sábado, 10 de maio de 2014

Quantos anos Abraão tinha quando partiu de Harã?

Ele tinha 75 anos.
Gn 12:4 - Assim, partiu Abrão, como o SENHOR lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos, quando saiu de Harã.

Ele tinha pelo menos 135 anos.
Gn 11:26 - E viveu Tera setenta anos e gerou a Abrão, a Naor e a Harã.

At 7:2-4 - E ele disse: Varões irmãos e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a Abraão, nosso pai, estando na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã, e disse-lhe: Sai da tua terra e dentre a tua parentela e dirige-te à terra que eu te mostrar. Então, saiu da terra dos caldeus e habitou em Harã. E dali, depois que seu pai faleceu, Deus o trouxe para esta terra em que habitais agora.

Obs da BDC: Em At 7:4 diz que Abraão só deixou Harã depois que seu pai morreu. Em Gn 11:26 diz que o pai de Abrão tinha 70 anos quando ele nasceu, e o pai de Abrão viveu até 205 anos (Gn 11:32). Desse modo, então, Abraão tinha pelo menos 135 anos quando deixou Harã. Mas em Gn 12:4 diz que ele deixou Harã quando tinha 75 anos.

----------------------------------------------------------------------------------- 

Descontradizendo:
O comentário de Gênesis de Derek Kidner diz:

"A idade de Terá ao morrer apresenta uma dificuldade, desde que dá a seu filho mais velho 135 anos de idade, enquanto que Abrão era o filho mais novo, nascido sessenta anos depois do mais velho, mas colocado em primeiro lugar na relação de 11:26-27 em razão da sua proeminência (como Efraim, anteposto a Manasses)".

"Outra solução é seguir o texto samaritano, que atribui a Terá a idade de 145 anos, por ocasião da sua morte. Esta parece preferível, quando menos porque dificilmente Abraão teria feito a exclamação de Gn 17:17 ("Poderá um homem de cem anos de idade gerar um filho?"), se o seu pai o tivesse gerado aos 130 anos de idade".

Concluindo:
Então temos duas questões:

1. Gn 11:26 diz apenas que Terá tinha a idade de setenta anos quando gerou o filho mais velho, que provavelmente não foi Abrão e sim Harã, que foi o primeiro a morrer. Portanto, Terá pode ter gerado Abrão apenas aos 130 anos de idade.

2. A questão de a cópia samaritana trazer descrito nela a idade de 145 anos aproximadamente a idade de Terá quando morreu.


Portanto, As duas respostas podem ser válidas como resposta para a aparente contradição.

Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário