quarta-feira, 21 de maio de 2014

Deus alguma vez tentou alguém?

Deus nunca tentou ninguém:
Tg 1:13 - Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta.



Muitas pessoas foram tentadas por Deus:
Gn 22:1 - E aconteceu, depois destas coisas, que tentou Deus a Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.

II Sm 24:1 - E a ira do SENHOR se tornou a acender contra Israel, e ele incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.

Mt 6:13 - E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.



----------------------------------------------------------------------------

Descontradizendo:
Tg 1-18 - "Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas: saúde. Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, e o rico, em seu abatimento, porque ele passará como a flor da erva. Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos. Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não erreis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação. Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas".

O texto está dizendo que Deus não tenta a ninguém e que o ser-humano é tentado pelos desejos do seu coração.



Mt 6:13
A NVI diz: "Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal...".

Jesus está apenas clamando ao Pai para não permitir que sobrevenha sobre os discípulos tentação que eles não possam suportar.

O texto diz "- Não deixes!" e não: "- Não nos tente!".




II Sm 24:1 - E a ira do SENHOR se tornou a acender contra Israel, e ele incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.

Incitou = Estimulou, instigou, exortou, encorajou.


Uma conotação bem diferente da descrita em Tiago. Em Tiago fala de pecado pessoal de uma pessoa que diz que foi Deus quem o tentou a pecar e por isso ele pecou. Aqui estás sendo colocado num aspecto de ordenança. Deus mandou Davi fazer o senso. Não tem nada a ver com algum pecado que Davi tenha feito.

Veja bem, que Israel tinha errado e como consequência Deus incitou a Davi. A Bíblia do Cético está tentando nos dizer que Israel pecou porque Deus incitou a Davi.

Deus não tentou a Davi. Deus ordenou (incitou, encorajou) que ele fizesse o senso.




Gn 22:1
Eu tenho uma pergunta: 

Será que Deus não sabia de fato o que havia dentro do coração de Abraão?

R: Qualquer cristão neste mundo sabe que sim. 

Então por que Deus o provou?

R: Porque Abraão não conhecia o seu coração.



O significado das palavras:

TENTADO = adj.Seduzido; atraído.

PROVA = Demonstração; testemunho.

PROVADO = adj.Demonstrado; experimentado.



Parafraseando Tiago segundo o dicionário:
Observe que se usarmos a NVI e dentro dela trocarmos as palavras provação e tentação por seus adjetivos no dicionário, ela toma outro sentido.

vs.2-3 - "Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas experiências, pois vocês sabem que a demonstração da sua fé produz perseverança".

vs.12 - "Feliz é o homem que persevera no testemunho (demonstração), porque depois de aprovado (demonstrado) receberá a coroa da vida,...".

vs.13 - "Quando alguém for seduzido (ou atraído), jamais deverá dizer: "Estou sendo seduzido (ou atraído) por Deus". Pois Deus não pode ser seduzido pelo mal, e a ninguém seduz".

vs.14 - "Cada um, porém, é seduzido pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido".


Agora vejamos Gn 22:1:

"Passando algum tempo, Deus pôs Abraão à demosntração, dizendo-lhe...".

Concluindo:
Provação é algo bem diferente de tentação. Deus não tentou Abraão! Deus provou Abraão! Tentação é algo relacionado ao desejo pecaminoso do coração humano. Provação é algo relacionado as situações e dificuldades da vida, a qual não tem nada a ver com pecados ou desejos do coração.

Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário