do contexto do reinado de Belsazar (Ponto 2).

5. Daniel 9 parece denotar que o Dario, filho de Xerxes que está se referindo é o mesmo que assumiu o governo da Babilônia no cap.5:31 e no cap.10:1 ele usa Ciro II (rei da Pérsia) como referência. Como os dois reinaram juntos, se trata do mesmo momento histórico.

Belsazar:
"Belsazar, em acadiano Bel-sarra-usur, era o filho primogénito do Rei Nabonido - o último rei do Império Neobabilônico. Foi co-regente com seu pai na parte final do seu reinado. Quando Nabonido estava no Líbano convalescendo de uma doença, pouco antes de iniciar uma campanha no ocidente da Arábia, chamou Belsazar e "lhe confiou o reino", ou seja, a co-regência. Desde então Belsazar governou a partir da Babilónia como co-regente, enquanto o Rei Nabonido residia em Tema. Visto que Belsazar tinha efetivamente o "reinado", o relato do profeta judeu Daniel não errou em chamar "rei" a Belsazar, contrariando o que alguns críticos então pensavam. Segundo o historiador Heródoto, foi Ciro II quem derrotou o Rei Nabonido. Por sua vez, o livro bíblico de Daniel afirma que Belsazar foi o último rei. A dúvida devia-se ao facto de que Nabonido sempre aparecia historicamente como o último Rei de Babilónia antes da conquista de Ciro II. Além disso, quando ficou sabendo do significado da visão naquela mesma noite, Belsazar ofereceu a Daniel como recompensa a posição de 3.º governante do reino (Daniel 5:29).

Rei Belsazar e a Escrita Misteriosa na parede Foi "durante o 3.º ano de Belsazar" como co-regente, que o profeta Daniel foi chamado ao palácio real para decifrar a Escrita Misteriosa  (Daniel 8:1). Com base nisto, a duração do seu governo terá sido de cerca de 3 anos. Na madrugda de 5 de Outubro de 539 a.C., a cidade de Babilónia foi ocupada sem batalha pelos exércitos de Ciro II e Belsazar executado na mesma noite. Dario, o Medo, chefe militar de Ciro é nomeado co-regente e reina em Babilónia. (Daniel 9:1)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Belsazar

Dario, o medo:
"Dario, o Medo, chefe militar de Ciro II que chefiou a conquista da cidade de Babilónia, em 539 a.C.. No livro bíblico de Daniel 9:1, é chamado filho de Assuero (na LXX, é vertido por Xerxes), da descendência real dos medos. Isso sugere que Assuero ou Xerxes, seja um nome título oficial usado pelos reis medos e persas. Não confundir com Dario I ou Xerxes I. Não era Cambises, o filho de Ciro II.

Foi nomeado co-regente por Ciro II e reinou em Babilónia. É chamado de "rei" no livro bíblico de Daniel. Nessa ocasião tinha 62 anos. Nomeou 120 governadores e subgovernadores (são chamados de "sátrapas" em sentido lato) no Distrito de Babilónia, sobre eles nomeou 3 altos funcionários, dos quais o profeta Daniel era um (Daniel 5:30,31; 6:1-3; 9:1; 6:28). No Cilindro de Ciro, o personagem bíblico Dario, o Medo, (Dario, em aram. é weDhoryáwesh; em gr. Dareíos; em lat. Daríus) é chamado de Gobrias.


Artaxerxes I:
"Artaxerxes I Longímano foi um Rei da Pérsia. Ela era filho de Xerxes I, e foi sucedido por seu filho Xerxes II. Após o assassinato de Xerxes I em 465 a.C. assumiu o trono persa Artaxerxes I que governaria até 424 a.C.



Conclusão:
Portanto, quando Daniel 9:1 diz que Dario, o medo, era filho de Assuero (Xerxes) está historicamente CORRETO segundo a tradução da Septuaginta (300-100 a.C) que denomina Assuero de Xerxes. Logo, Artaxerxes foi filho de Dario I (Xerxes I) e não de Assuero (Xerxes). Sendo assim, Daniel está 100% corretíssimo historicamente falando.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário