quarta-feira, 19 de março de 2014

Livro: "Cosmos, Bios, Theos: Scientists Reflect on Science, God, and the Origins of the Universe, Life, and Homo Sapiens" de Roy Abraham Varghese

Como é que a ciência moderna conduziu sobre tais questões últimas como a origem do universo e da existência de Deus? "Cosmos, Bios, Theos" é um portfólio de opiniões e argumentos de 60 cientistas, incluindo 24 ganhadores do Prêmio Nobel, por relationshiip entre o empreendimento científico e a visão religiosa da realidade. "Cosmos, Bios, Theos" não faz nenhuma pretensão de ser uma pesquisa representativa - os cientistas foram escolhidas porque se acreditava ser, pelo menos, aberto à possibilidade de uma visão religiosa da realidade. Mas seus pontos de vista específicos acabou por ser surpreendentemente diversificado e, muitas vezes, tanto original e persuasivo. Todos com exceção de algumas das contribuições assumir a forma de, por vezes, detalhados do cientista respondem às seis perguntas seguintes:

- Como você acha que deve ser a relação entre religião e ciência?
- Qual é o seu ponto de vista sobre a origem do universo?
- Qual é o seu ponto de vista sobre a origem da vida?
- Qual é a sua opinião sobre a origem do "Homo sapiens?"
- Como deve ser a abordagem do cientista diante das perguntas sobre a origem do Universo e a origem da vida?
- Muitos cientistas proeminentes - incluindo Darwin, Einstein e Planck - consideraram o conceito de Deus muito a sério. Quais são seus pensamentos sobre o conceito de Deus e sobre a existência de Deus?


Os contribuintes são os astrônomos, matemáticos, físicos, biólogos, químicos e filósofos. Incluem - Sir John Eccles, Antony Flew (em um debate com HDLewis e Hugo Meynell), Robert Jastrow, bDJosephson, Henry Margenau, Sir Neville Mott, Arno Penzias, Ilya Prigogine, Abdus Salam, Arthur Schawlow, George Snell, Victor Weisskopf e Eugene Wigner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário