O assassino
não deve ser morto.
Gn 4:15
- "O SENHOR,
porém, disse-lhe: Portanto, qualquer que matar a Caim sete vezes será castigado.
E pôs o SENHOR um sinal em Caim, para que não o ferisse qualquer que o
achasse".
O assassino
merece ser morto.
Gn 9:6 -
"Quem
derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus
fez o homem conforme a sua imagem".
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Descontradizendo:
Antes de tudo, o texto está tratando unicamente do
caso de Caim e não de algum tipo de Lei Capital. Gn 9:6 sim está tratando a
questão de modo geral e de certa forma é uma antecipação da Lei que viria milhares de anos mais tarde por meio de Moisés.
Se for visto segundo a Lei, qualquer homem que
matar outro homem, segundo a Lei Levítica deverá morrer. Se for visto segundo a Graça,
qualquer homem que matar outro homem deverá pagar pelo crime segundo as leis
civis. Porém, caso houver arrependimento do criminoso,
diante de Deus ele estará perdoado. Porém, ainda assim, ele deverá prestar
contas às autoridades civis.
Deus aprova
a pena de morte?
Olhando de uma maneira geral, Deus decretou a pena
de morte para todos os seres humanos. Todos os homens morrem. E todos os homens
morrem por causa do pecado, independente se mata alguém ou não, ele um dia irá
morrer pelo decreto de morte que Deus deu ao homem. Na Lei Mosaica, Deus decretou a pena de morte para
diversos tipo de pecado, não apenas para
quem matasse alguém. O intuito era colocar um limite para o pecado humano. Porém, algo interessante de se notar na Lei, é que toda a quebra da lei implicava também numa
chance de arrepender-se. Por isso, Deus criou também as cidades de refúgio para
aqueles que matassem alguém sem intenção de fazê-lo (Ex 21:12-12).
Razões da pena de morte segundo a Lei:
Ex 21:
15 - O que ferir a seu pai ou a sua mãe certamente
morrerá.
16 - E quem furtar algum homem e o vender, ou for
achado na sua mão, certamente morrerá.
17 - E quem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe
certamente morrerá.
22 - Se alguns homens pelejarem, e ferirem uma
mulher grávida, e forem causa de que aborte, porém se não houver morte,
certamente aquele que feriu será multado conforme o que lhe impuser o marido da
mulher e pagará diante dos juízes.
23 - Mas, se houver morte, então, darás vida por
vida,
Sintetizando:
A pena de morte era para quem ferisse pai e mãe; sequestro;
levasse uma mulher grávida à morte.
Pipe
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