segunda-feira, 14 de abril de 2014

Deus sabe e vê tudo?

Deus sabe e vê todas as coisas.
Sl 44:21 - "porventura, não conhecerá Deus isso? Pois ele sabe os segredos do coração".

Sl 139:7-8 - "Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também";

Pv 15:3 - "Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons".

Jr 16:17 -  "Porque os meus olhos estão sobre todos os seus caminhos; não se escondem perante a minha face, nem a sua maldade se encobre aos meus olhos".

Jr 23:24 - "Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? -- diz o SENHOR. Porventura, não encho eu os céus e a terra? -- diz o SENHOR".

At 1:24 - "E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor do coração de todos, mostra qual destes dois tens escolhido,"


Deus nem sempre sabe e vê todas as coisas.
Gn 3:8 - "E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim".

Gn 4:14 e 16 - "Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e errante na terra, e será que todo aquele que me achar me matará...E saiu Caim de diante da face do SENHOR e habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden".

Gn 11:5 - "Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam";

Gn 18:9“E disseram-lhe: Onde está Sara, tua mulher? E ele disse: Ei-la aí na tenda”.

Gn 22:12 - "Então, disse: Não estendas a tua mão sobre o moço e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus e não me negaste o teu filho, o teu único".

Nm 22:9 - "E veio Deus a Balaão e disse: Quem são estes homens que estão contigo?"

Dt 8:2 - "E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te tentar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos ou não".

Dt 13:3 - "não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos, porquanto o SENHOR, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o SENHOR, vosso Deus, com todo o vosso coração e com toda a vossa alma".

II Cr 32:31 - "Contudo, no negócio dos embaixadores dos príncipes da Babilônia que foram enviados a ele a perguntarem acerca do prodígio que se fez naquela terra, Deus o desamparou, para tentá-lo, para saber tudo o que havia no seu coração".

Jó 1:7 - "Então, o SENHOR disse a Satanás: De onde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela".

Jó 2:2 - "Então, o SENHOR disse a Satanás: De onde vens? E respondeu Satanás ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela".

Os 8:4 - "Eles fizeram reis, mas não por mim; constituíram príncipes, mas eu não o soube; da sua prata e do seu ouro fizeram ídolos para si, para serem destruídos".

----------------------------------------------------------------------------

Descontradizendo:
Gn 3:8 - E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.

Gn 3:9 - E chamou o SENHOR Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás?

Primeiro de tudo, temos que pensar o seguinte: Como um Deus infinito se relaciona com um ser finito e caído? Como um ser Onisciente se comunica com um ser ciente apenas daquilo que ele vê com seus olhos? Como é que Deus deveria então se relacionar com o homem se realmente estas palavras estiverem contradizendo sua Onisciência?

Vamos inverter o texto:
Gn 3:8 - E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e "não" escondeu-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim "porque não tinha jeito de se esconder mesmo".

Gn 3:9 - E chamou o SENHOR Deus a Adão e disse-lhe: Não adianta se esconder porque eu sei onde você está!"

Então veja bem, o que você acharia de uma relação, que quando você fosse falar algo, a pessoa dissesse: "- Já sei! Nem precisa falar. Eu sei de tudo. Antes mesmo de você pensar eu já sabia que você iria pensar isto.", daí você dá uma disfarçada e tenta mudar de assunto dizendo: "Sabe onde eu fui ontem?". A pessoa responde: "- Claro que sei. Eu sei antes de você sonhar em pensar onde gostaria de ir ontem. Eu sei de tudo!"...

Imagine também uma criança chamando seu pai para brincar de esconde-esconde. Daí o pai lhe responde: "Ah filho, nem vamos brincar. Eu sei aonde você irá se esconder mesmo".

Que tipo de relação existiria se Deus se comunicasse com o ser humano baseado em sua Onisciência? A resposta é: Nenhuma! Só haveria comunicação da parte dEle para conosco e não vice-versa, pois afinal Ele não sabe de tudo? Então por que orar? Por que falar algo que ele já sabe que falaremos? Este tipo de argumentação que busca limitar a Onisciência de Deus é absurdo. Pois nos coloca numa situação ridícula caso Deus não se comunique conosco numa linguagem temporal.

Estas palavras "escondeu-se", "me esconderei", "desceu para ver", etc., fazem parte do ponto de vista desta relação humano para com o divino e não do divino para com o humano. Ou seja, elas estão apenas dizendo isto de um ponto de vista humano e não divino. Não se esqueçam de que Deus está se comunicando com um ser finito e não com Ele mesmo.

Todos estes textos se forem colocados na perspectiva Onisciente de Deus, ficariam totalmente desprovidos do que podemos chamar relação espaço-temporal. Pois afinal, Deus é eterno, por tanto atemporal. Ele decide se fazer temporal e se relacionar com uma criatura temporal. Ele não pode se relacionar numa linguagem atemporal com alguém temporal. Por exemplo, quando ele pergunta a Abraão: "-Onde está tua mulher?". Vocês acham que Ele não sabia onde estava Sara? Claro que sim! Como Deus deveria ter falado? Deveria ter dito: "- Abraão, eu sei de tudo, sei até onde está tua mulher, então...". Aqui, o que está em questão não é se Deus sabia onde Sara estava ou não. O que está em questão é o Deus Eterno se comunicando com um ser-humano caído de seu estado original.

No mesmo contexto, fica a impressão de que Deus estivesse testando o coração de Abraão: "Então, disse: Não estendas a tua mão sobre o moço e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus e não me negaste o teu filho, o teu único". Aqui também fica a questão: - Como Deus deveria ter falado? "- Abraão, eu já sabia que você não pouparia seu filho. Por isso te passei este teste",?

Os dois termos "agora sei" são termos temporais e não atemporais. Então nós devemos separar a comunicação de Deus para com o homem em temporal (agora sei) e atemporal (onisciência).

Quando Deus se comunicar em questões temporais, aparecerão termos como estes e quando se tratar de atemporais (onisciência eterna) aparecerá termos como o do Salmo 139.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário