segunda-feira, 5 de maio de 2014

Quais os tipos de animais que nós podemos comer?

Não devemos comer animais.
Gn 1:29, Pv 23:20, Is 7:14-15, Dn 1:8, Rm 14:21

Somente alguns tipos de animais podem ser comidos.
Lv 11:2-4, Dt 14:7-8

Nós podemos comer qualquer tipo de animal.
Gn 9:3, Mc 7:18-20, At 10:10-13, Rm 14:2, 14:14, I Co 10:25, I Tm 4:1-3


-----------------------------------------------------------------------------------

Descontradizendo - Versículo por versículo.

Não devemos comer carne de animais:
Gn 1:29 - E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente e que está sobre a face de toda a terra e toda árvore em que há fruto de árvore que dá semente; ser-vos-ão para mantimento.

Isto foi dito por Deus antes da queda. Por tanto não se aplica mais ao período pós-queda.

Obs: Os carnívoros no Éden se alimentavam de ervas como os outros animais.

Observe que o vs.30 diz: "E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todos os seres viventes que se arrastam sobre a terra, tenho dado todas as ervas como mantimento...".

Porém, devido ao pecado os animais e toda a criação passaram por mudanças de comportamento. Uma delas diz respeito a sua própria alimentação.


Pv 23:20 - Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne.

COMILÕES! O texto diz COMILÕES!

O que é um comilão?

Um pouco antes fala de BEBERRÕES!

Ou seja, pessoas que exageram tanto no beber vinho quanto no comer carne. Não há nada aqui que proíba beber vinho ou comer carne. Diz apenas, maneire! Não seja um beberrão e nem um glutão!


Is 7:14-15 - Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel. Manteiga e mel comerá, até que ele saiba rejeitar o mal e escolher o bem.

Puxa, como eu fiz força pra tentar ver o que o "intelectual" viu. Porém, não consegui ver onde está escrito que Jesus (a profecia é a respeito dele) não comeria carne?

Jesus comeu carne enquanto esteve na terra:

Jo 21:13-15: "Veio Jesus, tomou o pão e lhes deu, e semelhantemente o peixe... Depois de terem comido,...".

Mesmo que você diga assim: "- Ah, mas o texto não diz que Jesus comeu!", beleza, mesmo duvidando disso, você deve concordar que Ele deu os peixes para os discípulos comerem e em nenhum momento os proibiu disso.

Obs: O mesmo aconteceu na multiplicação dos peixes em Mt 14:13-21. Principalmente o vs.20: "Todos comeram e se saciaram,...".

Se não vai me dizer que Jesus multiplicou os peixes para as pessoas levarem para casa e colocarem num aquário vai?


Dn 1:8 - E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto, pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.

Onde diz carne aqui?

E mesmo que dissesse carne, o texto diz que Daniel não queria a "carne" (Manjar) do Rei, nem o vinho do Rei.

O texto, primeiro não fala carne. Segundo, diz apenas que Daniel não queria a comida do Rei.


Rm 14:21 - Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.

1. Paulo diz apenas: "- Bom é...", ou seja, é apenas um conselho e não um absoluto.

2. A carne que ele se refere aqui é carne sacrifica a ídolos e não todo o tipo de carne.

-----------------------------------------------------------------------------------

Somente alguns tipos de animais podem ser comidos:
Lv 11:2-4 - Falai aos filhos de Israel, dizendo: Estes são os animais que comereis de todos os animais que há sobre a terra: tudo o que tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, e remói, entre os animais, aquilo comereis. Destes, porém, não comereis: dos que remoem ou dos que têm unhas fendidas: o camelo, que remói, mas não tem unhas fendidas; este vos será imundo;

Dt 14:7-8 - Porém estes não comereis, dos que somente remoem ou que têm a unha fendida: o camelo, a lebre e o coelho, porque remoem, mas não têm a unha fendida; imundos vos serão. Nem o porco, porque tem unhas fendidas, mas não remói; imundo vos será; não comereis da carne destes e não tocareis no seu cadáver.

Um povo vivendo no Deserto e o seu Deus apenas dizendo que tipo de comida saudável eles deveriam comer naquelas circunstâncias.

Animal imundo significa justamente que estes traziam complicações para a saúde, principalmente se tratando de se estar vivendo no deserto.

Não há nada de mais nisso. É apenas o cuidado de um Pai que ama e está cuidando de seus filhos.


-----------------------------------------------------------------------------------


Nós podemos comer qualquer tipo de animal:
Gn 9:3 - Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado, como a erva verde.

Outra situação, nada a ver com a situação de Israel no Deserto.


Mc 7:18-20 - E ele disse-lhes: Assim também vós estais sem entendimento? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, porque não entra no seu coração, mas no ventre e é lançado fora, ficando puras todas as comidas? E dizia: O que sai do homem, isso é que contamina o homem.

De que contaminação Jesus estava se referindo? É lógico que não se aplica a mesma situação do deserto. É lógico que Jesus não está falando sobre você comer uma carne infectada de bactérias. Ele estava explicando, que a preocupação externa de purificação dos fariseus seguindo suas tradições de lavar as mãos antes de comer, estava acima de algo muito mais danoso. Que é aquilo que está no nosso coração. Isto sim é danoso e prejudicial ao ser humano. Jesus não estava tão preocupado em lavar as mãos para comer e sim em mudar o coração do homem. Não é o que entra pela boca do homem que contamina a sua moral, o seu caráter. E sim, o que sai de sua boca, sua postura, seu caráter, suas palavras torpes. Isto sim é veneno que mata.


At 10:10-13 - E, tendo fome, quis comer; e, enquanto lhe preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentidos, e viu o céu aberto e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, vindo para a terra, no qual havia de todos os animais quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu. E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro! Mata e come.

A grande verdade é que os judeus nunca entenderam de fato o sentido da lei. Eles sempre distorceram tudo, por exemplo:

A Bíblia diz: "- Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão". Os judeus até hoje dizem: "- Nunca pronunciarás o nome de Deus".

O mesmo aconteceu com Pedro. Jesus veio e lhe ensinou tanto a respeito da graça, porém Pedro ainda não havia entendido muito bem pelo jeito a respeito disso e então Deus lhe ensina algo através desta visão.

A maior prova que Pedro era meio devagar para entender as coisas, está descrito em Gl 2:11-21.

"E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível. Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão. E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação. Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus? Nós somos judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios. Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo e não pelas obras da lei, porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.

No contexto do deserto, aqueles animais eram impuros para o consumo por razões que Deus conhecia. No contexto dos Apóstolos, depois de 1.500 anos de distância e vivendo num contexto urbano, a situação era outra.

Por exemplo:
Todo mundo sabe que o porco tem grande porcentagem de ter um parasita chamado "Solitária" (taenia) em seu intestino ou estômago. Este parasita pode ser hospedar no ser humano e lhe causar até a morte. O homem adquire este parasita através do consumir a carne do porco. Porém, este risco está situado no consumo de porcos não vacinados e não nos porcos que são criados exclusivamente para consumo e que chegam até nossa mesa.

Em nenhum momento na Bíblia Deus disse que era pecado comer os animais imundos. Deus apenas disse que estes animais eram imundos. Ou seja, não era bom para consumo naquele contexto. Depois, em outra situação, 1.500 anos depois, a história era outra.



Rm 14:2 - Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes.

Paulo está falando do cuidado que nós cristãs temos que ter uns com os outros. Pois alguns têm uma visão da vida mais reducionista que outros. Enquanto que alguns entenderam melhor a Graça em Cristo e, portanto comem de tudo, outros ainda estão presos a alguns legalismos e não se sentem livres para comerem de tudo. Diante disso, Paulo nos diz para suportarmos com amor tais irmãos e buscarmos não escandalizá-los.


Rm 14:14 - Eu sei e estou certo, no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda.

Em definitivo Paulo deixa bem claro que os animais não eram imundos em si mesmo, eles apenas não eram aconselháveis para o consumo.

Ele também deixa claro que, o animal imundo se torna imundo no sentido de pecado, se aquele que comer pensar que é pecado. Então, o problema não está no animal em si mesmo, e sim na mente de quem come.


1 Co 10:25 - Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência.

Paulo está dizendo o seguinte: "- Olha, não fique perguntando se a carne é sacrificada a ídolos ou não. Vá, compre, coma e pronto. Porque se não, você compra a carne consciente de que é sacrificada a ídolos e come achando que é pecado, daí sim você estará pecando. Porque o que é feito sem fé é pecado".


I Tm 1:1-3 - Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência, proibindo o casamento e ordenando a abstinência dos manjares que Deus criou para os fiéis e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças;

Amém! O tempo da graça chegou. Não dê ouvidos a legalistas que trazem conselhos falsos de santidade que diz que comer isto ou aquilo é pecado. Se for para não comer, que seja apenas por questão de saúde ou então por cuidado com o irmão mais fraco.

Pipe

Comentário de Guilherme Born:

O proposito desta visão era que o evangelho devia ser levado aos gentios. Deus figurou os gentios como animais imundos pq os judeus não se misturavam, achando-se perfeitos e melhores que os gentios. Então sabiamente O Senhor usou dessa visão para Pedro de que os gentios não eram imundos e que o evangelho devia ser levados a eles. Esta visão nada tem a ver com comer a carne de animais imundos Literalmente. é apenas sentido figurado. Vemos que Pedro não comeu a carne dos animais pq ele entendeu qual o significado da visão. Versículos posteriores provam o que escrevi acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário