sexta-feira, 14 de março de 2014

Os homens que estavam com Paulo ouviram a voz?


Cético:
Sim, eles ouviram a voz. At 9:7 - E os varões, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.

Não, eles não ouviram a voz. At 22:9 - E os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, e se atemorizaram muito; mas não ouviram a voz daquele que falava comigo.

----------------------------------------------

Descontradizendo
Por Guilherme Born:

Vejam que as duas "contradições" estão no mesmo livro, ou seja, escrito pelo mesmo autor, Lucas. Lucas era Médico, porém é considerado como um dos maiores historiadores da época de Cristo. Ou seja, ele não seria tão ingênuo de escrever uma coisa e logo em seguida contradizer-se.

Mas então, os homens que estavam com Paulo ouviram a voz ou não?

Sim ouviram. O que acontece é que na tradução de João Almeida, ele traduz o não entendimento da voz como não sendo audível. Ou seja, eles não entenderam o que a voz dizia.

A NVI nos mostra isso:
Atos 9:7 - 7 Os homens que viajavam com Saulo pararam emudecidos; ouviam a voz mas não viam ninguém.

Atos 22 - Os que me acompanhavam viram a luz, mas não entenderam a voz daquele que falava comigo.

O que temos aqui? Um versículo fala que não viam ninguém, porém não diz que não viam nada.

O primeiro versículo fala que ouviram a voz e no outro fala que não entenderam a voz.

Resumindo, os homens viram a luz, mas não viram Jesus, ouviram a voz dEle, mas não entenderam o que ele dizia.

Mas no texto, na João almeida está que não ouviram. Isso é diferente de não entenderam. Ouvir é um sentido, entender é um processo mental.

Sim e Não. Entender pode ser traduzido como ouvir. Vejamos no dicionário:

Ouvir:
do Lat. audire
v. tr.,
perceber pelo sentido da audição;
deferir aos rogos de;
escutar;
dar, prestar atenção ao que se diz;
atender;
receber (repreensão, etc. );
auscultar;
v. int.,
ter o sentido da audição.

Fica evidente que Lucas, quando escreveu o versículo 9, do capítulo 22, se referia aos homens "entenderem" e não "ouvirem" (ato de escutar o som).

Quantas vezes utilizamos a palavra ouvir para chamar a atenção de alguém:

Pô meu, você não tá me ouvindo?
Pô meu. você não tá me entendendo?

Sob estas informações, não há contradição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário