segunda-feira, 19 de maio de 2014

Podemos fazer juramentos?

Os juramentos são aprovados:
Gn 21:23-24 -
agora, pois, jura-me aqui por Deus que me não mentirás a mim, nem a meu filho, nem a meu neto; segundo a beneficência que te fiz, me farás a mim e à terra onde peregrinaste. E disse Abraão: Eu jurarei.

Gn 24:2-3 -
E disse Abraão ao seu servo, o mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa, para que eu te faça jurar pelo SENHOR, Deus dos céus e Deus da terra, que não tomarás para meu filho mulher das filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito,

Gn 24:9 -
Então, pôs o servo a sua mão debaixo da coxa de Abraão, seu senhor, e jurou-lhe sobre este negócio.

Gn 31:53 -
O Deus de Abraão e o Deus de Naor, o Deus de seu pai, julguem entre nós. E jurou Jacó pelo Temor de Isaque, seu pai.

Gn 47:31 -
E disse ele: Jura-me. E ele jurou-lhe; e Israel inclinou-se sobre a cabeceira da cama.

Lv 27:2 -
Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando alguém fizer particular voto, segundo a tua avaliação serão as pessoas ao SENHOR.

Nm 30:2 -
Quando um homem fizer voto ao SENHOR ou fizer juramento, ligando a sua alma com obrigação, não violará a sua palavra; segundo tudo o que saiu da sua boca, fará.

Dt 6:13 -
O SENHOR, teu Deus, temerás, e a ele servirás, e pelo seu nome jurarás.

Dt 10:20 -
Ao SENHOR, teu Deus, temerás; a ele servirás, e a ele te chegarás, e pelo seu nome jurarás.

Dt 23:21 -
Quando votares algum voto ao SENHOR, teu Deus, não tardarás em pagá-lo; porque o SENHOR, teu Deus, certamente o requererá de ti, e em ti haverá pecado.

Sl 63:11 -
Mas o rei se regozijará em Deus; qualquer que por ele jurar se gloriará; porque se tapará a boca dos que falam mentira.

Is 45:23 -
Por mim mesmo tenho jurado; saiu da minha boca a palavra de justiça e não tornará atrás: que diante de mim se dobrará todo joelho, e por mim jurará toda língua.

Is 48:1 - Ouvi isto, casa de Jacó, que vos chamais pelo nome de Israel e saístes das águas de Judá, que jurais pelo nome do SENHOR e fazeis menção do Deus de Israel, mas não em verdade nem em justiça.

Is 65:16 -
De sorte que aquele que se bendisser na terra será bendito no Deus da verdade; e aquele que jurar na terra jurará pelo Deus da verdade; porque já estão esquecidas as angústias passadas e estão encobertas diante dos meus olhos.

Jr 4:2 -
e jurarás: Vive o SENHOR, na verdade, no juízo e na justiça; e nele se bendirão as nações e nele se gloriarão.

Jr 12:16 -
E será que, se diligentemente aprenderem os caminhos do meu povo, jurando pelo meu nome: Vive o SENHOR, como ensinaram o meu povo a jurar por Baal, então, edificar-se-ão no meio do meu povo.

Hb 6:13 -
Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por si mesmo,

Ap 10:5-6 -
E o anjo que vi estar sobre o mar e sobre a terra levantou a mão ao céu e jurou por aquele que vive para todo o sempre, o qual criou o céu e o que nele há, e a terra e o que nela há, e o mar e o que nele há, que não haveria mais demora;


Os juramentos são proibidos:
Mt 5:34 -
Eu, porém, vos digo que, de maneira nenhuma, jureis nem pelo céu, porque é o trono de Deus,

Tg 5:12 -
Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis nem pelo céu nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim e não, não, para que não caiais em condenação.

----------------------------------------------------------------------------

Descontradizendo:
Em todo o capítulo 5 de Mateus, versículo 17 em diante, Jesus está falando a respeito da Lei. Porém, Jesus dá um novo enfoque nesta.

Ele fala sobre matar que é algo que vai além de tirar a vida de uma pessoa (vs.21-26);

Fala a respeito do adultério que também é mais do que um ato sexual em si. (vs.27-30);

Fala a respeito do divórcio, trazendo a questão para uma responsabilidade, não para algo banal como era e é tratado até os nossos dias (vs.32);

Então Ele fala sobre juramentos (vs.33-37) e traz uma nova ordenança diante disso. Pois Ele como Deus (o que evidencia neste ato) era livre para fazê-lo.

Ele como Deus diz: Não jureis! Seja apenas o teu falar sim, sim, e não, não. O que passa disso é do maligno.

Jesus mudou a Lei com isso?

Não, Ele apenas disse: Não Jureis!

Os versículos proibindo o juramentos tem dois lados:
1. Aqueles que os homens fizeram por si mesmo. Portanto a Bíblia não é responsável por estes, apenas os relata.

2. Aqueles que Deus determina. Ele está dizendo que se fizessem algum juramento que fosse apenas por ele.

Alguém poderá dizer: "- Mas por que Deus fala algo e depois proíbe?". Jesus não proibiu! Jesus aconselhou. Disse: Não jureis por nada. Em outras palavras, "Não jureis porque vocês poderão ser enlaçados na oportunidade de perderem suas palavras se não cumprirem seus votos. Por isso, digam apenas sim ou não. Isso basta!”

Ele está apenas dizendo:
"...ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás teus juramentos ao Senhor. Eu, porém, vos digo que, de maneira nenhuma, jureis nem pelo céu, porque é o trono de Deus, nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés, nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei, nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna".

Observaram que Ele cita a ordenança de Deus no Antigo Testamento e em seguida diz: "Eu, porém, vos digo que,...".

Ele não anula. É como se dissesse:

"- Você pode fazê-lo, porém eu te digo: Não faça!".

Basta seguir em diante no texto e verás que até a Lei do olho por olho e dente por dente é revista por Ele.

Ele não anula a Lei do olho por olho, porém a coloca de outra forma. Ao invés de se vingar, dê a outra face! Isto não é uma contradição. É apenas outra opção.

O mesmo com relação ao juramento: Se quiser jurar jure, porém Ele te aconselha que não o faça!

Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário