sexta-feira, 23 de maio de 2014

Quetura foi esposa ou concubina de Abraão?

Ela foi sua esposa.
Gn 25:1 - E Abraão tomou outra mulher; o seu nome era Quetura.

Ela foi sua concubina.
I Cr 1:32 - Quanto aos filhos de Quetura, concubina de Abraão, esta deu à luz a Zinrã, e a Jocsã, e a Medã, e a Midiã, e a Isbaque, e a Sua; e os filhos de Jocsã foram Sabá e Dedã.

----------------------------------------------------------------------------

Descontradizendo:

Contexto:
1-4 - E Abraão tomou outra mulher; o seu nome era Quetura. E gerou-lhe Zinrã, e Jocsã, e Medã, e Midiã, e Isbaque, e Suá. E Jocsã gerou a Seba e a Dedã; e os filhos de Dedã foram Assurim, e Letusim, e Leumim. E os filhos de Midiã foram Efá, e Efer, e Enoque, e Abida, e Elda; estes todos foram filhos de Quetura.

Até aqui tudo bem. Porém, veja a distinção que o texto faz de Sara para as outras mulheres de Abraão:

5 - Porém Abraão deu tudo o que tinha a Isaque.

De quem Isaque era filho? R: Sara.

Agora veja novamente a distinção que o texto faz do filho de Sara (Isaque) e veja do que o texto chama as outras mulheres (
Hagar e Quetura) de Abraão:

6 - Mas, aos filhos das 
concubinas que Abraão tinha, deu Abraão presentes e, vivendo ele ainda, despediu-os do seu filho Isaque, ao Oriente, para a terra oriental.

Concubinas = Plural.

Por que a palavra concubina aparece no plural sendo que a única concubina que a Bíblia relata é Hagar? O próprio texto inclui Quetura juntamente com Hagar como concubina.

O texto indica claramente que Sara foi a principal esposa de Abraão, uma vez que ela foi a mãe de Isaque. Quetura e Hagar foram colocadas como concubinas.

Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário