quarta-feira, 30 de abril de 2014

Deus quer que crianças morram?

Não. Ele não quer que nenhuma morra. Mt 18:14

Sim, ele frequentemente mata crianças e instrui outros a fazer o mesmo.
Gn 7:21-22, 19:24, 22:2, Ex 12:30, 21:15, Lv 20:9, Dt 20:16, 21:18-21, Js 10:40, I Sm 15:2-3, II Sm 12:15-18, II Rs 2:23-24, Sl 135:8, 136:10, 137:9, Jr 13:13-14, 19:9, Ez 5:10, Os 9:16, 13:16, Zc 13:3

----------------------------------------------------------------------------

Descontradizendo vs. por vs.:
Vamos ler apenas Mt 18:14 - "Assim também não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca".

A BDC está sugerindo que as palavras de Jesus estão dizendo de alguma forma, que com isso, Deus não é o detentor absoluto sobre a vida e a morte de todos os seres humanos e diante disso pode tirar a vida de qualquer criança que queira. Porém, o que Jesus está tratando unicamente é que deixem as criancinhas vir até ele, e somente isso. Nada nisso conclui que Deus não quer que nenhuma delas morra. Partindo de que o texto não propõe que Ele não quer que nenhuma morra vamos aos textos onde demonstram sua soberania sobre a morte de crianças na Bíblia Sagrada:


Gn 7:21-22E expirou toda carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de gado, e de feras, e de todo o réptil que se roja sobre a terra, e de todo homem. Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em seus narizes, tudo o que havia no seco, morreu.

Deus em Sua soberania decidiu salvar somente a família de Noé e condenar o restante da humanidade. Nisso incluiu-se crianças, grávidas, jovens e velhos, e não há nada nas Escrituras que digam que Ele não poderia tê-lo feito.


Gn 19:24Então, o SENHOR fez chover enxofre e fogo, do SENHOR desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra.

Novamente uma situação de Juízo que Deus traz sobre toda uma cidade. Em nenhum lugar nas Escrituras Deus está atado do direito de não fazê-lo como Deus sobre tudo e todos.


Gn 22:2E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.

Texto inválido para o argumento uma vez que Isaque não foi sacrificado.


Ex 21:15O que ferir a seu pai ou a sua mãe certamente morrerá. (também Lv 20:9, Dt 21:18-21)

É necessário fazer uma ressalva que a pena capital neste caso não se aplica a crianças, mas aos jovens com a capacidade física para fazê-lo, no caso ferir propositalmente seus pais.


 II Sm 12:15-18Então, Natã foi para sua casa. E buscou Davi a Deus pela criança; e jejuou Davi, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a terra. Então os anciãos da sua casa se levantaram e foram a ele, para o levantar da terra; porém ele não quis, e não comeu pão com eles. E sucedeu que, ao sétimo dia, morreu a criança; e temiam os servos de Davi dizer-lhe que a criança era morta, porque diziam: Eis que, sendo a criança ainda viva, lhe falávamos, porém não dava ouvidos à nossa voz; como, pois, lhe diremos que a criança é morta? Porque mais mal lhe faria.

Outro caso onde Deus soberanamente decidiu que o filho de Davi não deveria viver.


Ex 12:30E Faraó levantou-se de noite, ele, e todos os seus servos, e todos os egípcios; e havia grande clamor no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto.

Deus advertiu Faraó que se não libertasse Israel, Ele destruiria todos os primogênitos. Faraó não libertou Israel e colheu a consequência de sua escolha. Porém, uma ressalva nisso é que primogênito se trata de filhos mais velhos. Nesse caso necessariamente não se tratava de crianças. Porém como dito anteriormente Deus de modo soberano agiu segundo o que havia advertido a Faraó.


Sl 137:1-9Junto aos rios da Babilônia nos assentamos e choramos, lembrando-nos de Sião. Nos salgueiros, que há no meio dela, penduramos as nossas harpas. Porquanto aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos um dos cânticos de Sião. Mas como entoaremos o cântico do SENHOR em terra estranha? Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha destra da sua destreza. Apegue-se-me a língua ao paladar se me não lembrar de ti, se não preferir Jerusalém à minha maior alegria. Lembra-te, SENHOR, dos filhos de Edom no dia de Jerusalém, porque diziam: Arrasai-a, arrasai-a, até aos seus alicerces. Ah! Filha da Babilônia, que vais ser assolada! Feliz aquele que te retribuir consoante nos fizeste a nós! Feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras!

Quando você tira algo do seu contexto dá nisso. O que é que esse Salmo tem a ver com Deus querer que crianças morram? O texto está falando que os filhos de Edom quando Jerusalém foi cercada pelos Babilônicos, disseram: ”Feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras!”.


II Rs 2:23-24 - Então, subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns rapazes pequenos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo, sobe, calvo! E, virando-se ele para trás, os viu e os amaldiçoou no nome do SENHOR; então, duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois daqueles pequenos.

O texto não está tratando de crianças, e sim de jovens. Deus atendeu a maldição do profeta e trouxe juízo sobre aqueles jovens.


Zc 13:3 - E será que, quando alguém ainda profetizar, seu pai e sua mãe, que o geraram, lhe dirão: Não viverás, porque mentirosamente falaste em nome do SENHOR; e seu pai e sua mãe, que o geraram, o traspassarão quando profetizar.

Outro texto que não trata de crianças. Trata de juízo sobre falsos profetas por meio das mãos dos próprios pais.


Ez 5:10 - Portanto, os pais devorarão os seus filhos no meio de ti, e os filhos devorarão os seus pais; e executarei em ti juízos, espalharei todo o remanescente a todos os ventos.

Esta é uma profecia dizendo que Jerusalém seria cercada e a fome seria tão grande que os corpos mortos tanto de crianças quanto de adultos seriam devorados por aqueles que estivessem vivos.


Jr 13:13-14 - Mas tu dize-lhes: Assim diz o SENHOR: Eis que eu encherei de embriaguez todos os habitantes desta terra, e os reis da estirpe de Davi, que estão assentados sobre o seu trono, e os sacerdotes, e os profetas, e todos os habitantes de Jerusalém. E fá-los-ei em pedaços uns contra os outros, e juntamente os pais com os filhos, diz o SENHOR; não perdoarei, nem pouparei, nem terei deles compaixão, para que os não destrua.

Jr 19:9 - E lhes farei comer a carne de seus filhos e a carne de suas filhas, e comerá cada um a carne do seu próximo, no cerco e no aperto em que os apertarão os seus inimigos e os que buscam a vida deles.

R. K. Harrison em seu "comentário de Jeremias e Lamentações" pela editora Mundo Cristão diz o seguinte:

"Jerusalém, onde ficava a casa de Deus, tinha sido profanada por rituais pagãos totalmente alheios ao caráter e ao objetivo da aliança. O sangue de inocentes talvez se refira aos assassinatos de 2 Rs 21:16. Naquele vale as pessoas tinham sacrificado e queimado seus filhos quando os rituais do culto a Moloque o exigiam, como sacrifício especial em uma emergência (cf 7:31s)".

Este povo tinha sacrificado seus filhos a Moloque jogando-os no fogo. Este povo tinha abandonado o seu Deus e o traído com Baal e Moloque. Este povo foi avisado por diversos profetas que se não se arrependesse, Deus os destruiria. Jeremias passou 40 anos de sua vida profetizando e lhe advertindo a se arrependerem, porém em vão. O povo se entregava a bebedice, a idolatria, ao sacrifício de crianças e a prostituição. Então Deus disse: "- Basta!" e os julgou.

O Julgamento de Deus às vezes implica em apenas deixar que o povo colhesse aquilo que plantou. E eles colherem de fato o abandono de Deus no fim das contas. Colheram um cerco dos Babilônicos. Colheram a fome e a morte de seus filhos.


Dt 20:16 - "Porém, das cidades destas nações, que o SENHOR, teu Deus, te dá em herança, nenhuma coisa que tem fôlego deixarás com vida".

Js 10: 40 - "Assim, feriu Josué toda aquela terra, as montanhas, e o sul, e as campinas, e as descidas das águas, e todos os seus reis; nada deixou de resto; mas tudo o que tinha fôlego destruiu, como ordenara o SENHOR, Deus de Israel".

I Sm 15:2-3 - "Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito. Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas e desde os camelos até aos jumentos".

Os 9:16”Efraim foi ferido, secou-se a sua raiz; não darão fruto; sim, ainda que gerem, eu matarei os frutos desejáveis do seu ventre”.

Os 13:16”Samaria virá a ser deserta, porque se rebelou contra o seu Deus; cairão à espada, seus filhos serão despedaçados, e as suas mulheres grávidas serão abertas pelo meio”.


Na opinião de Gleason Archer: "Não há forma de negociar com as nações senão em base coletiva. O destino de cada cidadão de qualquer país está ligado ao governo, que determina a política nacional, seja uma democracia, uma ditadura, seja uma monarquia".

O juízo que Deus trazia por meio de Israel, e que implicava em morte de crianças, é um fato. E isso advém da autoridade do Deus soberano para fazê-lo por meio do que aprouver fazê-lo, seja por meios naturais, seja por meio da mão humana.

Conclusão:

O que Jesus disse sobre deixar vir à Ele as crianças, em nada contradiz o fato de Deus ser soberano a como lhe aprouver trazer juízo sobre todos, inclusive crianças.

Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário