domingo, 13 de abril de 2014

Deus tem um corpo?

Deus tem um corpo (Gn 3:8, Ex 33:11, 33:20, 33:22-23, 34:5, Dt 23:14, Ez 1:27, 8:2, Hc 3:3-4)

Deus é um espírito que não possui corpo (Lc 24:39, Jo 4:24)

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Descontradizendo:
Lc 24:39 - "Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho".

Jo 4:24 - "Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".

Gn 3:8 - "Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do Jardim".

Ex 33:11 - "O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo...".

Ex 33:20 - "E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá".

Ex 33:22 - "E acontecerá que, quando a minha glória passar, te porei numa fenda da penha e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado".

Ex 33:23 - "E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá".

Ex 34:5 - "E o SENHOR desceu numa nuvem e se pôs ali junto a ele; e ele apregoou o nome do SENHOR".

Dt 23:14 - "Porquanto o SENHOR, teu Deus, anda no meio do teu arraial, para te livrar e entregar os teus inimigos diante de ti; pelo que o teu arraial será santo, para que ele não veja coisa feia em ti e se torne atrás de ti".

Ez 1:27 - "E vi como a cor de âmbar, como o aspecto do fogo pelo interior dele, desde a semelhança dos seus lombos e daí para cima; e, desde a semelhança dos seus lombos e daí para baixo, vi como a semelhança de fogo e um resplendor ao redor dele".

Ez 8:2 - "E olhei, e eis uma semelhança como aparência de fogo; desde a aparência dos seus lombos, e daí para baixo, era fogo e dos seus lombos para cima, como aspecto de um resplendor, como cor de âmbar".

Hc 3:3-4 - "Deus veio de Temã, e o Santo, do monte de Parã. (Selá) A sua glória cobriu os céus, e a terra encheu-se do seu louvor. E o seu resplendor era como a luz, raios brilhantes saíam da sua mão, e ali estava o esconderijo da sua força".

Corpos celestes e terrestres
1 Co 15:40 diz: "Há corpos celestes e há também corpos terrestres; mas o esplendor dos corpos celestes é um, e o dos corpos terrestres é outro".

O que é um corpo?
Se Paulo está dizendo que existem dois tipos de corpos (Celestes e terrestres), então, o texto usado não se contradiz. Pelo contrário, eles apenas afirmam o que Paulo disse.

A Bíblia está repleta de histórias de Anjos (espíritos) que se assentaram com homens. Estes espíritos falaram, comeram e lutaram com homens. Como isto seria possível se eles não tivessem corpos?

Quando Jesus diz que um espírito não tem corpo, ele disse isto porque os apóstolos pensavam que ele era um fantasma, ou algo parecido.

O texto está dizendo que anjos (espíritos) e o próprio Deus, não tem um corpo como o dele (humano). Eles não têm ossos nem carne humanos. Ou seja, eles têm corpos celestes, e não corpos terrestres (humanos). Entenderam? Jesus tinha um corpo humano e não um corpo angelical.

Por mais que eu e você não saibamos como é subsistir fora de um corpo composto de carne e osso, a Bíblia diz que isto é possível.

Mesmo o espírito do homem que é algo inexplicável, porém com consciência, e de certa forma subsiste mesmo depois da morte, não deixa de ser de certa forma um "corpo" desencarnado.

O espírito humano depois da morte continua subsistindo mesmo sem o seu corpo terrestre.

Deus tem um "corpo". Como é este corpo? Não sei, e a Bíblia não diz como é. O que sei é que o Filho hoje tem um corpo humano ressurreto.

No Trono do Universo há um Deus-Humano. Um Deus (celeste) que se fez carne e assumiu a forma humana (terrestre). Um Deus-Humano que tem suas mãos e pés perfurados por pregos. Que tem o lado do seu corpo perfurado por uma lança. Que têm em sua cabeça os furos de uma coroa-de-espinhos que carregou aqui na terra. Um Deus que tem as suas costas marcadas de cicatrizes geradas pelos açoites, varadas e pancadas dadas por gente como eu e você. Um Deus-Humano que carregou uma cruz pesada por amor!

Deus assumiu a natureza terrena para que eu e você assumíssemos a natureza celeste. ALELUIA!

Estes textos parecem contraditórios:

Ex 33:11 - "O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo...".

Ex 33:20 - "E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá".

Ex 33:22 - "E acontecerá que, quando a minha glória passar, te porei numa fenda da penha e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado".

Porém, se você ler todo o contexto dele (33:11-23), você perceberá que:

1. O texto diz que Moisés falava com Deus e não que via literalmente a Deus.

2. Vs.18 - Moisés não tinha visto a glória de Deus. Como alguém pode ver Deus face a face e não ver a sua glória?

O termo face a face não é, portanto uma referência literal de um aspecto humano como o vemos. Moisés falava com Deus face a face, porém, como é que isto acontecia? Não sei, e o texto não diz. Porém, o texto diz que quando ele falava face a face com Deus, isto não implica literalmente em vê-Lo.

3. Sempre que um profeta como no caso de Isaías (Is 6) "via" a Deus na Sua Glória e Poder, "via" através de um estado de êxtase (um tipo de arrebatamento no espírito). Era algo confuso de se explicar como nas palavras de Paulo em 2 Co 12:2-4:

"Conheço um homem em Cristo que há quatorze anos foi arrebatado até o terceiro céu. Se no corpo não sei, se fora do corpo não sei, Deus o sabe. E sei que o tal homem - se corpo, se fora do corpo, não sei, Deus o sabe -, foi arrebatado ao paraíso, e ouviu palavras inefáveis, as quais não são lícitas ao homem referir".

Nenhum ser-humano em carne e osso viu Deus em toda a sua glória e poder. Moisés não o viu dessa maneira. Moisés falou com algo de Deus, mas não viu a sua Glória.

4. Os vs.20-22 deixam claro que Moisés veria as costas de Deus, mas não o Seu rosto que estava relacionado a Sua Glória.

Portanto, o vs.11 diz que Moisés falava com Deus e não que via Deus. O termo Face a face é um mistério, porém o que o contexto deixa claro é que não significa vê-Lo face a face porque isto acarretaria em sua morte.

O Corpo de Moisés
Apenas para dar mais reforço na questão do corpo físico (humano) e do corpo celeste (espiritual), veja este dois textos:

Jd 9 diz: "Contudo, nem mesmo o Arcanjo Miguel, quando estava disputando com o Diabo acerca do corpo de Moisés, ousou fazer acusação injuriosa contra ele, mas disse: "O Senhor te repreenda!".

Mt 17: "E eis que lhe apareceram Moisés e Elias, falando com ele".

Como é possível Jesus ter falado com Moisés se ele estava morto?

Esta é uma prova que o homem (pelo menos em espírito) mesmo depois de morto continua a existir.

E neste caso, Jesus falou com Moisés mesmo que este já estivesse morrido a séculos anteriores.

Obs: Os espíritas usam este texto para defender a mediunidade. Porém, este texto mostra duas coisas:

1. Jesus falou com Moisés diretamente. Ele não usou um médium para isto.

2. Ele falou com Elias. Elias não morreu, ele foi arrebatado em corpo, alma e espírito, como no mesmo caso de Enoque.

Por tanto, Jesus se comunicou naquele momento com duas formas de existir: Uma em espírito (Moisés) e outra em corpo (Elias). Porém, em ambos os casos, Jesus conversou com eles e não houve nenhum impedimento "físico, temporal" para isto ocorrer.

Teofania
"Pode ocorrer também uma TEOFANIA que é um termo teológico, empregado para aparições de Jesus Cristo no Velho Testamento (lembre-se que Ele é Deus-Filho e como uma pessoa da Trindade, esteve presente até na Criação do mundo!). Em algumas passagens, percebemos que um ser divino aparece e é chamado de "Senhor" ou de "Anjo do Senhor". Um dos trechos mais claros é o de Gn 18, quando três homens aparecem diante de Abrão. Dois são chamados de "anjos" e um deles é chamado de "Senhor"".´

Se era Jesus de fato que junto a mais dois anjos apareceu para Abrão, isto significa, que neste caso, ele apareceu antes de sua encarnação (corpo terrestre) e tinha um corpo celeste.

Obs: Quando usamos a palavra corpo para Deus estamos apenas novamente usando um termo humano para definir o ser de Deus que é indefinível.

Face a Face ou Teofania?
Veja também que neste texto sobre Teofania, apesar dos homens verem o Senhor eles não morriam.

Então outra alternativa para este "ver" é que quando Deus falava a Moisés, a Abrão, a Jacó, e a outros, a sua Glória não estava manifesta em sua totalidade. Toda vez que Deus "descia" para falar com algum ser humano, Ele se despojava de Sua Glória para isto. Por isso, estes homens não eram consumidos quando "viam" a sua "face".

Então o que o texto pode estar dizendo é que Moisés presenciava uma Teofania quando entrava no Tabernáculo. Por isso, que ele não via a Glória de Deus. Pois, no caso de uma teofania, a glória de Deus não era manifesta.

Pipe

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