terça-feira, 1 de abril de 2014

Erro de Cálculo em Esdras 01:08-09

Proposto por Sky Kunde

Diz Esdras 01:08-09 sobre os utensílios devolvidos aos judeus:

"E este é o número deles:
* trinta travessas de ouro;
* mil travessas de prata;
* vinte e nove facas;
* Trinta bacias de ouro;
* mais outras quatrocentas e dez bacias de prata;
* e mil outros utensílios.

Todos os utensílios de ouro e de prata foram cinco mil e quatrocentos; todos estes levou Sesbazar, quando os do cativeiro subiram de Babilônia para Jerusalém".

Errado! O correto é 2.499, não 5.400.

Bom, deve ter sido um arredondamento básico
__________________________________________________

Descontradizendo:

Bíblia de Estudo NVI: "É possível que somente os utensílios maiores e mais valiosos tenham sido especificados na lista".

Conclusão:
Parece ser pouco provável que o escriba tenha cometido um erro de cálculo tão grotesco assim.
Fica evidente que descreve apenas os utensílios de maior valor. É principalmente na descrição que se percebe isto:

"...mais outras..., e mil outros utensílios. Todos os utensílios de ouro e de prata foram cinco mil e quatrocentos;"

Ele dá a descrição de alguns utensílios e depois diz então que a totalidade de todos os utensílios de ouro e de prata juntando com aqueles que ele havia descrito dá o total de 5.400.

Ex. Digamos que eu descreva todos os meus cds da seguinte maneira: "Eu tenho 140 cds de hard-rock; 147 cds de Heavy Metal; 150 cds de harcdore; ao total, todos os meus cds de rock são 1.000 cds". Eu estou me contradizendo? É óbvio que não. Eu descrevi o número de cds daqueles estilos que gosto mais de ouvir e no final dei a totalidade de todos os estilos que possuo. Diante disto, é quase que certo que foi isto que ocorreu na descrição que o escriba fez dos utensílios.

Portanto, não há nenhuma contradição!


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário