domingo, 27 de abril de 2014

Quando Noé entrou na Arca?

Sete dias antes da inundação. Gn 7:7-10

No mesmo dia em que começou a inundação. Gn 7:11-13

----------------------------------------------------------------------------

Descontradizendo:
Observe o que diz os versículos 4: "Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda substância que fiz".

E o vs.10: "E aconteceu que, passados sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio".

Passados: "Sete dias depois que Noé entrou na Arca?" ou "Sete dias depois de Deus ter havido dito que mandaria o dilúvio depois de sete dias?".

O texto primeiramente indica apenas isto. Deus havia falado que o dilúvio viria depois de sete dias (vs.4) e ele veio depois de sete dias (vs.10).

Por que afirmo que esta é a maneira correta de entender o texto?

1. Porque em nenhum momento o texto diz que Noé entrou na arca sete dias antes do dilúvio. O texto diz que Noé entrou na arca e sete dias depois, de quando o Senhor disse que viria o dilúvio, este veio.

2. No vs.7, diz que ele entrou por causa das águas do dilúvio. Isso deixa a entender que ele só entrou em definitivo no dia em que de fato começou a chover (vs.13).

3. Se ele entrou na arca apenas no dia do dilúvio conforme o vs.13 significa também que todos os animais também entraram apenas neste dia (vs.14-15). Como isso seria possível? Provavelmente, os animais foram adentrando e sendo acomodados na embarcação desde o dia em que Deus falou que o dilúvio viria depois de sete dias. O "entrou" do vs.7 pode significar que Noé depois de sete dias colocando e acomodando os animais, e, vendo que as águas chegaram, fechou a porta.

Pipe


Guilherme Born também responde:
O maior problema é que o relato não está escrito cronologicamente. Como os céticos são experts em não entender aqui vai uma resposta rápida.

Observem:
Gn 7:7 Por causa das águas do dilúvio entrou Noé na arca, ele com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos.

Esse momento foi após o início da chuva, porém está relatado antes dela. Aqui afirma que Noé entrou na arca devido às águas, ou seja, já estava chovendo:

Gn 7:10 “E aconteceu que, depois de sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio”.

A expressão "depois de sete dias" é referente à promessa de Deus, e não à entrada de Noé na Arca, como nos mostra o textos abaixo:

4 Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda a substância que fiz.10 E aconteceu que passados sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio.

Conclusão:
Noé entrou sete dias depois da promessa de Deus e neste dia começou a chover. Ele entrou justamente porque já chovia.


No versículo 10, a expressão "depois de sete dias" é referente a promessa de Deus e nada tem a ver com a entrada de Noé na arca.

Um comentário: