segunda-feira, 28 de abril de 2014

Quantos animais de cada espécie Noé levou na arca?

Noé recebe ordens para levar dois de cada animal para a arca.
Gn 6:19-20“E de tudo o que vive, de toda carne, dois de cada espécie meterás na arca, para os conservares vivos contigo; macho e fêmea serão. Das aves conforme a sua espécie, dos animais conforme a sua espécie, de todo réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservares em vida”.

Gn 7:8-9“Dos animais limpos, e dos animais que não são limpos, e das aves, e de todo o réptil sobre a terra, entraram de dois em dois para Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé”.

Gn 7:15“E de toda carne, em que havia espírito de vida, entraram de dois em dois para Noé na arca”.


Noé recebe ordens para pegar sete animais de cada espécie.
Gn 7:2-3 - “De todo animal limpo tomarás para ti sete e sete: o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois: o macho e sua fêmea. Também das aves dos céus sete e sete: macho e fêmea para se conservar em vida a semente sobre a face de toda a terra”.

----------------------------------------------------------------------------

Descontradizendo:

Vamos ler o texto apenas:

Gênesis 6:19-22
19 - E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão.
20 - Das aves conforme a sua espécie, e dos animais conforme a sua espécie, de todo o réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservar em vida.
21 - E leva contigo de toda a comida que se come e ajunta-a para ti; e te será para mantimento, a ti e a eles.
22 - Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.
Gênesis 7:1-5
1 - Depois disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração.
2 - De todos os animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea.
3 - Também das aves dos céus sete e sete, macho e fêmea, para conservar em vida sua espécie sobre a face de toda a terra.
4 - Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda a substância que fiz.
5 - E fez Noé conforme a tudo o que o Senhor lhe ordenara.

É interessante que o texto diz Depois disse o Senhor a Noé”. Portanto, o autor não se preocupa nem um pouco em descrever que depois de Deus ter dito que entrariam dois animais de cada espécie, o próprio Deus depois chega novamente para Noé e dá para ele uma especificação quanto aos animais limpos.

Já quanto a Gn 7:15, o texto não está dizendo que entraram apenas dois animais de cada espécie e sim que entraram aos pares os animais na Arca.

Gn 7:15“E de toda carne, em que havia espírito de vida, entraram de dois em dois para Noé na arca”.

Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário