domingo, 4 de maio de 2014

Deus amaldiçoará a terra?

Bem, talvez, se ele se aborrecer novamente.
Ml 4:6 - e converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha e fira a terra com maldição.


Não, ele nunca fará isto novamente.
Gn 8:21 - E o SENHOR cheirou o suave cheiro e disse o SENHOR em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice; nem tornarei mais a ferir todo vivente, como fiz.

-----------------------------------------------------------------------------------

Descontradizendo
Mais uma vez a Bíblia do Cético tira o texto do seu contexto para usá-la contra ela própria. Como se Deus dissesse algo e daqui a pouco ele esquecesse o que disse e falasse algo totalmente contrário do que disse.

Gn 8:21 está se referindo a terra num todo. Ou seja, nunca mais haverá uma maldição da parte de Deus em questões globais. Em questões que envolvem todos os seres humanos e a biologia da Terra como aconteceu no dilúvio. Afinal, qual é o contexto do versículo? Não é sobre a razão do dilúvio? Qual foi a proporção do dilúvio? Não foi em termos globais? Qual havia sido a razão do dilúvio? Não tinha sido o fato de o homem ter chegado a um limite de pecado onde Deus não suportou mais e decidiu destruí-lo?

E se Deus tivesse dito: “- Tornarei ainda a amaldiçoar a terra por causa do homem devido a imaginação do seu coração!”. Que tipo de maldição você esperaria? Não seria que Deus a qualquer momento pudesse trazer um dilúvio novamente?

O texto está dizendo claramente que Deus nunca mais amaldiçoaria a terra (num todo) por causa do pecado humano. Não julgaria TODA A TERRA e não o homem. A parte final do vs.21 diz: ”- E jamais tornarei a ferir a todos os seres viventes, como fiz”. A maldição aqui está direcionada a criação num todo e não ao homem.

Ml 4:6 está se referindo a maldição no sentido individual. A terra aqui, não é esta camada que nos separa do centro da terra onde pisamos e andamos todos os dias. A terra aqui se refere a vida do indivíduo que pecou e não o planeta terra e sua biologia como no caso do dilúvio.

Por exemplo: Se Deus falasse que amaldiçoaria a terra por minha causa, eu nunca pensaria que ele traria um dilúvio mundial por causa do meu pecado. Pois Ele prometeu que não haveria mais um dilúvio mundial. Ainda existem enchentes mas não em proporções mundiais. E a maioria das enchentes são culpa da ação devastadora do homem no meio-ambiente.

Também não pensaria que o meu vizinho sofreria algum tipo de consequência pelo meu erro. Isto seria absurdo.

Outra questão
A outra questão, é que o próprio texto de Malaquias diz que Deus converterá o coração dos pais aos filhos e vice-versa justamente para que não necessite amaldiçoar a terra. Por tanto, o texto deixa claro que Deus não amaldiçoará ninguém porque Ele fará a obra de converter pais e filhos uns aos outros.

Seria talvez contradição, se Deus dissesse: “- Amaldiçoarei vocês por causa do pecado!”. Porém, Ele não disse isso. Apenas disse que se não fosse a intervenção dEle isso poderia ocorrer. Mas, não ocorreu.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário